Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Savarino brilha, e Atlético vence Flamengo em duelo de favoritos ao título

Venezuelano fez os dois gols da vitória alvinegra por 2 a 1 no Mineirão

postado em 07/07/2021 20:55 / atualizado em 07/07/2021 21:06

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 
O Atlético venceu pela terceira vez consecutiva no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, no Mineirão, o Galo teve um começo de segundo tempo arrasador para superar o Flamengo, por 2 a 1, em duelo válido pela 10ª rodada da Série A. O dono do jogo foi o venezuelano Savarino, autor dos dois gols do triunfo atleticano no Gigante da Pampulha. Willian Arão, na reta final, marcou pelo rubro-negro. 

 
Depois de um primeiro tempo de pouca ação, Savarino precisou de apenas sete minutos para decidir a partida. Com assistências 'açucaradas' de Hulk e Mariano, o venezuelano garantiu a 59ª vitória do Galo em 100 jogos no novo Mineirão, reinaugurado em 2013.
 
Com o resultado positivo no Gigante da Pampulha, o Atlético se manteve na quarta posição, agora com 19 pontos, três a menos que o líder Palmeiras. Já o Flamengo permanece com 12 e passa a ocupar o 11° lugar.
 
Os dois times voltam a campo no fim de semana. O Atlético visita o América, no Independência, sábado, às 19h. Já o Flamengo joga no domingo, contra o Juventude, às 18h15, no Maracanã.

 

O jogo

 
O técnico Cuca fez duas mudanças no Atlético em relação ao último jogo: saíram Igor Rabello, que ficou no banco de reservas, e Nacho Fernández, lesionado, para as entradas de Nathan Silva, reestreando pelo clube, e Junior Alonso, de volta após a disputa da Copa América. 
 
Já o Flamengo também entrou em campo com mudança na defesa: Bruno Viana assumiu o lugar de Gustavo Henrique.
 
O primeiro tempo foi de alternâncias no domínio do jogo, mas com poucas chances de perigo. O Atlético utilizava dois de seus zagueiros no momento ofensivo: Nathan Silva pela direita, e Junior Alonso pela esquerda. Sem a bola, um deles aparecia para dar combate no rival rubro-negro na intermediária. 
 
O Flamengo atuou com um losango no meio-campo. Arão, mais recuado, tinha a função de ajudar na saída de bola, mas teve dificuldades em função da forte e incansável marcação de Zaracho. Mais ofensivos estavam João Gomes, pela direita, Michael, pela esquerda, e Arrascaeta centralizado, mas apoiando nos dois lados. O uruguaio foi o jogador mais perigoso do rubro-negro no primeiro tempo.
 
Os dois times subiram a marcação muitas vezes para pressionar a saída de bola durante a etapa inicial. A estratégia foi mais efetiva para o Atlético, que conseguiu recuperar a posse em algumas oportunidades, mas não foi eficiente para concluir em gol. 
 
Para o segundo tempo, o Flamengo mexeu duas vezes: saíram Isla e Bruno Viana para as entradas de Matheusinho e Hugo Moura. O Atlético mudou taticamente, com Hulk caindo mais pela direita e Savarino mais centralizado e do lado esquerdo.
 
E o Galo voltou avassalador do intervalo. Aos 5', Mariano levantou na entrada da área para Zaracho, que tocou de primeira e deixou Hulk à frente do zagueiro. O atacante ajeitou a bola para Savarino, livre, fuzilar e abrir o placar: 1 a 0.
 
E não deu tempo do Flamengo respirar. Réver fez lançamento espetacular para Mariano, que ganhou na velocidade de Filipe Luís. O lateral-direito do Galo cruzou rasteiro para Savarino chegar finalizando e ampliar: 2 a 0.
 
O Atlético ainda teve a chance do terceiro pouco depois, com Nathan Silva, que cabeceou para boa defesa de Diego Alves.
 
Depois disso, o Atlético baixou suas linhas e deixou o Flamengo com a bola. O Galo apostava no contra-ataque e dava poucos espaços ao rubro-negro. Com a bola, o time visitante tinha dificuldades em finalizar as jogadas. Mas, numa bola aérea, Renê cobrou escanteio para Willian Arão cabecear e diminuir o placar: 2 a 1.

O jogo ficou quente nos minutos finais. Depois do gol, Arrascaeta saiu cara a cara com Everson, que salvou o Galo e garantiu o triunfo no Mineirão. 
 

ATLÉTICO 2 X 1 FLAMENGO

 
Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê e Matías Zaracho (Nathan, 32/2°T); Savarino (Marrony, 34/2°T, depois Eduardo Sasha, 40/2°T) e Hulk (Jair, 46/2°T)
Técnico: Cuca
 
Flamengo
Diego Alves, Isla (Matheusinho, intervalo), Rodrigo Caio, Bruno Viana (Hugo Moura, intervalo) e Filipe Luís (Renê, 28/2°T); Willian Arão, João Gomes, Michael (Rodrigo Muniz, 28/2°T) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro
Técnico: Rogério Ceni
 
Gols: Savarino, 5/2°T e 7/2°T; Willian Arão, 42/2°T
Cartões amarelos: João Gomes, 28/2°T; Marrony, 38/2°T
 
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira, 7 de julho de 2021, às 19h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
 
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

Tags: galo atlético interiormg flamengorj seriea