Atlético
None

ATLÉTICO

Defensor? Rival do Atlético na Libertadores pode mudar de última hora

Punido pela Conmebol por escalação irregular, o Barcelona de Guayaquil-EQU segue confiante na classificação

postado em 13/02/2019 19:34 / atualizado em 15/02/2019 19:00

RODRIGO BUENDIA/AFP

A um passo dos grupos, o Atlético se prepara para encarar o Defensor-URU na terceira fase da Copa Libertadores. Existe a possibilidade, entretanto, de o rival ser outro. Isso porque o Barcelona de Guayaquil-EQU ainda acredita que conseguirá eliminar o time uruguaio da principal competição continental.

Em campo, o Defensor perdeu os dois jogos. No duelo de ida, o Barcelona venceu por 2 a 1, no estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai, no último dia 6. O resultado, entretanto, se transformou num 3 a 0 a favor dos uruguaios por conta da escalação irregular do volante Sebastián Pérez.

A volta foi disputada na noite dessa terça-feira, no estádio Monumental, em Guayaquil. O Barcelona ganhou de novo. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente para reverter o 3 a 0 da ida. Diante desse cenário, dirigentes do clube e da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) intensificaram as ações para reverter a punição da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divulgada na véspera do segundo jogo.

Entenda o caso

Após a derrota em casa na partida de ida, o Defensor acionou a Conmebol por conta da suposta escalação irregular de Sebastián Pérez. O Tribunal Disciplinar da entidade acatou o pedido e corroborou com a interpretação de que o volante de 25 anos não foi inscrito na Copa Libertadores dentro do prazo estabelecido pelo artigo 19 do regulamento. A punição foi confirmada na véspera da partida de volta.

O Barcelona recorreu. O entendimento é que os documentos foram enviados no prazo, mas, por um erro da Federação Equatoriana de Futebol, a inscrição não foi realizada no período correto. Por isso, clube e FEF ainda apostam que o resultado em campo se sobressaia a um erro externo.

“Que os culpados tenham a oportunidade de nos dizer porque isso aconteceu e se isso realmente foi uma negligência que afeta tanta gente, como parece que afeta. Certamente teremos que tomar decisões duras a esse respeito. Vamos apoiar nossa equipe até o final. Nos colocamos às ordens desde a última semana. Temos conversado com pessoas da Conmebol. Agora, estamos trabalhando arduamente com o Barcelona na apelação”, avisou o recém-empossado presidente da FEF, Francisco Egas.

Ele e o presidente do Barcelona, José Francisco Cevallos, foram, nesta quarta-feira, a Assunção, capital do Paraguai, para reivindicar os pontos do jogo de ida na sede da Conmebol. A FEF reconhece o erro, que ocorreu num momento de transição entre a gestão anterior e a atual.

“Acreditamos que um erro administrativo de um funcionário não pode, de alguma maneira, apagar o resultado esportivo que conseguiu no Uruguai. Ainda mais quando esse funcionário não tem nada a ver com o Barcelona. Quero dizer à torcida do Barcelona que vamos fazer até o impossível, primeiro para estabelecer os culpados disso. Lamentavelmente, aconteceu exatamente no momento da transição. São funcionários que vêm de administrações passadas. Isso aconteceu numa sexta-feira, dia 1º de fevereiro, quando nós ainda nem tínhamos assumido. Mas isso não tira a responsabilidade da Federação”, completou Egas.

O presidente do Barcelona prometeu ir até o final em busca da classificação. “Os jogadores já fizeram seu trabalho. Agora, cabe a nós. Vamos com força e com a documentação necessária para demonstrar que o Barcelona foi o grande prejudicado”, disse após a vitória na partida de volta.

O Defensor

Após a derrota no segundo jogo, o técnico do Defensor, Jorge da Silva, admitiu que classificar com dois reveses não é a forma mais empolgante de se conseguir uma vaga. O comandante, entretanto, preferiu deixar as questões judiciais de lado. “Não é problema meu o que acontece a nível regulamentário. O regulamento existe para ser cumprido. Eu não o inventei, é algo que já está previsto”, disse.

Os jogos do Atlético

As partidas da terceira fase serão disputadas nas duas próximas semanas, com datas ainda não definidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Os jogos de ida estão previstos para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro. Os de volta, entre 26 e 28 do mesmo mês. Por estar melhor posicionado no ranking da entidade, o Atlético será o mandante do segundo duelo.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo libertadores2019