MMA
None

UFC

Após longa ausência, Thomas Almeida volta ao UFC na Ilha da Luta para reconquistar espaço

Sem subir ao octógono há quase três anos, paulista mira recomeço no sábado

postado em 15/10/2020 06:03

(Foto: Reprodução/Instagram)

Ausente do octógono há dois anos e nove meses, Thomas Almeida volta ao UFC na badalada Ilha da Luta, em Abu Dhabi, em busca da retomada de bons resultados na carreira. O paulista estará em ação no card principal do UFC Fight Night deste sábado, diante de Jonathan Martinez, e projeta recuperação depois de frustrações com derrotas seguidas e o problema na retina que o afastou desde o começo de 2019. 

Thominhas, de 29 anos, lutou pela última vez em janeiro de 2018, quando foi superado por Rob Font, por nocaute técnico, em Boston (EUA). Foi a segunda derrota seguida do paulista, que vinha de revés ante Jimmie Rivera, por pontos, e ainda sofreu com o deslocamento de retina, no começo de 2019, que resultou em três cirurgias para corrigir o problema. Recuperado, ele projeta a retomada com triunfo e a reabilitação em Abu Dhabi. 

Thomas ainda teve que superar a angústia com o adiamento da luta em uma semana e a troca repentina de oponente. O brasileiro enfrentaria Alejandro Pérez, no último dia 10, mas o adversário testou positivo para COVID-19 e foi afastado. O UFC agiu rápido para encontrar o substituto, Jonathan Martinez, e optou por mudar o confronto para o card deste sábado. O duelo será pela divisão peso pena (66kg).

Em entrevista ao SUPERESPORTES, Thominhas não se mostrou preocupado com a mudança de adversário em cima da hora e garantiu que o foco está voltado em um bom retorno ao octógono. Ele projetou um recomeço positivo e a retomada dos resultados satisfatórios, como na série de quatro vitórias, entre 2014 e 2015, quando iniciou a trajetória no UFC. 

Depois de dois anos parado por causa de lesão, você teve a luta desmarcada quase em cima da hora e houve a mudança para semana seguinte. Isso causou apreensão? Como lidar com a mudança de data e do adversário em pouco mais de uma semana?

Foi tranquilo. A minha vontade de lutar, de estar ali dentro, voltar a fazer o que amo é muito grande. Nada vai mudar. Eu já estava me preparando há um tempo para esse retorno. Mudou só o meu alvo. Claro que tive de fazer algumas mudanças porque o cara tem outras características, mas minha vontade de lutar é maior.

Você teve tempo suficiente para estudar o jogo do novo adversário? Essa mudança de rival em cima da hora obriga a ficar mais atento e concentrado para evitar surpresas?

Sempre tem que evitar alguma surpresa, ter plano a, b, c, z. Tudo pode acontecer dentro de uma luta. Eu estou tranquilo e confiante nas minhas habilidades e no meu poder de nocaute e finalização e ir pra cima.

Você teve rápida ascensão no UFC, depois veio momento de reves e ainda lesão na retina. Como foi absorver todo esse processo?

No começo foi mais difícil lidar com as frustrações, mas é algo que faz parte da vida do atleta. Tem que saber lidar com isso e eu me adaptei para tirar o melhor proveito dessas situações. Amadureci muito e melhorei como atleta. Fiz o melhor possível e vou mostrar no sábado.

(Foto: Reprodução/Instagram)


Seu novo adversário, o Martinez, tem cartel com mais vitórias por nocaute. Vc acha que encaixa bem no seu jogo...ou prepara alguma surpresa? 

Eu acredito que sim, vai ser uma luta boa para os fãs. Vão poder ver dois caras da porrada e eu estou muito ansioso. Ele é novo, está vindo com vontade e vai ser uma grande luta.

O longo tempo de inatividade preocupa? Qual seria a maior dificuldade? O que fazer para retomar a boa sequência inicial na categoria?

Não, eu acredito que não. Isso foi até bom para que eu pudesse me recuperar de lesões, recuperar meu corpo. Tive que me adaptar. Tirar o melhor de uma situação difícil. Está tudo na nossa mente. Sempre me imaginava lá dentro. Nunca deixei minha mente sair do mundo da luta. Estava sempre treinando, visualizando, todo esse trabalho mental. Eu sou um cara q gosto mto de treinar e treino bastante. Vai ser um novo recomeço

Como você vê a divisão dos galos no UFC? 

A divisão, para mim, é a mais disputada ou uma das mais. Altíssimo nível. Se você olhar o top 10, todos têm chance e isso me motiva. Porque tem q trabalhar duro e forte e buscar evolução e coisas novas. É um nível mais alto. Excelentes atletas. Uso como combustível para estar me mantendo motivado a melhorar

Como está o ambiente aí na Ilha da Luta? Vc acha que ficar em um local mais isolado, além de aumentar a segurança, amplia o foco e a concentração na luta?

Com certeza. Toda estrutura que o UFC está proporcionando. É muito legal poder fazer tudo com segurança. É o UFC mostrando porque é o melhor do mundo. Ficamos tranquilo em só treinar, comer e descansar. Já consegui me acostumar com fuso, só focar no corte de peso e me divertir no sábado.

UFC FIGHT NIGHT: ORTEGA x ZUMBI COREANO


Sábado, 17 de outubro
Ilha da Luta, em Abu Dhabi, Emirados Árabes

CARD PRINCIPAL

Brian Ortega x Chan Sung Jung (Zumbi Coreano)
Katlyn Chokagian x Jéssica Bate-Estaca
Jimmy Crute x Modestas Bukauskas
Cláudio Hannibal x James Krause
Thomas Almeida x Jonathan Martinez

CARD PRELIMINAR

Mateusz Gamrot x Guram Kutaleladze
Gillian Robertson x Poliana Botelho
John Phillips x Jun Yong Park
Jamie Mularkey x Fares Ziam
Gadzhimurad Antigulov x Maxim Grishin
Mark Striegl x  Said Nurmagomedov

Brasileiros em negrito

Tags: Abu Dhabi UFC Fight Night UFC Thomas Almeida Ilha da Luta jonathan martinez