MMA
None

UFC

Jon Jones apresenta traços de turinabol em exame, mas é liberado para luta

Amostras tinham resquícios da substância em Bones, há dois anos

postado em 28/02/2019 21:20

<i>(Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)</i>
Jon Jones voltou a ser assombrado pelo doping. De acordo com exames divulgados pela Comissão Atlética de Nevada, duas amostras colhidas antes da luta contra Anthony Smith, pelo UFC 235, neste sábado, em Las Vegas, valendo o cinturão dos meio-pesados, apresentaram traços de turinabol, substância proibida pela Agência Antidoping dos EUA, a USADA. O combate principal do evento na T-Mobile Arena, contudo, está confirmado. 

A substância turinabol foi a mesma que provocou doping e o afastamento de Bones em 2017. Ele foi suspenso por 15 meses, até retornar no UFC 232, em 29 de dezembro do ano passado, quando reconquistou o cinturão vago da divisão até 93kg, derrotando Alexander Gustafsson por nocaute técnico no terceiro round. 

As duas amostras com traços de turinabol, no entanto, foram consideradas resquício do que foi apresentado no organismo de Jon Jones há dois anos, logo depois da vitória sobre Daniel Cormier no UFC 214, na Califórnia. Na ocasião, o triunfo foi anulado e transformado em No Contest (luta sem resultado). 

Justamente pelo fato de as amostras conterem resquícios de anos atrás, o UFC e a Comissão Atlética de Nevada não consideraram um novo caso de doping de Jon Jones. . "Não houve nova administração desta substância, e nenhum benefício de melhora de performance. Se houvesse uma nova administração da substância, certamente veríamos o composto de origem, metabólitos de curto e médio prazo, que a ciência mostra que existiriam por várias semanas", explicou o vice-presidente de saúde e performance dos atletas da franquia, Jeff Novitzky. 

Jon Jones garantiu que não há o menor receio de ser afastado novamente por causa de doping. “Não estou preocupado com isso, estou limpo e confio em como estou. Venho sendo testado exaustivamente nos últimos quatro anos e tenho certeza que sou o cara mais testado em doping nesse último ano, talvez o atleta mais testado de todos os tempos. Esse sistema antidoping é relativamente novo e é bom para todos aprenderem os detalhes de cada substância. Não me importo de fazer muitos testes, isso ajuda os atletas no futuro”, disse Bones ao site do canal Combate.

UFC 235

Sábado, 2 de março
Horário: 20h30 (de Brasília)
T-Mobile Arena, em Las Vegas

Card principal
Jon Jones x Anthony Smith - pelo cinturão dos meio-pesados
Tyron Woodley x Kamaru Usman - pelo cinturão dos meio-médios
Robbie Lawler x Ben Askren
Tecia Torres x Weili Zhang
Cody Garbrandt x Pedro Munhoz

Card preliminar
Jeremy Stephens x Zabit Magomedsharipov
Misha Cirkunov x Johnny Walker
Cody Stamann x Alejandro Pérez
Diego Sanchez x Mickey Gall
Edmen Shahbazyan x Charles Byrd
Gina Mazany x Macy Chiasson
Marlon Vera x Frankie Saenz
Polyana Viana x Hannah Cifers

Tags: Jon Jones UFC 235 turinabol doping ufc