Atlético
None

ATLÉTICO

Com o curinga na manga

Mesmo com dois laterais-esquerdos, Levir Culpi improvisará Patric no duelo com o São Paulo. Jogador passou da condição de afastado a peça polivalente na equipe

postado em 17/11/2015 11:00 / atualizado em 17/11/2015 12:09

RODRIGO CLEMENTE /EM DA PRESS
O lateral-direito Patric fará mais uma vez o papel de curinga no Atlético. Mesmo com os laterais-esquerdos Pedro Botelho e Mansur à disposição, ele será improvisado no lugar do suspenso Douglas Santos, na partida contra o São Paulo, quinta-feira, no Morumbi, pelo Brasileiro. Será a 22ª atuação do jogador no campeonato. Já o goleiro tricolor Rogério Ceni, contundido no tornozelo direito, está vetado.

O atleta alvinegro chegou a ficar afastado por nove rodadas pela diretoria. O problema começou quando assinou pré-contrato com o clube turco Osmanlispor, no início de julho. Como seu vínculo com o Atlético termina no fim do ano, o jogador tem esse direito, mas a diretoria atleticana o afastou da equipe às vésperas do jogo contra o Internacional, permitindo apenas que ficasse treinando na Cidade do Galo. Patric também foi impedido de dar entrevista, medida que permanece mesmo depois do “perdão” dos dirigentes.

O diretor Eduardo Maluf explicou o afastamento, na época: “A gente vem se arrastando na negociação com o pai e empresário do jogador para ampliar o vínculo há mais de seis meses. Entendemos que não vamos esperar mais. Eu gosto de falar da atualidade, ele ainda não renovou o contrato e não vai ser utilizado”. Levir Culpi endossou a decisão da diretoria: “O jogador sai do foco, perde a concentração ou não se concentra como deveria. Sou a favor de fazer com que ele não jogue. O Patric está negociado praticamente, embora seja profissional ótimo. Eu acho de bom senso ele não participar dos jogos”.

Mas a necessidade falou mais alto e, mesmo sem alterar sua situação contratual, Patric voltou a jogar. Depois de ficar de fora da 11ª à 19ª rodadas, entrou no decorrer da vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em 23 de agosto. Desde então, ficou fora apenas três vezes. Antes da punição, havia deixado de jogar somente uma partida, suspenso.

ASSISTÊNCIAS E GOLS

Neste Brasileiro, Patric se destacou nas assistências. São seis, atrás apenas do armador Giovanni Augusto, com sete, e com o dobro das dos laterais titulares, Marcos Rocha e Douglas Santos. No último duelo, entrou no lugar de Marcos Rocha e participou do gol da vitória sobre o Figueirense. Em alguns compromissos, improvisado, chegou a ser escalado aberto na esquerda.

Ele balançou as redes duas vezes: no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, na estreia, e na vitória sobre o Fluminense por 2 a 1. “Sou muito grato a Deus por sempre me honrar e abençoar. Ao professor Levir, que pediu para eu vir para os jogos, e à diretoria, que acatou o pedido dele. Acredito que estejam todos felizes, minha família em casa e meu filho que vai nascer”, comentou após a partida contra o tricolor carioca, em 30 de agosto.