MMA
None

UFC

UFC 238 tem brasileiro desafiando campeão e duas disputas de cinturão

Marlon Moraes busca título dos galos contra Henry Cejudo em Chicago

postado em 07/06/2019 22:18

<i>(Foto: Divulgaçaõ/UFC)</i>
O Ultimate Fighting Championship preparou um card especial na volta a Chicago. O UFC 238, neste sábado, no United Center, terá duas disputas de cinturão nos principais duelos. E um brasileiro será o centro das atenções: Marlon Moraes. Valendo o título dos galos (até 62kg), vago desde o doping de TJ Dillashaw, ele desafia o campeão peso mosca, Henry Cejudo, que também tem no currículo uma medalha de ouro olímpico no wrestling (luta olímpica), em Pequim, na China. Em ouitro confronto importante, Valentina Shevchenko busca manter a cinta diante de Jessica Eye.

Aos 31 anos, natural de Nova Friburgo (RJ), Marlon Moraes terá a chance de ouro no MMA. Ex-campeão do World Series of Fighting (WSOF), organização de menor expressão e investimento, ele chegou ao UFC com moral, mas estreou com derrota para Raphael Assunção (decisão dividida), em 2017. O friburguense se recuperou e emplacou sequência de quatro triunfos, o último deles em revanche com o pernambucano, batido por finalização, em fevereiro passado.



Marlon Moraes foi anunciado adversário de Henry Cejudo, que é o campeão peso mosca (até 57kg) e busca mais um título, desta vez o dos galos. A divisão até 62kg está sem 'dono' desde que TJ Dillashaw admitiu doping e foi destituído do posto. Cejudo, 32 anos, muito respeitado pela trajetória vitoriosa na luta olímpica nos EUA, ganhou mais status ao desbancar Demetrious Johnson, faturar o título da categoria até 57kg e ainda mantê-lo contra Dillashaw, em um nocaute fulminante em apenas 32seg.
 
Na pesagem antes do evento, nesta sexta-feira, os protagonistas do UFC 238 tiveram encarada séria. Cejudo, que brincou com o apelido de Marlon e se vestiu de mágico ao longo da semana, mudou a postura e transformou o clima em certa tensão. Os dois trocaram farpas, se provocaram e foram separados pelo chefão Dana White.

"Estou muito feliz em estar aqui representando o Brasil, agora é minha vez. Isso é o que lutadores fazem e o que vou fazer. Chegou a minha hora, vou pegar o meu cinturão", declarou o friburguense, que entrou em ação na pesagem com a bandeira do Brasil. O campeão dos moscas, por sua vez, prometeu 'explodir' o rival e tem meta traçada no UFC: ser o melhor atleta da franquia. "Esse é meu sonho, como eu disse antes: podem duvidar de mim, mas serei o rei e número um peso-por-peso do mundo. Isso é só o começo", alertou.

<i>(Foto: Divulgaçaõ/UFC)</i>
Cinturão feminino

Depois de ganhar o cinturão inaugural do peso mosca, ao bater a polonesa Joanna Jedrzejczyk, por decisão unânime dos juízes, no UFC 231, em dezembro de 2018, em Toronto, Valentina Shevchenko terá a primeira defesa de título. A lutadora nascida no Quirguistão e que tem nacionadade peruana vai encarar a desafiatne Jessica Eye. A norte-americana vem de três triunfos na divisão e espera manter o embalo. 

As duas bateram o peso e tiveram encarada sem muita emoção. "Essa luta significa tudo para mim, esperei por ela toda a minha carreira. Vocês achavam que eu não ia bater o peso? Eu esperei minha vida inteira para isso. Vou mostrar para vocês neste sábado do que sou capaz. Sou uma lutadora incrível e vou manter o cinturão por muito tempo", disse a campeã. 

Cerrone x Ferguson

Para os fãs em Chicago, mesmo com duas disputas de cinturão, a maior expectativa é pelo duelo entre Donald Cerrone e Tony Ferguson, dois tops do peso leve. O Cowboy vem de três vitórias seguidas e mira chance de cinturão na divisão. Já o El Cucuy, ex-campeão interino, ficou afastado por causa de problemas de saúde mental, mas tem incrível sequência de 11 triunfos na categoria. 

UFC 238

Sábado, dia 8
Horário: a partir das 18h30 (de Brasília)
United Center, em Chicago

Card principal

Henry Cejudo (60,8kg) x Marlon Moraes (60,8kg) - cinturão peso galo
Valentina Shevchenko (56,3kg) x Jessica Eye (56,7kg) -  cinturão peso mosca
Tony Ferguson (70,3kg) x Donald Cerrone (70,5kg)
Jimmie Rivera (61,7kg) x Petr Yan (61,7kg)
Tai Tuivasa (117,5kg) x Blagoy Ivanov (113,9kg)

Card preliminar

Tatiana Suarez (51,7kg) x Nina Ansaroff (52,2kg)
Aljamain Sterling (60,8kg) x Pedro Munhoz (61,5kg)
Karolina Kowalkiewicz (52,6kg) x Alexa Grasso (52,2kg)
Ricardo Lamas (65,8kg) x Calvin Kattar (66,2kg)
Yan Xiaonan (52,6kg) x Angela Hill (52,6kg)
Bevon Lewis (84,4kg) x Darren Stewart (84,1kg)
Eddie Wineland (61,7kg) x Grigory Popov (61,7kg)
Katlyn Chookagian (57,2kg) x Joanne Calderwood (56,7kg)

Tags: peso mosca Jessica Eye valentina shevchenko peso galo Marlon Moraes Henry Cejudo UFC 238 cinturão chicago ufc