MMA
None

UFC

Werdum é suspenso por dois anos depois de ser flagrado no antidoping

Exame de urina do Vai Cavalo apontou presença de esteroide anabolizante

postado em 11/09/2018 20:20 / atualizado em 11/09/2018 20:36

AFP/Rey Del Rio
A lista de lutadores do UFC flagrados no antidoping aumentou. A ‘bola da vez’ é Fabricio Werdum, que falhou em exame realizado no dia 25 de abril passado. A amostra de urina colhida apontou presença do esteroide anabolizante trembolona e do metabólito epitrembolona, substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA). O gaúcho, ex-campeão peso pesado, recebeu punição de dois anos, retroativa ao dia 22 de maio de 2018, quando foi divulgado a suspeita de violação na política antidoping. 

Com isso, Werdum só poderá voltar a lutar a partir de 23 de maio de 2020, quando ele estará com 42 anos assim que a suspensão terminar. O Vai Cavalo, como é conhecido, não estava em período de competição no momento em que fez o exame de urina, mas tinha luta marcada para o primeiro evento do UFC na Rússia, contra Alexey Oleinik, no próximo sábado, que seria o main event da programação. O brasileiro pisou no octógono pela última vez diante de Alexander Volkov e foi batido por nocaute, duelo disputado no UFC em Londres, em 17 de março.

A punição de dois anos é padrão para lutadores flagrados pela primeira vez no antidoping por causa do uso de anabolizantes. O anúncio da suspensão foi da Agência Antidoping dos EUA, a USADA, parceiro do UFC no controle de substâncias ilegais. A trembolona é um esteroide de uso veterinário especificamente para o gado, visando ao crescimento muscular e aumento de peso. 

Tags: ufc werdum doping esteroide trembolona