CRUZEIRO 100 ANOS
None

CRUZEIRO 100 ANOS

Ronaldo, o 'Fenômeno' dado pelo Cruzeiro ao futebol mundial

Em 2011, Tostão afirmou ao Superesportes que Ronaldo foi o maior jogador que passou pelo Cruzeiro

postado em 24/12/2020 06:55 / atualizado em 24/12/2020 12:04


(Foto: Washington Alves/EM/D. A Press)
A intenção do técnico Pinheiro em 25 de maio de 1993 era apenas escalar um time reserva para enfrentar a Caldense, pelo Campeonato Mineiro. O júnior Ronaldo foi chamado para compor o ataque com o também desconhecido Daniel e, pela primeira vez, entrou em campo como profissional. Na época, o craque de 16 anos disputava jogos pela manhã pela categoria juvenil e à tarde pelos juniores, tamanha sua habilidade.

Pouco mais de dois meses depois, Ronaldo foi levado pelo técnico Carlos Alberto Silva para uma excursão a Portugal com o time profissional do Cruzeiro. Voltou titular e nunca mais deixou a condição de artilheiro e craque do time. E foi assim por toda a carreira.

(Foto: Arquivo EM)


Em 2011, Tostão, ícone da história centenária do Cruzeiro, afirmou em entrevista ao Superesportes: “Ele (Ronaldo) foi, com certeza absoluta, o maior jogador que passou pelo Cruzeiro. Não é que ele tenha sido o maior jogador do Cruzeiro, pois ficou pouco tempo no clube, mas ele deixou sua marca como eu, o Dirceu Lopes e tantos outros. Realmente, ele foi um grande jogador”.

De fato, Ronaldo não tem a mesma identificação com o Cruzeiro que os campeões da Taça Brasil de 1966 ou da Libertadores de 1976, por exemplo. Mas, sem dúvida, nenhum outro jogador oriundo da base cruzeirense alcançou, nesses 100 anos de existência do clube, o status que o Fenômeno conseguiu no futebol mundial.  

Ronaldo jogou no Cruzeiro entre o segundo semestre de 1993 e o primeiro de 1994. No pouco tempo de clube, virou unanimidade entre os torcedores. Marcou 56 gols em 58 jogos (55 como titular), foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores aos 16 anos, artilheiro do Campeonato Mineiro e convocado para a Copa do Mundo de 1994.


Momentos


Depois da estreia diante da Caldense, no interior, Ronaldo teve sua primeira chance de atuar no Mineirão em 28 de julho de 1993, no clássico contra o Atlético. 

Mineirão


A partida que decidiria o vice-campeão mineiro daquele ano se tornou um mero amistoso, já que o STJD acatou recurso do Atlético pedindo mudança no critério para se decidir o segundo lugar do campeonato. Ronaldo entrou no decorrer da partida no lugar de Tôto. O time celeste venceu por 2 a 1.

(Foto: Paulo Filgueiras/EM/D. A Press)


Os números do ex-atacante no Mineirão são dignos de um fenômeno. Ele é o jogador do Cruzeiro com a melhor média de gols (1,19) do estádio. Foram 32 em 27 jogos, entre 1993 e 1994.

Cinco gols contra o Bahia


Se no primeiro jogo ele teve atuação discreta, não faltaram momentos marcantes no estádio. No Campeonato Brasileiro de 1993, na goleada do Cruzeiro por 6 a 0 sobre o Bahia, Ronaldo balançou as redes cinco vezes. Ainda é o maior goleador do clube numa só partida do Campeonato Brasileiro – recorde igualado por Alex, em 2003.

(Foto: EM/D. A Press)


Um dos gols desse massacre sobre o clube baiano entrou para antologia do futebol. Após a defesa de um chute, o então goleiro do Bahia, Rodolfo Rodriguez, soltou a bola para reclamar com a defesa. Esperto, Ronaldo aproveitou a bobeira, tomou-lhe a bola e marcou.

Deixou o gringo no chão


Em 1994, ele foi campeão mineiro. No duelo mais esperado da temporada, o garoto se destacou ao marcar três gols da vitória por 3 a 1 sobre o rival Atlético, que à época tinha um time recheado de estrelas, como Renato Gaúcho, Neto, Adilson Batista, Luis Carlos Winck. O zagueiro uruguaio Kanapkis levou um baile à parte.

(Foto: Arquivo EM)


Golaço contra o Boca


Outro momento inesquecível ocorreu na Libertadores de 1994. Na vitória do Cruzeiro sobre o Boca Juniors, por 2 a 1, Ronaldo marcou um gol de placa. Ele pegou a bola no meio-campo e driblou três defensores, além do goleiro Navarro Montoya.

Despedida


O último jogo de Ronaldo pelo Cruzeiro foi em 8 de agosto de 1994, no empate por 1 a 1 com o Botafogo, em amistoso. Foi dele o gol cruzeirense. Pouco tempo antes, o presidente Cesar Masci já havia confirmado a negociação da jovem estrela com o PSV da Holanda por US$ 6 milhões. Na transmissão da partida, o narrador Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia, se emocionou: "É o gol da despedida. É o gol do adeus. É o gol da saudade de Ronaldo".

(Foto: Arquivo EM)


Seleção


Pela Seleção Brasileira, Ronaldo marcou 67 gols em 98 partidas, atrás apenas de Pelé. Em quatro Copas do Mundo, foi campeão em 1994 e 2002. Marcou 15 vezes em 19 jogos.

Ronaldo pelo Cruzeiro

58 jogos - 55 como titular
56 gols marcados
Artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores 1993, com 8 gols
Artilheiro do Campeonato Mineiro 1994, com 22 gols
Convocado para a Copa do Mundo de 1994, aos 17 anos

1º jogo pelo profissional do Cruzeiro:


25/5/1993 - Caldense 0 x 1 Cruzeiro, no Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas

1º jogo de Ronaldo no Mineirão pelo Cruzeiro:


28/7/1993 - Cruzeiro 2 x 1 Atlético

1º gol de Ronaldo como profissional:


05/08/1993 – Belenenses 0 x 2 Cruzeiro, em Lisboa, Portugal (1 gol)


(Foto: EM/D. A Press)

Último jogo e gol de Ronaldo pelo Cruzeiro:


07/08/1994 – Cruzeiro 1 x 1 Botafogo, no Mineirão

Tags: ronaldo fenômeno cruzeiroec cruzeiro100anos