Atlético
None

ATLÉTICO

Fazer história com ou sem taça

Atlético tem chance de alcançar seu melhor aproveitamento na era dos pontos corridos. E prova de fogo começa diante do Corinthians, o rival na briga pelo título

postado em 28/10/2015 11:00 / atualizado em 28/10/2015 11:39

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
Levantar o título de campeão brasileiro em dezembro é um sonho presente na mente dos jogadores do Atlético, por mais que as probabilidades de ultrapassar o Corinthians sejam reduzidas. Sendo campeão ou não, a campanha do Galo na competição nacional caminha para virar um marco, já que a equipe tem tudo para obter seu melhor aproveitamento na história dos pontos corridos, cuja primeira edição ocorreu em 2003. Há chance de deixar pelo caminho o desempenho de 2012, ano em que fez 72 pontos e perdeu a disputa para o Fluminense.

Se o intuito é superar a performance de três anos atrás, o time mineiro teria de obter pelo menos quatro vitórias nos seis jogos restantes do Brasileiro, a começar pelo Corinthians, domingo, às 17h, no Independência, tido como duelo de vida ou morte para a equipe de Levir Culpi. Em seguida, o atual vice-líder terá dois jogos fora de casa, contra Figueirense e São Paulo, um no Horto, diante do Goiás, saindo de novo para encarar o Grêmio e fechando a disputa em BH, em duelo com a Chapecoense. No mais otimista dos cenários, venceria os seis compromissos, chegaria aos 80 pontos e teria chance real de levantar a taça.

Arte/EM/D.A Press


Em 2012, o Atlético, liderado por Ronaldinho Gaúcho e Jô, não chegou à conquista porque o Fluminense deu uma arrancada nas rodadas finais e terminou com 77 pontos. Agora, novamente encontra uma equipe embalada na dianteira, o Timão, que triunfou em 21 dos 32 jogos até o momento. Na última grande campanha, pouco adiantou o Galo ter vencido o confronto direto contra o Flu por 3 a 2, no Independência. Desta vez, com oito pontos atrás na classificação, derrotar o Corinthians será imprescindível para manter a esperança.

Titular em 2012 ao lado de Victor, Marcos Rocha e Leonardo Silva, o volante Leandro Donizete sabe que o alvinegro vem mantendo campanha sólida e tem boas condições de sair vitoriosa no confronto direto: “A equipe vem jogando bem, estamos fazendo tudo certinho e precisamos pôr em prática tudo o que vamos treinar. Esse jogo contra o Corinthians é aquele que estamos esperando há muito tempo. Estudaremos os pontos fortes para não sermos surpreendidos dentro da nossa casa”.

A principal preocupação do Galo é com relação ao sistema ofensivo do adversário, que assumiu o posto de melhor ataque da competição, com 58 gols. No entanto, para Donizete, o time anfitrião deve comandar as ações e pressionar o rival: “O Corinthians sabe se defender bem. Não podemos dar brecha e, quando tivermos chances, temos de matar. Nossa equipe sempre consegue jogar bem quando está precisando. Esperamos diminuir essa vantagem e fazer grande jogo”. Donizete será justamente uma das peças-chaves do Galo na partida, pois terá a incumbência de, junto com Rafael Carioca, neutralizar Renato Augusto e Jadson, dois dos principais destaques da competição.

VÍDEOS DO ADVERSÁRIO Durante a semana, Levir Culpi passará aos jogadores vídeos de partidas do Corinthians, sobretudo dos 25 gols que os paulistas sofreram na competição. A meta é encontrar caminhos para chegar ao gol adversário, principalmente pelas pontas. A partir de hoje à tarde, o treinador começa a definir a formação que joga domingo. A entrada de Edcarlos na defesa, no lugar do suspenso Jemerson, já é mudança certa. O atacante Carlos volta a ser opção, já que cumpriu suspensão na vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1.