Atlético
None

ATLÉTICO

Cobrança, bola no chão, pressão na marcação: o que vimos do treino do Atlético, que teve mais tempo liberado para a imprensa

Técnico Rafael Dudamel mais uma vez foi firme nas cobranças

postado em 17/01/2020 18:55

(Foto: Bruno Cantini/ Agência Galo / Atlético)
Técnico Rafael Dudamel manteve mistério sobre a escalação do time para a estreia na temporada, mas permitiu que os jornalistas acompanhassem a atividade por mais tempo.

No início da semana, o técnico Rafael Dudamel determinou: a imprensa terá acesso apenas aos 15 primeiros minutos dos treinos do Atlético na Cidade do Galo. Ou seja, apenas o aquecimento. Nesta sexta-feira, porém, o venezuelano deu uma “colher de chá” e liberou a permanência dos repórteres por quase 40 minutos.

Nesse tempo, nada de indícios sobre o time titular para a estreia na temporada, marcada para a próxima terça-feira, contra o Uberlândia. Porém, foi possível observar atividades em campo reduzido, que mostram balizas do trabalho do venezuelano e algumas ideias de jogo para o Atlético.

Dudamel dividiu o elenco em quatro times de seis jogadores. Numa metade do campo 5, duas dessas equipes se enfrentaram num trabalho de troca de passes pelo chão em busca do gol. Lançamentos só eram permitidos a partir do quinto toque na bola.

O auxiliar Joseph Alí Cañas foi o responsável por comandar essa parte da atividade. As cobranças eram por marcação pressão em quem tinha a bola e, é claro, toques rápidos e rasteiros a partir do goleiro.

Na outra metade do campo, as duas demais equipes - reforçados por um “curinga” - também se enfrentaram num jogo de toques rápidos e rasteiros, com marcação pressão do adversário. Nessa atividade, os jogadores buscavam um “mini-gol”. Portanto, os goleiros não participaram. Os derrotados tinham que fazer 20 flexões, contadas por Dudamel.

O técnico, aliás, mais uma vez foi firme nas cobranças. Seguidas vezes, o venezuelano pediu que os jogadores “competissem” ao longo da atividade. Tem sido esse o tom dos treinamentos durante a pré-temporada. Neste sábado, e elenco trabalhará nos períodos da manhã e da tarde, sem a presença da imprensa.

Desfalques

O lateral-direito Patric não participou do treinamento em campo na tarde desta sexta-feira. O jogador ficou na academia para trabalhos físicos especializados. Já o volante Gustavo Blanco e o meia Rómulo Otero seguem o processo de recuperação de lesões e, portanto, também ficaram de fora da atividade. O goleiro Cleiton e o lateral-direito Guga seguem fora, já que estão com a Seleção Brasileira sub-23 para a disputa do Pré-Olímpico da Colômbia.

Com contrato renovado, o meia Nathan treina com bola desde o último fim de semana. Nesta sexta-feira, porém, o jogador fez trabalhos à parte no campo 5. Ele tem preparação “atrasada” em relação aos companheiros, já que iniciou a pré-temporada mais tarde em função da indefinição sobre a permanência no Atlético.

Estreia

O fim do mistério sobre o estilo de jogo proposto por Dudamel será nesta terça-feira. O Atlético visita o Uberlândia, no Parque do Sabiá, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. A partida está marcada para 21h30.


Tags: atleticomg seriea dudamel