MMA
None

UFC

Adesanya desvaloriza Borrachinha e minimiza rótulo de 'luta do ano' no UFC

Campeão diz que mineiro tem currículo que 'não se sustenta o bastante'

postado em 23/09/2020 19:44

(Foto: AFP)

Depois de mostrar cordialidade ao interagir com o mineiro Paulo Borrachinha na chegada a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, Israel Adesanya voltou a 'cutucar' o brasileiro, desafiante ao cinturão peso médio. O campeão desvalorizou o cartel do adversário, invicto nos 13 confrontos no MMA profissional, e também minimizou a importância do confronto principal do UFC 253, neste sábado, na Ilha da Luta, em Yas, tradicional ponto turístico local.

Adesanya discordou até do presidente do UFC, Dana White, que logo depois de anunciar o combate entre o nigeriano e o mineiro declarou que seria a 'luta do ano'. O campeão, porém, disse que o histórico do desafiante, mesmo sem derrotas, não é o suficiente para alçar o confronto ao posto de um dos mais esperados dos últimos tempos pelos fãs, conforme disse o mandatário.

“Não, eu não acho que seja (a maior disputa de título da história do peso-médio). O currículo dele não se sustenta o bastante. Se você olhar para os caras que ele venceu… Ele venceu um velho Johny Hendricks – sem ofensas, é um ex-campeão meio-médio -, ele venceu Uriah Hall, que na verdade estava indo muito bem naquela luta, uma de suas melhores performances, mas eventualmente Uriah Hall sucumbiu à vontade dele, porque Uriah Hall às vezes quebra mentalmente. E ele venceu Romero, que está de saída, e ele é um cara duro. Mas, sim, eu não acho que essa vai ser a maior disputa de título na história do peso-médio. Eu já fiz isso com Kelvin Gastelum, então eu já tenho isso no meu currículo”, provocou o Last Stylebender.

Apesar de minimizar a importância do duelo contra Borrachinha, Adesanya admitiu que a luta pelo cinturão peso médio na Ilha da Luta tem algum valor para o currículo pessoal no esporte. Até mesmo, segundo o africano campeão, pela grande promoção do evento. “Eu não quero minimizar o que está em jogo. Eu sinto que é uma luta importante. Vai ser um grande espetáculo. As pessoas estão dizendo que vai ser a luta do ano, como Dana White disse, mas só vai ser se ele for duro o suficiente para aguentar uma surra minha por cinco rounds.  Mas eu não acho que o tanque de gasolina dele vai aguentar. Mas eu não estou minimizando o que está em jogo”, declarou  o campeão.

A exemplo de comentários anteriores, Israel Adesanya voltou a provocar Borrachinha usando a palavra 'bombado', em referência ao shape musculuso do mineiro. “Sinto que para o meu legado, é a aparência. Como eu disse, as pessoas ainda são enganadas pelos grandes músculos, pelos bombados, e pensam: ‘Oh, é assim que um lutador se parece’. Especialmente os (fãs) casuais, porque são eles que acreditam nessa m***. Uma vez que eles vejam o suposto ‘palhaço magrelo’ bater nesse bombado, eles vão ficar tipo: ‘O que? O cara magro venceu o cara musculoso. Como você fez isso?’. Eles vão ser surpreendidos, especialmente pela forma que eu vou fazer isso”, concluiu.

UFC 253

Sábado, 26 de setembro
Ilha da Luta, Abu Dhabi, Emirados Árabes
Transmissão: Canal Combate

Card principal

Israel Adesanya x Paulo Borrachinha - cinturão peso médio
Dominick Reyes x Jan Blachowicz - cinturão meio-pesado
Kai Kara-France x Brandon Royval
Ketlen Vieira x Sijara Eubanks
Hakeem  Dawodu x Zubaira Tukhugov

Card preliminar

Brad Riddell x Alex da Silva
Diego Sanchez x Jake Matthews
Shane Young x L'udovit Klein
William Knight x Aleksa Camur
Juan Espino x Jeff Hughes
Khadis Ibragimov x Danilo Marques

Tags: cinturão UFC abu dhabi Borrachinha israel adesanya last stylebender Ilha da Luta UFC 253