MMA
None

UFC

Após doping, UFC retira cinturão de Jon Jones e o devolve a Daniel Cormier

Com vitória anulada, Bones fica sem título, que volta para o desafeto

postado em 14/09/2017 00:59 / atualizado em 14/09/2017 01:06

Jeff Zelevansky/AFP
O Ultimate Fighting Championship anunciou, na noite desta quarta-feira, a primeira punição a Jon Jones depois do novo caso de doping. ‘Bones’ teve o cinturão dos meio-pesados retirado após a contraprova do exame de urina ter confirmado o uso do esteroide turinabol. A organização decidiu devolver o símbolo do título ao então ex-campeão, Daniel Cormier. 

Como a vitória de Jon Jones sobre Daniel Cormier, por nocaute no terceiro round, na luta principal do UFC 214, em Anaheim, foi alterada para No Contest (sem resultado) pela Comissão Atlética da Califórnia, o Ultimate Fighting Championship decidiu retirar o cinturão de ‘Bones’. Com isso, DC volta a ser o campeão da divisão até 93kg. 

Antes do anúncio da comissão sobre a anulação da vitória, a posição do UFC era de aguardar a investigação do caso pela Agência Antidoping dos EUA, a USADA, para decidir sobre a permanência do cinturão com Jon Jones. Entretanto, o No Contest abreviou a retirada do título, com Cormier sendo beneficiado. 

Reincidente em doping, Jon Jones teve o cinturão ‘cassado’ pela terceira vez no UFC. Em 2015, ele foi destituído do posto de campeão por causa de problemas com a Lei ao se envolver em um acidente de trânsito em Albuquerque, no Novo México, e não prestar socorro a uma mulher de 20 anos, que estava grávida e teve fratura no braço. No ano passado, ‘Bones’ perdeu o título interino conquistado diante de Ovince Saint Preux, após testar positivo para bloqueadores de estrogênio. 

Daniel Cormier conquistou o cinturão vago com a destituição de Jon Jones, no UFC 187, em maio de 2015, finalizando Anthony Johnson com um mata-leão. DC defendeu o título duas vezes, diante de Alexander Gustafsson e novamente contra Johnson. Ele ainda bateu Anderson Silva, por pontos, mas em duelo com peso casado e sem valer o cinturão.  

Tags: Jon Jones Daniel Cormier ufc bones cinturão dc doping