Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético supera Flamengo, volta a vencer em casa e reage no Campeonato Brasileiro

Galo inicia returno com vitória por 2 a 0 e salta cinco posições na tabela

postado em 13/08/2017 17:56 / atualizado em 13/08/2017 21:22

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Depois de mais de 40 dias, o Atlético voltou a vencer em casa pelo Campeonato Brasileiro. Recém-eliminado pelo Jorge Wilstermann na Copa Libertadores, o Galo buscou a reação diante do Flamengo, neste domingo, no Independência, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, e conquistou a vitória por 2 a 0. Fábio Santos, em cobrança de pênalti, e Rafael Moura marcaram os gols do triunfo que alivia a pressão no elenco atleticano.

Com o resultado, o Alvinegro quebra sequência de quatro derrotas em casa - Santos, Bahia, Vasco e Corinthians. Como mandante, a última foi no clássico contra o Cruzeiro, em 2 de julho, por 2 a 1, no Horto, pela 11ª rodada da Série A.  A vitória na abertura do returno do Brasileirão faz o Atlético subir da 15ª para a décima colocação, com 26 pontos. O time carioca aparece três lugares acima na tabela, com 29 pontos.

Atlético só entra em campo novamente daqui a oito dias. O time de Rogério Micale enfrenta o Fluminense, na segunda-feira que vem, às 20h, no Rio de Janeiro. Já o Flamengo recebe o Atlético-GO, no próximo sábado, no Estádio Luso-Brasileiro. Antes, o Urubu encara o Botafogo pela semifinal da Copa do Brasil, nesta quarta.



Vantagem alvinegra no Horto


O primeiro tempo no Independência começou bastante agitado. O Atlético se mandou ao ataque e logo arriscou de fora da área, com Elias. O Flamengo respondeu com Berrío, em finalização de primeira. Victor, em dois tempos, fez a defesa. O Galo manteve o ímpeto ofensivo, mas cedeu espaço para rápidas jogadas do time rubro-negro, especialmente com o jovem Felipe Lizeu. Aos 15 minutos, O Alvinegro abriu o placar no Horto. Luan, na grande área, recebeu lançamento de Adílson e acabou derrubado Miguel Trauco: pênalti. Na cobrança, Fábio Santos deslocou o ex-atleticano Diego Alves, exímio pegador de pênaltis, e mandou no cantinho esquerdo: 1 a 0.

As equipes seguiram apostando em jogadas em velocidade e arriscaram poucos cruzamentos. Aos 17 minutos, o Atlético teve chance para ampliar a vantagem. Luan avançou pela ponta direita e cruzou. Rhodolfo tentou o corte, e a bola sobrou para Elias, que mandou de primeira, mas à esquerda do gol, com muito perigo. Seguro na defesa, o Galo perdeu o zagueiro Gabriel, lesionado, aos 32 minutos.Rogério Micale escolheu Felipe Santana.

Com toques rápidos na intermediária, o Atlético levou perigo novamente à meta adversária, aos 37 minutos. Elias e Luan tabelaram, Fábio Santos recebeu, foi à ponta esquerda e cruzou para Adílson, na área. A conclusão do volante, porém, passou por cima do gol. Luan e Elias também arriscaram chutes de fora da área, mas sem êxito. Com os três meias – Everton Ribeiro, Berrío e Geuvânio –, o Flamengo aumentou o ritmo nos minutos finais da etapa e passou a cruzar bolas para a grande área. A zaga mineira se manteve firme e neutralizou as investidas rubro-negra.



Expulsão e reabilitação definida

Nos minutos iniciais do segundo tempo, o árbitro marcou infração do goleiro Victor por segurar a bola por mais de seis segundos. Após muita reclamação dos jogadores do Atlético, Trauco bateu a falta, a bola explodiu na defesa e saiu pela linha de fundo. Aos seis minutos, o peruano voltou a aparecer ao cometer falta em Marcos Rocha e receber o segundo cartão amarelo. Com um jogador a mais em campo, o Galo aumentou a vantagem no placar dois minutos mais tarde. Luan passou por Réver, avançou pela ponta direita e cruzou rasteiro. Rhodolfo não conseguiu afastar, Rafael Moura entrou livre e completou para o gol: 2 a 0.

Aos 16 minutos, Fábio Santos perdeu, cara a cara com Diego Alves, a oportunidade do terceiro gol atleticano.  O lateral-esquerdo aproveitou boa jogada entre Cazares e Luan, pela ponta direita, chegou rapidamente à área, mas bateu fraco, nas mãos do goleiro. Em vantagem, Rogério Micale realizou a segunda alteração: Otero no lugar de Adílson. Em pouco tempo em campo, o venezuelano tentou surpreender Diego Alves em dois lances, que terminaram em defesa e para fora. Já pelo lado do Flamengo, Jayme de Almeida colocou Cuellar e Vinícius Júnior nas vagas de Berrío e Lizeu.

Um dos melhores em campo, Luan foi substituído aos 30 minutos, por Yago, e recebeu aplausos da torcida. O Galo passou a administrar o resultado, cadenciou o jogo e controlou o Flamengo, que pouco ameaçou até o apito final.

ATLÉTICO 2 X 0 FLAMENGO

Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel (Felipe Santana, aos 32min do 1ºT) e Fábio Santos; Rafael Carioca, Adilson (Otero, aos 21min do 2ºT), Elias e Cazares; Luan (Yago, aos 30min do 2ºT) e Rafael Moura.Técnico. Rogério Micale.

Flamengo: Diego Alves; Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco; Willian Arão e Márcio Araújo; Everton Ribeiro, Berrío (Cuellar, aos 24min do 2ºT) e Geuvânio (René, aos 10min 2°T); Felipe Vizeu (Vinícius Júnior, aos 24min do 2ºT). Técnico. Jayme de Almeida.

Gols: Fábio Santos (aos 15min do 1º T) e Rafael Moura (aos 8min do 2ºT).

Cartões amarelos: Gabriel, Adílson, Rafael Carioca e Robinho (Atlético); Trauco e Rhodolfo (Flamengo)
Cartão vermelho: Trauco

Motivo:
20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: 13 de agosto de 2017 (domingo)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

Público: 11.031
Renda: R$ 235.523,00

Tags: interiormg seriea flamengorj atlético