MMA
None

UFC

Dana dificulta planos de St-Pierre e impõe condição para duelo contra Khabib no UFC

Dirigente diz que canadense terá de enfrentar um top 5 antes de title shot

postado em 22/10/2018 14:09 / atualizado em 22/10/2018 14:42

Mike Stobe/AFP

O presidente do Ultimate Fighting Championship, Dana White, dificultou a possibilidade de Georges St-Pierre enfrentar Khabib Nurmgamedov pelo cinturão do peso leve. Ex-campeão dos pesos meio-médio (77kg) e médio (84kg), o canadense se disse motivado a voltar ao octógono e baixar até 70kg para desafiar o russo, que vem de vitória expressiva na primeira defesa de título, sobre Conor McGregor, por finalização, no UFC 229, no início deste mês. O dirigente, no entanto, impôs uma condição que GSP dificilmente aceitaria: encarar um lutador top 5 da categoria valendo o title shot.

“Como Georges St-Pierre pode furar todos aqueles caras da categoria para enfrentar Khabib? De repente, ele quer voltar e enfrentar esse cara, mas ele não pode fazer isso. Se Georges St-Pierre está falando sério, eu digo: eu vou te dar uma luta com um cara do top 5 e, se você vencer, estará em posição de disputar o título. Nós sequer sabemos se Georges St-Pierre pode bater 70 kg”, declarou à ESPN.

Georges St-Pierre não luta desde novembro do ano passado. Ele decidiu se afastar novamente das artes marciais mistas logo depois de conquistar o cinturão dos médios, finalizando Michael Bisping, no UFC 217, em Nova York. Esta foi a segunda vez que GSP abdicou do posto de campeão no Ultimate. Em 2013, após bater Johny Hendricks, o 'Rush' abriu mão do título dos meio-médios, o qual defendeu com sucesso em nove oportunidades, e iniciou um hiato na carreira que durou quatro anos - encerrado justamente para a luta contra Bisping.

Apesar do desejo de enfrentar Khabib, St-Pierre admitiu que seria difícil receber a oportunidade, já que o UFC teme que ele abdique do cinturão e se afaste do octógono novamente. O canadense também avisou que não estaria disposto a competir com outros lutadores da categoria pela vaga de desafiante.  

“Eu sempre disse que ser o primeiro a fazer algo (conquistar o terceiro cinturão) é o que mais me empolga, principalmente quando algo não pode ser feito e as pessoas duvidam de mim. Estou no meu auge agora, mas a motivação não é mais a mesma. Não tenho a motivação para subir o ranking de novo e lutar por outro título. Isso acabou. Fiz isso por muitos anos. Você atinge um ponto na carreira em que quer fazer as coisas de maneira diferente. Não me importo em lutar com caras novos, mas não quero voltar como um contender e defender o título de novo e de novo. Não estou motivado para fazer isso novamente. Eu poderia mentir e fingir que estou, mas não estou. Em termos de dinheiro, eu não preciso mais. Saí do esporte saudável, rico, e desejo continuar assim.   O competidor que há em mim quer voltar, mas eu preciso ouvir a lógica”, disse ao podcast Ariel Helwani’s MMA Show.

Tags: khabib nurmagomedov gerorges st-pierre dana white gsp ufc