Atlético
None

ATLÉTICO

Preparador físico do Galo analisa trabalho, fala dos desafios no Brasil e evita polêmica com Inter

Fernando Piñatares, que foi alvo de cobranças no time gaúcho, comenta ainda sobre o calendário do futebol brasileiro e da experiência ao lado de Carlinhos Neves

postado em 22/01/2016 08:00 / atualizado em 22/01/2016 09:26

Rodrigo Clemente/EM/D.A/Press

A bola rola na próxima quarta-feira para o Atlético, na estreia da Primeira Liga, e uma maratona de jogos está pela frente para o time. Até o meados de abril, se o clube avançar às finais do torneio interestadual, o Galo terá uma semana inteira, para se dedicar à preparação dos atletas, apenas uma vez. A preparação e a recuperação dos atletas será fundamental para o elenco cumprir essa caminhada, cheia de viagens, algumas cruzando ares da América do Sul para a disputa da Copa Libertadores.

Com a palavra o preparador físico Jorge Fernando Piñatares. Profissional de confiança do técnico Diego Aguirre, com quem trabalha há sete anos, o uruguaio Pinatares foi alvo de questionamentos no Internacional, na temporada passada. Em entrevista ao Superesportes, o preparador físico rebate as críticas, comenta a preparação atleticana, fala dos métodos de trabalho e garante que o idioma não é problema na Cidade do Galo.

Cidade do Galo

“É uma estrutura espetacular, ficamos muito impressionados quando viemos pela primeira vez”

Peculiaridades do futebol brasileiro

“No Inter, trabalhamos com muito prazer com os jogadores, que sempre deram uma resposta positiva aos treinamentos que propusemos. A singularidade do jogador brasileiro é que é um bom jogador, entre os melhores do mundo, de muita técnica”.

Rodrigo Clemente/EM/D.A/Press
Críticas no Inter


“Estava no Uruguai e escutei alguma coisa. Não gosto de falar do passado. Quando tenho um contrato com um clube, esse é meu foco. Não falo de ninguém mais. Não gostei do que falaram, não sei o motivo. Agora, vocês não escutaram nenhum jogador falar algo ruim do trabalho. Não sei que capacidade tem quem disse algo para avaliar um trabalho. Não quero falar mais disso. Estou com muito prazer aqui, assim como também no Inter encontrei gente muito boa, o que facilitou meu trabalho”.

Cobranças maior ao profissional estrangeiro

“Todo profissional que trabalhei tem sido muito bom comigo. Sei que é difícil, que nós sofremos, talvez, uma cobrança maior, mas é assim. No Uruguai, talvez, seja difícil também para um estrangeiro. Não posso falar genericamente, porque encontrei pessoas espetaculares e profissionais de muito nível”.

Adaptação do método de trabalho à realidade do futebol brasileiro


“Sim (adaptei), tive de reorganizar algumas coisas, mas a essência do trabalho é o mesma que já fizemos em outros países. Temos que observar aqui que são muitas competições, muitas partidas”.

Calendário

“É um calendário com muitos jogos, muitas viagens. O Brasil é muito grande, viagens longas. Mas é a realidade daqui. Não tem como mudar. Vamos ajustar nessa realidade e dar condições para o jogador competir”.

Rodrigo Clemente/EM/D.A/Press
Rodízio de atletas


“Nós achamos que é importante dar possibilidade a todos os jogadores, o rodízio é uma forma para isso, para até encontrar determinados jogadores. A realidade mostrou que o rodízio deu certo. No Inter conseguimos revelar bons jogadores juvenis, ganhar uma taça (Campeonato Gaúcho) e uma boa classificação na Libertadores”.

Primeiros dias no Atlético

“Tenho gostado muito. Podemos fazer um trabalho bom. Continuamos com a nossa forma de trabalho, a forma como acreditamos. Ganhar uma taça foi importante, o comportamento dos jogadores vem sendo muito bom. Estamos no caminho certo”.

Trabalhar com Carlinhos Neves (coordenador técnico)


“Está sendo espetacular, uma pessoa excelente, um profissional com muita experiência no futebol, gosta do futebol, tem muitas conquistas. Uma pessoa humilde no trabalho, o que favorece o trabalho de todos, aumenta nossa capacidade de trabalho. Uma grata surpresa poder trabalhar com ele, já o conhecia, já tinha acompanhado seu trabalho no São Paulo. É uma referência que tenho de preparador físico no Brasil”.

Metodologia de trabalho

“Não é minha metodologia de trabalho, é nossa metodologia. Achamos que o treinamento tem de ser o mais integrado possível, que o jogador tem de receber uma carga de trabalho. Nós nos sentimos bem desse jeito”.

Avaliação física do elenco

“Normal, como qualquer time que começa a temporada depois de um mês de folga. Todos os jogadores se reapresentaram de uma forma aceitável”.

Rodrigo Clemente/EM/D.A/Press
Condição física do grupo para estrear na temporada


“É muito difícil falar em porcentagem. O que estamos fazendo é trabalhar em cima de objetivos lógicos. Espero que o Atlético esteja em boa forma”.

Comunicação com o elenco

“É em portunhol, às vezes em espanhol, às vezes tentamos falar em português. O idioma não é um obstáculo. Todos entendem o que falamos”.

Troca de conhecimentos na Europa (estágio no Atlético de Madrid)

“É sempre bom estar em novos lugares, onde se trabalha bem. Por exemplo o Atlético de Madrid, que tem crescimento importante na Espanha, na Europa. Tive a oportunidade de falar com eles. Foi muito importante. Estamos no caminho certo no que acreditamos”.

Diego Aguirre

“Nos conhecemos na seleção sub-20 do Uruguai, em 2009. Estamos desde então juntos, todos do corpo técnico. É um prazer”.

Tabela do Atlético até rodada final da fase de grupos da Libertadores

27/01 - Atlético x Flamengo - Primeira Liga
31/01 - Uberlândia x Atlético - Mineiro
06/02 - Figueirense x Atlético - Primeira Liga
10/02 - Atlético x Caldense - Mineiro
13/02 - Guarani x Atlético - Mineiro
17/02 – Melgar (PEU) x Atlético - Libertadores
21/02 - Atlético x Boa - Mineiro
24/02 - Atlético x Independiente del Valle (EQU) ou Guarani (PAR) - Libertadores
27/02 - URT x Atlético - Mineiro
02/03 - Atlético x América - Primeira Liga
06/03 - Atlético x Tombense - Mineiro
10/03 - Colo Colo (CHI) x Atlético - Libertadores
13/03 - América x Atlético - Mineiro
16/03 - Atlético x Colo Colo (CHI) - Libertadores
20/03 - Tupi x Atlético - Mineiro
23/03 - Semifinal - Primeira Liga
27/03 - Atlético x Cruzeiro - Mineiro
31/03 - Final - Primeira Liga
02/04 - Villa x Atlético - Mineiro
06/04 - Independiente del Valle (EQU) ou Guarani (PAR) x Atlético - Libertadores
10/04 - Atlético x Tricordiano - Mineiro
14/04 - Atlético x Melgar (PER) - Libertadores