Atlético
None

Ricardo Gomes decide poupar Juninho do jogo contra o Galo

postado em 22/07/2011 13:14

O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, vinha tentando confundir seu colega de Atlético, Dorival Júnior, para não dar pistas sobre o meio de campo que vai escalar no confronto entre as duas equipes, marcado para este domingo, às 16h, no Estádio Ipatingão. A grande dúvida estava no aproveitamento ou não do meia Juninho Pernambucano. Nesta sexta-feira a ausência do jogador foi confirmada pelo comandante vascaíno.

"Conversamos e decidimos preservar o jogador, pois ele teve um desgaste muito grande com o excesso de jogos desde que voltou ao Vasco. O Juninho não teve férias e isso precisou ser levado em consideração nesta avaliação. Vamos recuperá-lo para os próximos jogos e pensar caso a caso quando vai valer à pena a sua escalação", avisou Ricardo Gomes.

Após o jogo de sábado passado, quando o Vasco derrotou o Atlético-PR por 2 a 1, Ricardo Gomes se mostrou preocupado com um possível desgaste de Juninho Pernambucano, que tem 36 anos e que estava atuando até o meio do primeiro semestre no futebol asiático. O atleta foi preservado nas primeiras atividades da semana, mas no coletivo de quinta-feira à tarde, o primeiro que serviu de preparação para o choque deste domingo, apareceu entre os titulares.

Já no treino tático desta manhã de sexta-feira, em São Januário, Juninho Pernambucano foi mais uma vez poupado pelo treinador e sequer tocou em bola. Após o aquecimento, seguiu diretamente para a sala de musculação e, com isso, a dúvida que parecia desfeita, voltou a figurar na Colina. O mistério acabou apenas com a entrevista de Ricardo Gomes, que conta com o apoio dos demais membros da comissão técnica.

"O Juninho Pernambucano, assim como o Felipe, possui excelente condição física. Mas, por conta da idade já avançada, precisamos priorizar algumas partidas. Estamos trabalhando em conjunto com a fisiologia no sentido de buscar o melhor para os atletas, uma vez que o intervalo entre os jogos, em diversas ocasiões, acaba ficando muito reduzido", disse Rodrigo Polleto, preparador físico do Vasco.

No treino desta sexta-feira quem atuou no meio-de-campo foi o lateral esquerdo Julinho, contratado junto ao Avaí e que pode começar pela primeira vez entre os titulares. Nas demais posições não há surpresas. O lateral direito Fagner, que cumpriu suspensão diante do Atlético-PR, reaparece na vaga do meia Allan, que atuou de forma improvisada no setor, mas que se reapresentou à Seleção Brasileira que se prepara para a disputa do Mundial Sub-20, que começa no dia 29 de julho, na Colômbia.

Rômulo e Eduardo Costa formarão a dupla de volantes, uma vez que Felipe está suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido diante dos paranaenses. O meia Diego Souza retomou a posição de Bernardo, que só seguirá na equipe se Gomes optar por ele na vaga de Juninho Pernambucano.

Sendo assim, com essa indefinição no meio-de-campo, o esboço de time do Vasco para este domingo é o seguinte: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Julinho (Bernardo) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Neste sábado o elenco treina na parte da manhã e depois a delegação embarca para Minas Gerais.

Em Ipatinga o Vasco vai encontrar uma forte pressão por parte da torcida adversária, pois todos os ingressos colocados à venda antecipadamente se esgotaram. Todos os 16 mil bilhetes colocados à disposição foram comprados pelos atleticanos, que responderam ao pedido de apoio dos torcedores. Com esse objetivo que a diretoria do Alvinegro mineiro tirou o jogo de Sete Lagoas, onde o apoio não vinha sendo o esperado.

Em relação aos novos reforços, o zagueiro Victor Ramos teve a sua documentação regularizada na CBF e se encontra em condições legais de estrear. Porém ainda será avaliado e pode ficar à disposição na próxima rodada. O zagueiro Renato Silva e o atacante Kim, que também estavam jogando fora do Brasil, ainda não foram regularizados.

Tags: