Atlético
None

ATLÉTICO

Com gol no fim, Atlético vence Figueirense e adia festa do título do Corinthians no Brasileiro

Argentino Dátolo marcou um golaço em Florianópolis e pôs o Galo em vantagem

postado em 08/11/2015 18:58 / atualizado em 08/11/2015 19:59

CRISTIANO ANDUJAR/AGIF/ESTADAO
Parecia que o Corinthians seria campeão neste domingo, só parecia. O Galo marcou um golaço com Dátolo, no fim do segundo tempo, e não deixou os paulistas confirmarem a taça. Onze pontos separam os dois clubes na tabela, restando 12 em disputa. A vitória do Atlético sobre o Figueirense, por 1 a 0, fora de casa, carimba a vaga do Galo na Libertadores 2016.

Tecnicamente não houve grande jogo em Florianópolis. As emoções ficaram para o fim. O tento do Atlético nasceu de boa trama de Patric, Luan e Dátolo, com o argentino completando de pé direito depois de deixar o marcador no chão.

Mesmo que a vitória do Galo não seja suficiente para mudar o cenário de título do Corinthians, em termos de Libertadores o clube selou a classificação para o torneio continental.

O Campeonato Brasileiro terá uma pausa de 10 dias por causa dos jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na volta da competição, o Galo encara o São Paulo no Morumbi. O Figueirense visita a Ponte Preta em Campinas.

Expulsão consertada

Dois “Atléticos” estiveram em campo no primeiro tempo no Orlando Scarpelli. O primeiro, até os 15 minutos, dominou as ações do jogo e acuou o Figueirense no campo de defesa. Faltou ao Galo concluir as jogadas criadas e ameaçar a meta de Alex Muralha.

Depois de ser pressionado, o Figueira resolveu atacar. Assim, os catarinenses evidenciaram o lado emocional descontrolado do Atlético, como o próprio Levir Culpi gosta de destacar. Os donos da casa aproveitaram as falhas defensivas pelas alas, principalmente na direita, com Marcos Rocha, e chegaram à área alvinegra com algum perigo.

Um lance quase manchou o primeiro tempo. Leonardo Silva, que já estava amarelado, recebeu vermelho após o árbitro marcar bola na mão do zagueiro, na entrada da área do Atlético. Porém, a bola bateu na barriga do defensor. A lambança só foi desfeita porque o quarto árbitro informou o equívoco e o árbitro Marcelo Aparecido de Souza, de São Paulo, mudou a decisão. O capitão do Galo não foi para o vestiário e a partida seguiu normalmente.

Depois disso, os ânimos ficaram exaltados dos dois lados, mas, na parte técnica, o jogo esfriou. Os times chegaram menos ao campo adversário e tentaram encaixar contra-ataques.

Emoção no fim

O Atlético continuou apático na reta final em Florianópolis. Com lentidão e falta de ofensividade, o Galo cometia erros em excesso na marcação.

Carlos Alberto esteve perto de abrir o placar para o Figueirense, mas Jemerson salvou de cabeça quase em cima da linha. Minutos depois, Victor fez um milagre para evitar o gol dos catarinenses.

O Atlético melhorou um pouco depois que o técnico Levir Culpi mexeu no time. Marcos Rocha e Lucas Pratto saíram para as entradas de Patric e Thiago Ribeiro, respectivamente. Porém, quando não tinha mais argentino em campo, é que o clube passou a cruzar mais bolas na área.

Sem muita qualidade técnica, o segundo tempo no Orlando Scarpelli foi marcado por muitos erros de passe e poucas chances. Luan esteve perto de marcar, numa das poucas oportunidades claras do Atlético.

Quando tudo caminhava para um 0 a 0 sem graça, o Atlético marcou o gol da vitória. O Argentino Dátolo marcou um golaço no Orlando Scarpelli. Ele recebeu de Luan, deixou o marcador no chão e marcou de pé direito, sem chances para Muralha.

FIGUEIRENSE 0 X 1 ATLÉTICO

Figueirense
Alex Muralha; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Juninho; Fabinho, João Vitor, Rafael Bastos e Carlos Alberto (Marcelinho); Clayton e Thiago Santana (Celsinho)
Técnico: Hudson Coutinho

Atlético
Victor; Marcos Rocha (Patric), Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dátolo e Giovanni Augusto; Luan (Tiago) e Pratto (Thiago Ribeiro)
Técnico: Levir Culpi

Gol: Dátolo, aos 43 minutos (segundo tempo)

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local:
Florianópolis, 8 de novembro
Estádio: Orlando Scarpelli, às 17h

Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Miguel Cataneo Ribeiro (ambos de SP)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Marcos Rocha, Jemerson, Douglas Santos (Atlético); Leandro Silva, João Vitor (Figueirense)
Público: 11.156
Renda: R$ 171.020,00

Tags: galo atlético brasileiro libertadores corinthianssp