MMA
None

UFC

Jacaré e Blackhowicz têm primeira encarada no media day do UFC São Paulo

Brasileiro sobe de peso para enfrentar polonês número cinco no ranking

postado em 25/09/2019 22:53 / atualizado em 25/09/2019 23:12

<i>(Foto: Divulgação/UFC/Twitter)</i>
No lançamento do UFC São Paulo, marcado para 16 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera, os protagonistas do evento posaram para a primeira encarada oficial antes do confronto. O polonês Jan Blackhowicz e o capixaba Ronaldo Jacaré ficaram frente a frente nesta quarta-feira, no media day promovido pela organização na capital paulista. Os dois foram observados pelo embaixador do UFC no Brasil, Rodrigo Minotauro. 

O UFC em São Paulo marcará a estreia de Jacaré na divisão dos meio-pesados (até 93kg). E o primeiro desafio será logo na luta principal da noite e contra um adversário no top 5 da divisão. Jan Blackhowicz é o quinto no ranking da categoria e já esteve cotado para disputar o cinturão, que está em poder de Jon Jones. 

Aos 39 anos, Jacaré também esteve perto de disputar o cinturão na divisão peso médio (até 84kg), pela qual sempre lutou. Mas, depois de perder para Robert Whittaker - atual campeão -, em 2017, o capixaba radicado em Manaus não engatou mais sequência positiva e teve altos e baixos. Ele vem de derrota frustrante para Jack Hermansson, por decisão unânime, em abril passado, na Flórida, e busca a recuperação em São Paulo, agora em nova categoria.



Mudança ideal


Jacaré disse que não pensou duas vezes ao aceitar a proposta do UFC de enfrentar Blackhowicz na luta principal em São Paulo. O capixaba revelou que já pensava em se testar em nova divisão de peso, já que estava sem perspectiva nos médios. Ele considera que vai se adaptar bem nos 93kg, pois, fora do período de competição, costuma pesar cerca de 100kg. 

“Sempre treinei com (lutadores) pesados. Luto melhor contra os mais pesados. Se você vir meus títulos no jiu-jitsu, tenho mais no absoluto (sem limite de peso) do que na minha categoria. Tenho bom recorde contra rivais mais pesados”, relembrou o capixaba, agora empresariado por Dedé Pederneiras, líder e head coach da Nova União, no Rio de Janeiro. 

“Me perguntaram se tinha problema de lutar nos meio-pesados, respondi que não tinha desde que me dessem um bom adversário, que para mim estava bom. Aí me mostraram ele, essa encrenca e eu respondi: ‘Com certeza’. Problema é comigo mesmo que eu tento resolver (risos). Falei com meu novo empresário, o Dedé Pederneiras, e ele disse que era a boa subir de peso. Meu treinador também disse que não tinha problemas e aceitei isso”, revelou.

Jacaré admite que a possibilidade de se mudar em definitivo para os meio-pesados é real. “Acredito que sim (ficar na divisão). A categoria dos médios é muito embolada, toda vez eu peço um lutador e não acontece, tira minha motivação. Aí eu estou no top 5 e me dão o décimo. Isso me deixou chateado, mas são coisas do esporte. Fiquei feliz de voltar a lutar a agradeço a confiança do UFC. Me deram logo um top 5, cogitado para lutar com o Jon Jones. Ele bateu em todos os médios que subiu. Fico feliz com esse desafio”, declarou.


UFC São Paulo


16 de novembro
Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

CARD

Ronaldo Jacaré x Jan Blachowicz - MEIO PESADOS
James Krause x Serginho Moraes - MEIO-MÉDIOS
Ariane Lipski x Priscila Pedrita - PESO MOSCA
Antônio Arroyo x Kevin Holland - PESO MÉDIO
Duda Cowboyzinha x Leah Letson - PESO GALO
Francisco Massaranduba x Bobby Green - PESO LEVE
Markus Maluko x Jack Marshman - PESO MÉDIO

Tags: Ronaldo Jacaré Jan Blackhowicz Media Day UFC São Paulo ufc encarada jacaré meio-pesados