Atlético
None

ATLÉTICO

Moleza? Avaí que enfrentará Galo no returno é quase igual' ao histórico Corinthians

Campanha do time catarinense nos quatro jogos do segundo turno se equipara à alvinegra paulista no início do Campeonato Brasileiro; compare os resultados

postado em 12/09/2017 12:30 / atualizado em 12/09/2017 12:02

Bruno Cantini/Atlético
Até um mês atrás, encarar o Avaí era quase sinônimo de três pontos garantidos. A equipe vinha de maus resultados, não conseguia marcar gols e penava especialmente nos jogos em casa. Mais de 30 dias depois, o cenário que o Atlético enfrentará neste domingo é completamente oposto. Isso porque os catarinenses iniciaram o returno do Campeonato Brasileiro com moral, e pasmem: na segunda metade da Série A, possuem campanha quase idêntica à conquistada pelo histórico Corinthians do primeiro turno.

É isso mesmo. Em quatro rodadas, o Avaí venceu três jogos e empatou um. Os dez pontos são os mesmos que o líder do Brasileirão conquistou nessa quantidade de partidas no turno inicial. A diferença é que o Corinthians teve saldo de gols melhor: quatro contra três dos catarinenses.

A melhora do Avaí começou ainda no primeiro turno. Depois de sofrer uma sonora goleada por 5 a 0 para o Atlético-PR, a equipe mudou - e muito. Na 19ª rodada, empate sem gols com o terceiro colocado Santos. O returno começou com triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória, em Salvador. Na sequência, empate por 1 a 1 com o São Paulo e outras duas vitórias pelo placar mínimo contra a rival Chapecoense e o Sport.

Os bons resultados refletiram claramente na tabela. Os cinco jogos de invencibilidade tiraram o Avaí da zona de rebaixamento e colocaram o time na 14ª posição, com 28 pontos - dois a mais que o 17º colocado Vitória.

“A responsabilidade só aumenta, sabíamos que em algum momento sairíamos, mas temos que brigar para nos afastar. E vamos buscar o título do returno, a cada jogo vamos ter a entrega pelo resultado”, avaliou o confiante Claudinei Oliveira.

O treinador é um dos poucos que ainda resiste no cargo nos times da Série A. Ele foi anunciado como novo comandante do Avaí em 24 de agosto de 2016. Levou a equipe à elite do futebol nacional e, mesmo com os maus resultados iniciais, teve a confiança da diretoria para continuar o trabalho na Primeira Divisão. O resultado? Na última semana, ganhou moral com o bom rendimento do time e renovou contrato até o final de 2018.

O turno do Corinthians

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
O primeiro turno alvinegro foi histórico. Afinal, os 47 pontos conquistados nas 19 rodadas iniciais fizeram da campanha corintiana a melhor da história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes. Anteriormente, a marca pertencia ao returno do Palmeiras de 2016. Na ocasião, a equipe alviverde conquistou 44 pontos.

A campanha do Corinthians começou com empate por 1 a 1 com a Chapecoense e triunfos sobre Vitória (1 a 0), Atlético-GO (1 a 0) e Santos (2 a 0).

É cedo para prever campanha minimamente parecida do Avaí no segundo turno. Afinal, tradição e investimento são inferiores em relação ao Corinthians. Mesmo assim, a partida contra o Atlético tende a ser complicada.

“O Avaí é o líder do returno. Está fazendo uma grande campanha, e sabemos das dificuldades que vai ser o jogo lá (em Santa Catarina)”, disse o zagueiro atleticano Gabriel, em entrevista coletiva nessa segunda-feira.

O Atlético visita o Avaí neste domingo, na Ressacada. A partida, marcada para 11h, vale pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 30 pontos ganhos e na 11ª posição, o time alvinegro tenta se reaproximar do G6 após tropeço contra o Palmeiras.

Tags: atleticomg interiormg galo futnacional seriea avaisc corinthianssp