MMA
None

GUNG LE

Cung Le se diz surpreso com resultado de antidoping e nega uso de substâncias proibidas

Vietnamita divulgou nota estranhando nível elevado de GH que causou punição

postado em 02/10/2014 19:02 / atualizado em 02/10/2014 19:12

Redação /Superesportes

Mitch Viquez/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Suspenso por um ano ao ser flagrado no exame antidoping realizado depois do UFC Fight Night 48, em 23 de agosto, em Macau, Cung Le promete investigar a fundo o caso. O vietnamita, que apresentou índice elevado de hormônio de crescimento (GH) no teste, o que motivou a punição, divulgou comunicado aos fãs no qual negou com veemência o uso de substâncias proibidas.

Cung Le disputou a luta principal do UFC Fight Night 48 e acabou nocauteado pelo inglês Michael Bisping no quarto round, deixando o octógono com o rosto praticamente desfigurado. Na semana do evento, ele postou uma foto no Instagram que provocou dúvidas sobre o uso de esteróides, pelo visual cheio de músculos e muito vascularizado. Na ocasião, o vietnamita radicado na Califórnia negou que tivesse utilizado substâncias proibidas durante o camp de preparação.

Nesta quinta-feira, Cung Le divulgou nota aos fãs e prometeu que vai investigar a fundo todos os exames feitos. O lutador, de 42 anos, famoso por participar de filmes de ação em Hollywood, garantiu que não usou substâncias consideradas dopantes e chegou até a cogitar um erro no procedimento dos testes de GH. Confira o comunicado:

“Fiquei completamente surpreso com os resultados do meu exame antidoping recente. Eu fui informado pelo UFC que passei nos testes antes e depois da luta, assim como na maioria dos exames de sangue, com a única alteração sendo o elevado nível de GH. Eu testei negativo para esteróides anabolizantes, estimulantes, diuréticos, agentes mascaradores e os meus níveis de testosterona estão de acordo com a Agência Mundial Anti-Doping e a Comissão Atlética do Estado de Nevada. Meus limites foram aprovados três vezes, duas com exame de urina e outra com teste de sangue, coletados antes e depois da luta. Assim fica difícil aceitar como correto esse resultado do teste de GH. Isso também me levou a questionar os procedimentos do teste.

Fui informado de que há muitas razões possíveis para o nível de GH exceder o permitido, e meus médicos estão pesquisando essas possibilidades, que podem incluir um grave problema de saúde. Também fui informado sobre a falta de confiabilidade dos testes atuais de GH e que há uma elevada taxa de imprecisão.

"Eu quero reiterar aos meus fãs e os fãs de artes marciais mistas em todo lugar que eu não tomei quaisquer substâncias dopantes ou qualquer coisa que possa levar meu nível natural de GH a exceder os níveis normais."

Tags: substâncias antidoping exames gh ufc vietnamita hormônio de crescimento Cung Le