Atlético
None

ATLÉTICO

Céu ou inferno: Atlético viverá encruzilhada na próxima rodada do Brasileiro

Galo pode subir para oitavo lugar ou ficar só a quatro pontos do Z-4

postado em 07/11/2017 11:00

Arte/EM/D.A Press

Com a derrota para o Santos no sábado (3 a 1), o Atlético perdeu duas posições no Campeonato Brasileiro e se distanciou da zona de classificação à Copa Libertadores. Mas nem tudo está perdido. Na próxima rodada, o Galo pode dar um salto na tabela, caso vença o Atlético-GO, lanterna da competição, em casa, e conte com uma combinação favorável de resultados. Mas o alvinegro estará também diante de uma encruzilhada: se perder, pode cair até para a 14ª colocação e, dependendo do destino dos times que estão abaixo dele, ficar a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento.

As últimas rodadas mostraram que o Atlético tem tido até sorte no que se refere aos resultados de seus concorrentes. O que tem faltado é competência para fazer o seu papel. Um exemplo está na rodada passada. O Fluminense derrotou o Botafogo e, embora o tricolor tenha encostado no Galo, ele segurou o Botafogo, que estacionou nos 47 pontos. Outros times que também derraparam foram Flamengo (derrotado pelo Grêmio), Vasco (que apenas empatou com o Vitória) e Atlético-PR, que perdeu para o Cruzeiro. Porém, o próprio Atlético não fez sua parte, sendo superado pelo Santos na Vila Belmiro, e tudo foi por água abaixo.

Na próxima rodada, amanhã e quinta-feira, o Galo terá mais uma chance de retornar à briga por uma vaga na Copa Libertadores. Novamente, contudo, a premissa será vencer sua partida – se isso não ocorrer, de nada adiantará uma combinação favorável de resultados.

Caso ganhe do Atlético-GO e o Vasco perca para o Santos, o Galo empatará com o time cruz-maltino em pontos (45). Os dois também terão o mesmo número de vitórias: 12. Nesse caso, a definição da oitava posição será no saldo de gols, e a vantagem é atleticana – os dois têm saldo negativo, sendo que o do mineiro está em dois gols e o do carioca em oito. Mas para conseguir essa reação, o Atlético ainda precisará que as equipes que estão imediatamente à sua frente no máximo empatem. É o caso de São Paulo, Bahia e Atlético-PR, que enfrentarão, respectivamente, Chapecoense, Avaí e Corinthians.

RISCO

Há, contudo, o outro lado da moeda: a temida aproximação da zona de rebaixamento. Hoje, esta diferença é de sete pontos, mas ao fim da quinta-feira pode reduzir para apenas quatro pontos. Se perder para o Atlético-PR e ver Fluminense e Chapecoense baterem Coritiba e São Paulo, respectivamente, o Galo cairá para 14º. Atualmente, os três primeiros times na zona de rebaixamento somam 35 pontos: o 17º, Vitória; o 18º, Ponte Preta; e o 19º, Avaí. Se eles vencerem seus jogos, contra Palmeiras, Grêmio e Bahia, respectivamente, chegariam aos 38. O alvinegro ainda tem número de vitórias superior a essa turma (duas a mais que baianos e paulistas e três a mais que os catarinenses), porém, entraria em campo ainda mais pressionado nas cinco rodadas finais do Brasileiro.

 “Ainda temos chances, são seis jogos, 18 pontos. E é isso que vamos buscar daqui pra frente. Vamos seguir firmes, isso não pode nos desestimular. Temos chance e vamos correr atrás”, diz Oswaldo de Oliveira, treinador alvinegro.

Tags: interiomg seriea atlético