MMA
None

UFC 165

Jon Jones vence Alexander Gustafsson por decisão unânime e mantém cinturão

Campeão tem luta dramática contra desafiante sueco, mas leva a melhor por pontos

postado em 22/09/2013 01:45 / atualizado em 22/09/2013 02:34

Josh Hedges/ZUFFA LLC via Getty Images

Jon Jones teve o desafio mais difícil desde que conquistou o cinturão dos meio-pesados do UFC. Mas mostrou por que é o campeão e considerado imbatível na categoria. Depois de quatro rounds complicados, ele foi bem melhor no quinto e último, o que determinou a vitória de ‘Bones’ diante do desafiante, o sueco Alexander Gustafsson, por decisão unânime - 49 a 46, 48  a 47 e 48a 47 . Foi uma luta principal inesquecível para os fãs de MMA em todo o mundo, no UFC 165, na madrugada deste domingo, em Toronto.

Jon Jones defendeu pela sexta vez o cinturão dos meio-pesados do UFC, ultrapassando o ex-campeão Tito Ortiz, integrante do Hall da Fama da organização. Mas, por muito pouco, ‘Bones’ não caiu para Alexander Gustafsson. O sueco adotou tática ofensiva, se movimentou muito bem e dificultou as ações do norte-americano, que se mostrou até perdido e indeciso em alguns momentos.

Entretanto, Jon Jones reagiu no fim do quarto round, acertando o sueco com uma forte cotovelada que pegou em cheio. A partir daí, o desafiante perdeu o gás. Sentiu o golpe e foi inteiramente dominado no quinto e último assalto. A vitória de ‘Bones’ acabou sendo justa, mas mostrou que qualquer lutador está sujeito a sair derrotado. Até mesmo um vencedor como o norte-americano, campeão desde março de 2011.

Depois da dramática vitória, diante de um público em êxtase no Air Canada Centre, Jon Jones admitiu que teve dificuldade e disse que não gostou da exibição. “Eu vou pedir licença por um bom tempo. Essa noite foi chocante em todos os sentidos. Eu não estou satisfeito com o que eu fiz, isso não estava no plano de jogo. Ele (Gustafsson) é um lutador muito duro, trabalhei muito o boxe, mas ele mostrou versatilidade. Eu preciso trabalhar mais”, declarou.

Ao desafiante, restou o consolo de ter sido o oponente mais difícil para a estrela do UFC. Gustafsson foi muito aplaudido pelos fãs em Toronto, sendo que alguns chegaram a vaiar o resultado que deu a vitória por unanimidade ao campeão. “É uma honra lutar contra um campeão. Ele foi muito duro, difícil, eu quero agradecer a todos que estão aqui. É por causa deles que estamos aqui”, enfatizou.

Futuro


Pela ordem da 'fila' de desafiantes, a bola da vez, agora, será o mineiro Glover Teixeira. Com cinco triunfos seguidos, ele foi anunciado como o próximo oponente do campeão, que continuou sendo Jon Jones. O lutador de Sobrália, na Região do Vale do Rio Doce, esteve presente ao Air Canada Centre, apareceu no telão, foi aplaudido e fez gestos para os fãs. E não escondeu a surpresa com a grande atuação de Gustafsson diante de 'Bones'.

A luta histórica


Gustafsson adotou estratégia impecável para encarar o campeão. Não ficou parado em nenhum instante, girou no octógono e procurou usar os jabs de esquerda para incomodar o dono do cinturão e se aproximar para os ganchos. Jon Jones, por sua vez, procurava manter distância com pisões no joelho. Mas o escandinavo arriscou tudo na trocação, já que é especialista no boxe.

Jon Jones percebeu que teria dificuldade e buscou mudar a estratégia, surpreendendo com as temidas cotoveladas giratórias. E também com os chutes altos. Mas Gustafsson continua pressionando, sem se intimidar. A postura do desafiante serviu para diminuir o ímpeto do número um, que teve bons momentos no segundo round. Só que foi alvo de sequências de jab e direto conectadas pelo sueco.

O terceiro round foi o mais complicado para o campeão. Jon Jones foi atingido de forma constante e se incomodou ao não conseguir manter a distância. ‘Bones’ estava visivelmente irritado com a postura ofensiva do oponente. A situação se manteve no assalto seguinte, quando Gustafsson encaixou mais uppercuts e ganchos. Com o olho direito ‘magoado’ e sangrando bastante, Jones mostrou por que é o grande nome do momento no MMA. Ele conseguiu evitar o que poderia ser uma derrota certa com vários golpes no fim do quarto round e acertou uma cotovelada muito forte, que ‘balançou’ o sueco.

Gustafsson sentiu muito o golpe e não foi páreo para Jon Jones no quinto round. Bem mais inteiro e confiante, o campeão foi para cima, conectou bons golpes até derrubou o oponente, que conseguiu se levantar. O sueco resistiu até o fim, mas não impediu a sexta defesa de cinturão do campeão, que conquistou a décima vitória seguida no UFC. Ainda não foi dessa vez que ‘Bones’ foi surpreendido no octógono mais badalado do mundo.

Resultados do UFC 165

Card principal

Jon Jones venceu Alexander Gustafsson por decisão unânime e manteve o cinturão dos meio-pesados
Renan Barão venceu Eddie Wineland por nocaute técnico no segundo round e manteve o cinturão interino dos galos
Brendan Schaub venceu Matt Mitrione por finalização com um triângulo no primeiro round
Francis Carmont venceu Costa Phillipou por decisão unânime
Khabib Nurmagomedov venceu Pat Healy por decisão unânime

Card preliminar

Myles Jury derrotou Mike Ricci por decisão dividida
Wilson Reis venceu Ivan Menjivar por decisão dividida
Stephen Thopmson venceu Chris Clements por nocaute no segundo round
Mitch Gagnon venceu Dustin Kimura por finalização com uma guilhotina no primeiro round
John Makdessi venceu Renee Forte por nocaute no primeiro round
Michel Trator venceu Jesse Ronson por decisão dividida
Alex Caceres venceu Roland Delorme por decisão dividida
Daniel Omielanczuk venceu Nandor Guelmino por nocaute no terceiro round

Tags: ufc Jon Jones Alexander Gustafsson UFC 165 cinturão dos meio-pesados