Atlético
None

ATLÉTICO

Novo zagueiro do Galo deu pausa na carreira este ano para voltar 100% na temporada 2017

Felipe Santana se dedicou nos últimos seis meses à recuperação física; profissionais de Santa Catarina que acompanharam o defensor comentam como foi o processo

postado em 27/12/2016 06:30 / atualizado em 27/12/2016 13:29

Divulgação Atlético

A contratação de Felipe Santana pelo Atlético fez o torcedor alvinegro questionar: por que o zagueiro não atuou nos últimos seis meses? Falta de propostas, lesão ou uma opção do atleta? O Superesportes ouviu pessoas que conviveram com o jogador nesse período.

Foram oito temporadas na Europa até Felipe Santana tomar uma decisão no começo do segundo semestre deste ano: recusar propostas, dar uma pausa na carreira e se dedicar a sua recuperação física e mental, após o desgaste de anos no exigente futebol europeu, onde teve passagens pelo Borussia Dortmund (ALE), Schalke 04 (ALE), Olympiacos (GRE) e Kuban Krasnodar (RUS). “Muito obrigado aos ‘verdadeiros amigos’, que, mesmo descontentes com a minha decisão de parar e me dar um tempo, jamais deixaram de me apoiar”, escreveu Felipe no Instagram.

Aos 30 anos, o objetivo é retornar em alto nível em 2017. O local para cumprir essa nova caminhada já está definido: será o Galo.

Nos últimos seis meses, Felipe Santana viu em Florianópolis, onde surgiu para o futebol, no Figueirense, o local ideal para sua recuperação. Procurou profissionais de sua confiança e iniciou o tratamento.

Divulgação
A primeira parte desse processo foi acompanhada pelo fisiologista e fisioterapeuta Giuliano Mannrich, com quem o zagueiro já havia trabalhado na época de categoria de base no Figueira. “Ele precisava de um tempo, inclusive para a cabeça dele. Ele me disse que precisava de uns meses. Recebeu propostas, mas não aceitou, porque queria esse tempo para se tratar”, conta Mannrich.

Nenhuma lesão grave foi detectada em Felipe Santana. Porém, a sobrecarga de anos como profissional deixou algumas heranças: “Quando ele voltou da Europa, ele não tinha nenhuma lesão grave, de cruzado, menisco, ligamento, mas estava com bastante desequilíbrio muscular, tendinites, dores, bursites, lesões comuns de sobrecarga. Tinha também uma sobrecarga, anterior, no quadril, isso gerava uma dificuldade na corrida. Destreinamos ele, deixamos o Felipe três semanas fazendo tratamento só com gelo, ultrassom, laser. Depois começamos a parte de borracha, trabalhando a parte de reequilíbrio e, em seguida, a parte de estabilidade do joelho”, diz o fisiologista .

Intensivo Físico Específico

Divulgação
A segunda parte da recuperação de Felipe Santana foi com o preparador físico Damir Araújo, que adotou o método Intensivo Físico Específico.

“É um treinamento específico para futebol, já faço esse trabalho há alguns anos, faço o retorno de atletas quanto eles voltam de lesão. No caso do Felipe, o Giuliano constatou que não era nada grave. Foram dois meses e meio trabalhando entre condicionamento físico, preventivo de lesão, recuperação de musculatura. Deixei ele apto a jogar”, explica Damir .

Todo o trabalho foi voltado para as características do zagueiro. “No caso do Felipe, que é um zagueiro alto, fizemos um trabalho em cima disso, dentro das valências físicas dele. É um jogador muito rápido, com impulsão muito forte. Eu procuro fazer um trabalho semelhante ao que um clube de futebol faz, com bola, fortalecimento muscular, equilíbrio.”

Treinos no Figueirense

Instagram Felipe Santana
A reta final da recuperação do defensor foi no clube que o revelou. Nas dependências do Figueirense, Felipe Santana encontrou o ambiente necessário para finalizar o processo: “Como ele iniciou a carreira no Figueirense, eles abriram as portas para o Felipe fazer o complemento lá, com um grupo de atletas, fazendo minijogos, recebendo choque”, ressalta Damir Araújo.

Aprovado nos exames médicos no Atlético, Felipe assinou contrato por dois anos. Na Cidade do Galo vai dar sequência aos trabalhos. “É um atleta que responde muito rápido à carga. Se você der estímulo, ele vai responder rápido. Passou muitos anos na Alemanha, tem um senso de profissionalismo muito grande”, destaca o fisiologista e fisioterapeuta Giuliano Mannrich.

Em entrevista à TV Galo, Felipe Santana comenta o acerto com o clube: “Foram maravilhosos anos lá fora e aprendi muito, tanto profissionalmente como pessoalmente. Muitas coisas aconteceram na minha vida. Chego preparado. Sei que é um desafio gigantesco que temos que enfrentar este ano. O projeto do Atlético que me fez vir para cá. Prefiro não falar muito e sim mostrar um pouco mais para que lá na frente todos possamos sair vitoriosos nesse projeto.”

Tags: galo atlético felipe santana giuliano mannrich damir araujo