Atlético
None

ATLÉTICO

Em retorno ao Atlético, Diego Tardelli busca nova redenção na carreira

Atacante chega para recuperar o bom futebol

postado em 13/02/2020 06:00 / atualizado em 13/02/2020 15:32

(Foto: Alexandre Guzanshe / EM DA PRESS)

Diego Tardelli está de volta ao Atlético. Mais uma vez, o atacante chega ao clube em busca de uma redenção na carreira. Esta será a terceira passagem de Tardelli pelo Galo (2009-2011, 2013-2014 e 2020). Pela segunda vez, o jogador é contratado em baixa e tenta resgatar seu bom futebol.

Tardelli estava no Grêmio. Ele deixou o clube após assinar rescisão contratual em janeiro deste ano. O atacante chegou ao Tricolor Gaúcho em fevereiro de 2019, figurando como principal contratação da temporada. Ele, contudo, viveu um dos piores momentos da carreira.

Com a camisa do time gaúcho, Tardelli atuou em 47 jogos e marcou sete gols, uma média de 0,15 gol por partida. O desempenho do atacante ficou tão abaixo que até o presidente tricolor chegou a cobrá-lo publicamente: “O Grêmio fez um grande investimento nesse jogador e espera dele sempre uma posição de protagonismo. Estamos chegando a um ponto em que está na hora de decidir. O jogador tem que dar a resposta”, disse Romildo Bolzan, em agosto do ano passado.

Tardelli não deu a resposta esperada e fez um acordo para deixar o Grêmio. Ele acerta com o Galo na tentativa de voltar a sorrir. “Não tem jeito, eu sou feliz aqui”, escreveu Tardelli, no Instagram.

(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Primeira passagem pelo Atlético


Tardelli foi contratado pelo Atlético pela primeira vez no dia 9 de janeiro de 2009. Ele acertou com o clube depois de uma passagem com pouco brilho no Flamengo. No início do ano 2008, o atacante viveu bons momentos na conquista do Campeonato Carioca. Ele marcou um dos gols da vitória do Rubro-Negro sobre o Botafogo (3 a 1), no último jogo da final. Ele era reserva de Souza. Em agosto, fraturou dois ossos do antebraço direito. Perdeu espaço e foi vendido ao Atlético. Era um pedido do técnico Emerson Leão.

No Atlético, ele virou ídolo. A estreia dele ocorreu contra o Cruzeiro, em jogo em Montevidéu, pelo Torneio de Verão. O Galo perdeu o jogo, mas Tardelli marcou dois gols. Ele, aliás, tornou-se um carrasco da Raposa. Em 19 partidas pelo clube alvinegro contra o time estrelado, são nove gols marcados - média de quase um gol a cada dois jogos.

A primeira temporada de Tardelli pelo Atlético foi em alto nível. No Campeonato Mineiro de 2009, marcou 16 gols em 16 partidas. A ótima fase foi mantida no Brasileirão, torneio no qual foi artilheiro, ao lado do centroavante Adriano, do Flamengo, com 19 gols.

Em 2010, Tardelli conquistou o primeiro título com a camisa do Atlético, o Campeonato Mineiro. Nos dois jogos da decisão contra o Ipatinga, ele marcou dois gols. O atacante sofreu com algumas lesões, mas fechou o ano como vice-artilheiro do time, com 25 gols. Obina fez 28. Em março de 2011, ele acertou sua saída para defender o Anzhi Makhachkala, da Rússia. Nesta primeira passagem, foram 114 partidas e 73 gols marcados.

Europa, Catar e retorno ao Galo

(Foto: Bruno Cantini / Atlético)


No futebol russo, Tardelli não conseguiu mostrar seu melhor futebol. Pouco adaptado ao time e ao clima da província do Daguestão, o atacante fez apenas 14 jogos. No início de 2012, ele foi vendido ao Al-Gharafa. No time do Catar, voltou a jogar bem. Logo no primeiro ano, conquistou a Copa do Emir. O bom futebol do atacante chamou a atenção do Atlético, que tentou por várias vezes contratá-lo. Até que o então presidente Alexandre Kalil conseguiu viabilizar a volta do jogador.

As negociações se arrastaram, mas o atacante chegou a Belo Horizonte no dia 5 de fevereiro. Centenas de atleticanos foram ao Aeroporto de Confins recepcionar o ídolo alvinegro. Ao lado de Jô, Bernard e Ronaldinho Gaúcho, Tardelli fez parte de um quarteto inesquecível. Em uma campanha emocionante, cheia de reviravoltas, o Galo conquistou a Copa Libertadores de 2013. O time alvinegro também levou o Campeonato Mineiro daquele ano.

Em 2014, Tardelli foi um dos destaques da Copa do Brasil. Ganhou o prêmio de melhor jogador do torneio e marcou o gol da finalíssima contra o Cruzeiro, vitória alvinegra por 1 a 0, no Mineirão. No primeiro jogo, o Galo venceu por 2 a 0. Posteriormente, conquistou a Recopa Sul-Americana, seu último título com a camisa alvinegra. Em janeiro de 2015, foi vendido ao  Shandong Luneng, da China.

(Foto: Sidney Lopes / EM DA PRESS)

Ficha


Nome: Diego Tardelli Martins
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 10 de maio de 1985
Local: Santa Bárbara d’Oeste-SP

Números no Galo


Atlético 2 x 4 Cruzeiro - 17/01/2009 estreia
Atlético 1 x 2 Coritiba - 30/11/2014 último jogo
112 vitórias
50 empates
57 derrotas


Títulos


Campeonatos Mineiros de 2010 e 2013
Copa Libertadores da América de 2013
Recopa Sul-Americana de 2014
Copa do Brasil de 2014

Tags: tardelli mercado atleticomg redenção mercadobola