Atlético
None

Campeonato Mineiro

Atlético desperdiça pênalti, mas consegue a virada sobre o América-TO

Triunfo por 2 a 1 em Teófilo Otoni deixa time alvinegro na vice-liderança

postado em 05/02/2012 21:28 / atualizado em 05/02/2012 21:46

Jorge Gontijo/EM/D.A. Press

Neste domingo, o Atlético começou em desvantagem no placar, desperdiçou um pênalti com Richarlyson, mas conseguiu a virada sobre o América de Teófilo Otoni. Com gols de André e Mancini, a equipe alvinegra venceu por 2 a 1 o confronto disputado no estádio Nassri Mattar. Rodrigo Sena marcou para os donos da casa.

Todos os gols aconteceram de cabeça. Na primeira etapa, o zagueiro Rodrigo Sena aproveitou escanteio para abrir o placar. A virada atleticana foi construída na etapa final. Primeiro, André aproveitou falta cobrada por Escudero. Aos 40 minutos, Mancini, que havia substituído Richarlyson, balançou as redes, decretando a vitória atleticana.

A chance de virada já havia ficado próxima antes de Mancini marcar. Richarlyson desperdiçou cobrança de pênalti, e pecou também no rebote. Foi a quarta penalidade máxima perdida pelo Galo nesta temporada (três em jogos-treino).


Com a vitória, o Atlético chegou a seis pontos, mesma pontuação do líder América, que leva vantagem no saldo de gols. Já o América de Teófilo Otoni segue com três pontos e ocupa a sexta colocação.

No próximo sábado, o Galo enfrentará a Caldense. A equipe do Vale do Mucuri vai a Nova Lima, no domingo, para partida contra o Villa Nova.

Donos da casa em vantagem


Com o ataque veloz, formado pelos “baixinhos” Bernard e Danilinho, o Atlético buscou o gol desde o início de jogo. No entanto, o primeiro chute que atingiu a meta aconteceu aos 14 minutos, com os donos da casa. Richarlyson cobrou falta nos pés de Diego Farias. O atacante do América finalizou rasteiro e Renan Ribeiro caiu no canto para fazer a defesa.

Dois minutos depois, o Atlético teve chance clara para abrir o placar. Danilinho fez boa jogada pela direita e lançou para Escudero, que, dentro da área, limpou a marcação e bateu para o gol. Fábio Noronha, com grande defesa, salvou a equipe de Teófilo Otoni.

A rede, enfim, balançou aos 24 minutos do primeiro tempo. Sandro Costa cobrou escanteio pela ponta direita, o zagueiro Rodrigo Sena subiu mais alto que a defesa atleticana e cabeceou no canto esquerdo de Renan Ribeiro: 1 a 0 para o América de Teófilo Otoni.

Logo depois de o time da casa abrir o placar, o ritmo de jogo caiu. O Atlético voltou a ameaçar a meta defendida por Fábio Noronha próximo do fim da etapa inicial. Com investidas do quarteto de ataque, o time alvinegro esteve perto do empate.

Aos 40 minutos, Escudero arriscou da entrada da área, mas o chute saiu sobre o travessão. Dois minutos depois, André recebeu passe dentro da área, bateu forte no alto e marcou. Entretanto, o assistente assinalou impedimento do centroavante atleticano, que tinha condições de jogo.

O gol mal anulado não desanimou o Galo, que seguiu pressionando. Aos 43 minutos, Escudero dominou dentro da área e finalizou com o pé direito. A bola parou nas costas do zagueiro Rodrigo Sena. Sem ser eficiente nos chutes a gol, o Atlético seguiu para o vestiário em desvantagem por 1 a 0.

Pênalti, mas virada conquistada


Para a etapa final, o técnico Cuca decidiu alterar o ataque atleticano. Danilinho, que fazia sua reestreia com a camisa alvinegra, foi substituído por Neto Berola.

Em busca do gol de empate, o Atlético iniciou o segundo tempo mais presente no campo de ataque. Aos 3 minutos, Leandro Donizete cruzou da direita e André cabeceou rente ao travessão.

O cabeceio certeiro do centroavante aconteceu três minutos depois. Escudero cobrou falta da intermediária, André subiu alto e desviou para o fundo do gol: 1 a 1.

Com maior posse de bola nos minutos seguintes, o Atlético encontrou dificuldades em criar chances claras para virar a partida. Isso mudou aos 27 minutos, quando Escudero sofreu pênalti cometido por Rodrigo Duarte.

Na cobrança das penalidade máxima, Richarlyson foi o responsável por tentar virar a partida. O lateral atleticano bateu no canto esquerdo e Fábio Noronha saltou para defender. No rebote, Richarlyson teve nova chance para marcar, mas chutou fraco e o goleiro do América salvou os donos da casa.

Para tentar a virada, Cuca alterou a formação da equipe. Richarlyson deixou o jogo e Mancini foi acionado. Escudero assumiu a lateral esquerda. Na sequência, Guilherme substituiu André.

Aos 40 minutos, o Atlético impôs pressão pela virada. Escudero acertou a trave direita de Fábio Noronha. Na volta, Marcos Rocha cruzou e Mancini cabeceou para virar a partida.

América-TO 1 x 2 Atlético

América-TO
Fábio Noronha; Ricardo Duarte, Danilo, Rodrigo Sena e Leandro Smith; Luizinho (Elder, aos 11min do 2º tempo), Felipe Dias, Carlos Alberto e Diego Faria; Vinicius Nogueira e Sandro Costa (Luciano Mourão, aos 19min do 2º tempo)
Técnico: Gilmar Estevam

Atlético
Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson (Mancini, aos 33min do 2º tempo); Pierre, Leandro Donizete, Danilinho (Neto Berola, intervalo), Escudero e Bernard; André (Guilherme, aos 36min do 2º tempo).
Técnico: Cuca

Motivo: Segunda rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni-MG.
Data: 5/2/2012

Gols: Rodrigo Sena, aos 24 minutos do 1º tempo; André, aos 6 minutos do 2º tempo, e Mancini, aos 40 minutos do 2º tempo

Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira e Frederico Soares Vilarinho
Cartão amarelo: Luizinho, Ricardo Duarte, Fábio Noronha, Carlos Alberto (América de Teófilo Otoni), Marcos Rocha (Atlético)