
Nem 8 nem 80. Equilíbrio é o que marca o discurso de Levir Culpi. Após a imponente goleada ante o Fluminense desse domingo, não foi diferente. Questionado sobre o Atlético estar pronto para ser campeão do Campeonato Brasileiro, o treinador alvinegro fez ponderações acerca de análises muito otimistas.
“Esse é o grande problema dos clubes do Brasil. Dizer que vai ser campeão? O time está no caminho certo. Precisamos conquistar alguma coisa. Precisamos jogar bem e conquistar. Aí você consolida o esquema. Agora, estamos no caminho certo. Acho isso. Mas é muito prematuro dizer que é um time que vai ser campeão. Pelo contrário. Somos candidatos. A grandeza do clube já diz isso. Agora, é uma análise muito prematura para cima ou para baixo. Vamos com calma. Ainda não existe aquele encaixe maravilhoso. Vamos com calma. É muito cedo”, respondeu Levir.
Em um futebol brasileiro marcado por irregularidades, instabilidade emocional e avaliações rasas, o comandante do Galo vê uma diferença grande na comparação com a Europa.
“Time bom mesmo é o Barcelona, o Real Madrid. Jogam em um padrão há muito tempo. São grandes jogadores e bem treinados. O time defende bem e ataca bem. Agora, aqui no Brasil, se um jogador perde um gol, tem que tirar do time. Vou dar exemplo do Dátolo. Se ele perde gol, fica uma coisa insustentável. Você tem que controlar a parte psicológica do grupo também. Você tem que cuidar disso. É cultural. Os times da Europa são preparados desde a escola. Não é nosso caso”.
Como ponto positivo para deixar de ser um dos favoritos e realmente brigar com força pelo título nacional, Levir conta com semanas completas de trabalho na Cidade do Galo, após a eliminação na Copa Libertadores:
“Isso é sempre bom. Você chega praticamente sempre com o mesmo time que pode jogar na próxima semana. Dá tempo para recuperar, fazer treinamento para melhorar. Temos muitas deficiências para corrigir. Esse período de uma semana é muito bom”.
Depois de vencer o Fluminense por 4 a 1, os atleticanos se preparam para enfrentar o Atlético-PR, domingo, às 16 horas, na Arena da Baixada.