MMA
None

COVID-19

Com pai em estado delicado na Rússia, campeão do UFC tem apoio de Putin

Presidente russo se solidariza e oferece assistência a Khabib

postado em 20/05/2020 18:52

(Foto: Mikhail KlimentyevAFP)
Com o pai e treinador, Abdulmanap Nurmagomedov, em situação dramática na luta contra COVID-19 em um hospital militar de Moscou, Khabib Nurmagomedov vem recebendo mensagens de apoio. Um dos que demonstraram solidariedade com o campeão peso leve do UFC foi o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O país é o segundo com mais casos de novo coronavírus no mundo, mais de 299 mil, atrás apenas dos EUA, com diagnósticos superando a marca de 1,5 milhão.

Fã de esportes de combate e do próprio Khabib, Putin tem ligado com frequência para o campeão do UFC, para saber informações sobre o estado de saúde do pai e treinador do lutador russo. Segundo o agente de Nurmagomedov, Ali Abdelaziz, Abdulmanap ficou em coma induzido em UTI depois de ter sofrido ataque cardíaco em decorrência da COVID-19. 

De acordo com o empresário do campeão, Putin ofereceu toda assistência ao pai do lutador, com esforço total dos médicos na recuperação de Abdulmanap, de 57 anos. “O presidente o procurou duas vezes. Isso nos deixa um pouco à vontade, mas tudo está nas mãos de Alá e podemos obter toda ajuda possível”, afirmou Abdelaziz, reforçando o lado religioso da família, que é de origem muçulmana. 

Abdulmanap está internado desde 24 de abril, com diagnóstico de pneumonia. O estado de saúde se agravou depois de detectada a infecção pelo novo coronavírus, o que levou ao ataque cardíaco. O pai e treinador do campeão do UFC foi transferido do Daguestão para um hospital militar em Moscou. Khabib relatou em uma live nas redes sociais que a condição de saúde era crítica. 

Depois da vitória sobre Conor McGregor, por finalização, no UFC 229, em outubro de 2018, em Las Vegas, mantendo o cinturão peso leve, Khabib e o pai foram recebidos com toda honraria pelo presidente russo. Eles se encontraram com Vladmir Putin - que é faixa-preta de judô - na cidade de Ulianovsk, onde conversaram durante lanche com frutas, café e especiarias da região.

Khabib Nurmagomedov defenderia o cinturão dos leves contra Tony Ferguson no UFC 249, mas, com as fronteiras fechadas na Rússia por causa da pandemia, não conseguiu se deslocar aos EUA. A organização promoveu na mesma edição a disputa do título interino da divisão, que ficou com Justin Gaethje. Ele venceu Ferguson por nocaute técnico no quinto round, em Jacksonville, na Flórida, e deve ser o desafiante do campeão linear na sequência. 

Tags: rússia presidente campeão vladimir putin UFC peso leve khabib nurmagomedov covid-19 abdulmanap nurmagomedov novo coronavírus