
O tropeço frente ao lanterna Joinville (2 a 2) custou caro ao Atlético, agora a sete pontos do líder Corinthians. As contas ficaram mais complicadas para o time manter vivo o sonho do título do Campeonato Brasileiro. Restando 10 rodadas, o Galo precisa se agarrar a dois pilares: vencer o confronto direto com o Corinthians e obter um aproveitamento de pelo menos 83% dos pontos.
A análise é de Gilcione Nonato Costa, professor de matemática da UFMG e um dos administradores do site Probabilidades no Futebol. Ele se baseia no atual aproveitamento corintiano.
“O Atlético vem tropeçando dentro de casa e contra adversários como o Joinville, que é o lanterna, era um jogo que tinha que ter vencido. Para o Galo ser campeão, é necessário que ele não tropece mais e que vença o Corinthians. Teria que fazer pelo menos 25 pontos nesses 10 jogos finais para continuar sonhando. No mínimo isso, para chegar aos 78 e sonhar com a conquista. O confronto direto é fundamental para ter alguma esperança, senão é quase impossível”, diz o professor.
O duelo entre Atlético e Corinthians está marcado para o dia 1º de novembro, no Independência. Hoje, segundo números do Departamento de Matemática da UFMG, o Timão tem 87,7% de chances de ser campeão. O Galo tem 8,4%.
“Se o Atlético conseguir tirar essa diferença e ser campeão com 78 ou mais pontos, seria um fato inédito, um recorde nos pontos corridos. Matematicamente, essa chance (de dois clubes com essa pontuação) é de 2%. Nunca o vice-campeão fez mais do que 72. Pelo percentual de aproveitamento do Corinthians, dificilmente ele fará menos do que 76 jogos. Se fizer 20 dos 30 pontos, o que é um número razoável, pela regularidade, vai chegar aos 80”, alerta.
Perto da Libertadores
Se na briga pelo título o Atlético está em situação complicada, para alcançar a vaga na Copa Libertadores da América de 2016 o time tem um cenário mais tranquilo.
“A Libertadores para o Atlético está bem encaminhada. Se fizer mais 12 pontos, tem mais de 99% de probabilidade de ficar no G-4. O time que fizer 65 pontos tem menos de 1% de risco de ficar fora”, diz Gilcione Nonato Costa.
Rodadas restantes
Nas 10 rodadas finais do Brasileiro, Atlético e Corinthians têm algumas particularidades na tabela. O Galo tem duas séries a fazer, uma como mandante e outra como visitante. O Alvinegro encara Ponte Preta e o próprio Corinthians em Belo Horizonte, no Independência. Logo depois, tem a sequência diante de Figueirense e São Paulo, os dois jogos fora de casa. Já os paulistas alternam sempre com um jogo fora e o outro em Itaquera.
Em relação aos adversários, cinco equipes estão no caminho tanto do Atlético quanto do Corinthians: Coritiba, Sport, Ponte Preta, São Paulo e Goiás.
Veja os jogos que restam ao Atlético
29ª rodada - Coritiba x Atlético – Couto Pereira
30ª rodada – Atlético x Internacional – Independência
31ª rodada – Sport x Atlético – Ilha do Retiro
32ª rodada – Atlético x Ponte Preta – Independência
33ª rodada – Atlético x Corinthians – Independência
34ª rodada – Figueirense x Atlético – Orlando Scarpelli
35ª rodada – São Paulo x Atlético – Morumbi
36ª rodada – Atlético x Goiás – Independência
37ª rodada – Grêmio x Atlético – Arena Grêmio
38ª rodada – Atlético x Chapecoense – Independência
Veja os jogos que restam ao Corinthians
29ª rodada – Ponte Preta x Corinthians – Moisés Lucarelli
30ª rodada – Corinthians x Goiás – Arena Corinthians
31ª rodada – Atlético-PR x Corinthians – Arena da Baixada
32ª rodada – Corinthians x Flamengo – Arena Corinthians
33ª rodada – Atlético x Corinthians – Independência
34ª rodada – Corinthians x Coritiba – Arena Corinthians
35ª rodada – Vasco x Corinthians – Maracanã
36ª rodada – Corinthians x São Paulo – Arena Corinthians
37ª rodada – Sport x Corinthians – Ilha do Retiro
38ª rodada – Corinthians x Avaí – Arena Corinthians