Atlético
None

ATLÉTICO

Giacomini na beirada do campo e Roger nos camarotes: final une presente e futuro no Galo

Novo auxiliar tenta levar o time a feito histórico, sob os olhares do futuro técnico

postado em 07/12/2016 08:01 / atualizado em 06/12/2016 22:52

Bruno Cantini/Atlético
Roger Dias
Enviado especial

Porto Alegre – Eles nasceram no Rio Grande do Sul, têm quase a mesma idade e compartilham de ideias semelhantes no futebol. Nesta quarta-feira, estarão em locais separados na Arena Grêmio, mas defendendo as mesmas cores. No gramado, o técnico Diogo Giacomini terá a incumbência de fazer o Atlético recuperar o brilho para conquistar a Copa do Brasil. Nos camarotes, Roger Machado, futuro treinador alvinegro, começará a observar os atletas que comandará em 2017.

Na temporada que vem, ambos trabalharão lado a lado, já que Giacomini, de 37 anos, foi promovido a auxiliar técnico fixo da equipe. Ele vai ser o responsável por fazer o intercâmbio com as categorias de base e dar o suporte necessário para Roger nos treinos diários. Juntos, os treinadores tentarão implantar o estilo de jogo gaúcho no clube mineiro: com marcação forte e um time leve e frio.

Na noite desta quarta-feira, Giacomini terá a companhia de parentes mais próximos que moram em Santa Maria, que fica a 250 quilômetros distante de Porto Alegre. O treinador começou sua carreira em solo gaúcho, mas há sete anos teve a chance de trabalhar na base alvinegra. Ele se diz honrado com a chance na carreira e confia que fará grande trabalho na final: “Sou maduro e inteligente para saber a responsabilidade. Me sinto preparado para este desafio, tendo que reverter esse placar. Mas vou trabalhar com dedicação e todo o conhecimento possível para fazermos bom jogo.”

Roger Machado, de 41, conhece bem o Grêmio que entrará em campo na Arena, já que comandou os gaúchos por um ano e meio. Foi o treinador que efetivou joias como Ramiro, Pedro Rocha e Luan no time titular e conseguiu uma maneira de o experiente Douglas atuar com liberdade e eficiência. Todas essas virtudes o treinador passou para Giacomini numa conversa por telefone na semana passada. No bate-papo, eles trocaram informações sobre as armas dos gaúchos e sobre conhecimentos diversos no futebol. “Ele até me pediu sugestões de bairros para morar no ano que vem. Creio que esse trabalho será muito importante para o desenvolvimento conjunto de ambos”, afirma Giacomini.

Na reunião que fez com a diretoria, Roger sinalizou estar preocupado com a disputa da Florida Cup, torneio amistoso disputado nos Estados Unidos na primeira quinzena de janeiro. Como as férias dos jogadores foram adiadas para esta quinta-feira, eles devem voltar aos trabalhos somente em 9 de janeiro e, com isso, prejudicaria a pré-temporada. A viagem para os Estados Unidos deve ser no dia 11 e o Galo entrará em campo provavelmente três dias depois, contra o Bayer Luverkusen. O contrato prevê que a equipe entre com time titular.

Tags: atlético final arena técnico auxiliar galo roger machado diogo giacomini