Atlético
None

'Pelé' no Galo. E logo contra o Santos

Então júnior no Flu, Toró encarnou o Rei no cinema. Depois tornou-se profissional e foi campeão com o Fla. Hoje, defende o alvinegro e, no sábado, será titular, na Vila Belmiro

postado em 15/07/2011 07:00

O sonho de todo jogador é ser um dia como Pelé. Se nem todos têm o privilégio, pelo menos o volante Toró pode dizer que sim. Pelo menos no cinema. Aos 16 anos, quando ainda era camisa 10 nas divisões de base do Fluminense, o agora atleticano viveu o Rei do Futebol em Pelé Eterno, documentário de Aníbal Massaini, lançado em 2004. Por causa da semelhança com Pelé jovem, o jogador foi escalado para recriar a cena do golaço do Rei no triunfo do Santos sobre o Fluminense, por 3 a 1, em 5 de março de 1961, no Maracanã. Tudo porque as cinco fitas que registravam o lance desapareceram misteriosamente. “Nossa! Fiquei bastante orgulhoso de fazer parte dessa história”, recorda Toró.

Longe de ter o estilo impetuoso de Pelé, menos ainda a habilidade, Toró recuou de posição. Mesmo assim, tornou-se um jogador vitorioso. Foi campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009 e da Copa do Brasil três anos antes, além de ter sido tricampeão carioca (2007 a 2009). Amanhã, ele terá, inclusive, de jogar ainda mais recuado, diante do mesmo Santos pelo qual vestiu a camisa um dia para reviver Pelé. Será segundo volante, quase um terceiro zagueiro, diante do Peixe, na Vila Belmiro, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogador foi confirmado, ontem, na vaga de Richarlyson, que cumprirá suspensão por causa do terceiro cartão amarelo. No começo da semana, o técnico Dorival Júnior havia testado Dudu Cearense. Melhor fisicamente, no entanto, Toró ganhou a disputa. A situação é nova para o jogador. “Nunca tinha jogado dessa forma, mas sou um jogador trabalhador. Nesse momento, onde o treinador me colocar eu vou jogar. Estou buscando o meu espaço e quero ajudar o Atlético da melhor maneira possível.”

O volante teve poucas chances com Dorival Júnior no Brasileiro. Jogou cinco partidas, sendo titular em três – contra Avaí, Atlético-PR e São Paulo. Em algumas ocasiões, sequer foi relacionado. Segundo ele, ter ficado de fora de alguns confrontos serviu de aprendizagem. “Tive poucas chances por causa da qualidade do grupo, mas também sei dos meus valores. Quem não treinar bem durante a semana, vai ficar fora. Isso já aconteceu com outros jogadores. Temos de aprender com isso.”

Ao contrário de Richarlyson, que diante do América jogou pelo lado esquerdo, Toró ficará posicionado do outro lado, dando mais liberdade ao lateral-direito Patric. Ele espera corresponder à confiança de Dorival com um triunfo sobre o Peixe. Sabe que a tarefa não será das mais fáceis, mas confessa alívio por não ter de enfrentar o Peixe com Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano. Ele até comemora a classificação da Seleção Brasileira às quartas de final da Copa América por causa disso. “Comemoração por ser brasileiro e mais ainda por causa dos jogadores. A gente sabe como joga o Santos com os que estão na Seleção.”

NOVIDADES A janela de transferência internacional fecha na quarta-feira e novidades podem aparecer na Cidade do Galo até lá. Na semana passada, o diretor de futebol Eduardo Maluf afirmou que o Galo busca um atacante, um armador e um lateral-direito, mas não confirmou nomes. O ex-santista André, no entanto, estaria nos planos para reforçar o ataque. O jogador, que pertence ao Dínamo de Kiev, está emprestado ao francês Bordeaux. O Flamengo também estaria na disputa e ofereceu R$ 1,7 milhão pelo empréstimo de um ano. O Galo estaria disposto a pagar mais e envolveria um jogador no negócio. A CBF confirmou a transferência dos confrontos do Atlético com o Vasco, dia 24, e Fluminense, dia 27, da Arena do Jacaré para o Ipatingão.

Tags: