CRUZEIRO 100 ANOS
2

CRUZEIRO 100 ANOS

Cruzeiro 100 anos: provocações e frases que marcaram a história do clube

Superesportes reuniu declarações de dirigentes, jogadores, técnicos e torcedores, como a inesquecível Salomé, para ilustrar alguns momentos do clube

postado em 02/01/2021 07:08 / atualizado em 02/01/2021 03:52

Frases também ajudam a contar a história de cem anos do Cruzeiro, celebrados neste 2 de janeiro de 2021. O Superesportes reuniu declarações de dirigentes, jogadores, técnicos e torcedores, como a inesquecível Salomé, para ilustrar alguns momentos de alegria e também de tristeza do clube. Há ainda depoimentos polêmicos que ganharam as manchetes ao longo das últimas décadas.

Felício Brandi, presidente do Cruzeiro de 1961 a 1982


Dirigente formou os times campeões da Taça Brasil de 1966 e da Copa Libertadores de 1976. Foi também o responsável por inaugurar, em 1973, a Toca da Raposa I, primeiro centro de treinamento do Brasil e que recebeu a Seleção antes das Copas de 1982 e 1986.

(Foto: Rodney Rodrigues/Estado de Minas)


“Quando nós começamos a trabalhar no Cruzeiro, o futebol mineiro era bem devagar. E nós começamos a imprimir um ritmo mais forte e, logo em seguida, Minas Gerais conquistou o título brasileiro (Cruzeiro, na Taça Brasil de 1966)”.

“Acredito que o Cruzeiro tenha sido um marco de visão de duas eras: antes e depois que a gente começou a trabalhar no clube”.

Brandi sobre ações de marketing que ajudaram no crescimento da torcida do Cruzeiro nos anos 1960 e 1970:

“O Cruzeiro não tinha uma grande torcida. Então o quê que nós fizemos? Vamos pegar a meninada e daqui a dez anos vamos ter a maior torcida de Minas. E começamos então a comprar lápis, caderno, borracha, fazer artigos de promoção do Cruzeiro. E com isso nós contamos com a boa vontade dos jogadores que iam nos grupos escolares fazer a distribuição desse material. Com isso, além da presença dos jogadores, que eram os ídolos, os garotinhos recebiam caderno, régua, lápis”.
 

"A torcida do Cruzeiro é a China Azul"


Nos anos 1970, o escritor e cronista do Estado de Minas, Roberto Drummond, passou a chamar a torcida do Cruzeiro de “China Azul”. A comparação com a grande população do país asiático se deveu à rápida expansão dos cruzeirenses em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais após as conquistas da Taça Brasil de 1966 e também da Copa Libertadores de 1976.
 

Ousadia de Renato Gaúcho


Antes da final do Campeonato Mineiro de 1992, o atacante Renato Gaúcho, do Cruzeiro, prometeu três gols nos duelos com o América. No jogo de ida, com mando celeste, ele cumpriu a promessa e foi o responsável pelos gols do triunfo por 3 a 2.

(Foto: Arquivo EM)


“Eu tinha prometido durante a semana que eu ia fazer gols e calar a boca deles. E espero que eles voltem domingo que vem (no segundo jogo da final) para dar mais renda”, disse Renato Gaúcho à época.

No segundo duelo, o Cruzeiro confirmou o título ao voltar a vencer o América por 2 a 0 e com mais um gol de Renato. Roberto Gaúcho completou a vitória.

No ano de 2011, em entrevista ao Superesportes, Renato relembrou aquela fase marcante de sua carreira pelo Cruzeiro. “O América tinha um bom time e nós também, já tínhamos conquistado a Supercopa. Foi um puta jogo, na verdade dois jogos. No primeiro, eu fiz os três gols. O Mineirão estava lotado, a torcida do Cruzeiro já estava eufórica com o time e com o título da Supercopa e acabamos conseguindo ainda o título mineiro em dois grandes jogos. Eu estava em grande fase individual também. Quando terminou a partida que eu fiz os três gols, tive que sair correndo para o aeroporto para pegar o avião, pois havia sido convocado para a Seleção Brasileira. Joguei pouco tempo no Cruzeiro, mas criei uma identificação enorme com a torcida, pois tínhamos uma boa sintonia nos jogos. Conquistamos títulos e eu fiz muitos gols".

Em quatro meses de Cruzeiro, Renato conquistou o Mineiro, a Supercopa e marcou 18 gols em 18 jogos.

Ronaldo Fenômeno, em 1993: ‘Gravou aquele gol ali?’


(Foto: Arquivo EM)


Ao marcar cinco gols para o Cruzeiro na vitória por 6 a 0 sobre o Bahia, em 7 de novembro de 1993, Ronaldo saiu de campo eufórico. Um dos gols do Fenômeno nesse massacre entrou para antologia do futebol. Após a defesa de um chute, o ex-goleiro Rodolfo Rodríguez soltou a bola para reclamar com a defesa. Esperto, Ronaldo aproveitou a bobeira, roubou a redonda e marcou. Ao término da partida, Ronaldo, surpreso com a forma insólita do gol, perguntou ao repórter Guilherme Mendes, da TV Globo, sobre o lance: “Gravou aquele ali? (referindo-se ao gol)”, disse, sorrindo.

Em 1994, Toninho Cerezo se emociona no Cruzeiro


Ídolo histórico do Atlético, Toninho Cerezo defendeu o Cruzeiro em 1994 e foi campeão mineiro. Depois da vitória por 5 a 3 sobre a Caldense, em Poços de Caldas, o volante conhecido mundialmente abriu seu coração e agradeceu a chance de vestir a camisa azul.

(Foto: Arquivo EM/D.A. Press.)


“Infelizmente, pessoas que são escória dentro do Atlético, que não tem nenhuma história dentro desse Atlético, me desprestigiriam. O Cruzeiro me abraçou com todo carinho, com toda dedicação, então eu estou dando um pouco, um pouco, mas pouquíssimo em vista do que o torcedor do Cruzeiro merece por ter me acolhido. Essa camisa sempre emociona qualquer grande jogador porque foi a camisa que vestiu Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Piazza. Eu me emocionei porque eu, que era para o Cruzeiro um grande rival, estou vestindo a camisa e estou tendo, por parte da torcida cruzeirense, um carinho muito grande”.

Em 2002, Luxemburgo 'banca' contratação de Alex


Mesmo depois de uma passagem apagada pelo Cruzeiro em 2001, Alex retornou à Toca em 2002 por indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Em meio à desconfiança do presidente Zezé Perrella, o comandante afirmou: “Comigo ele joga. Se não jogar comigo, devolvo o salário dele”.

Alex, de fato, demonstrou todo o seu potencial nessa segunda passagem e comandou o Cruzeiro em campo na conquista da Tríplice Coroa, em 2003, e do Mineiro, em 2004. Desde então, tornou-se ídolo histórico do clube.

Foi um período complicadíssimo. Quando finalmente resolvi minha vida com o Parma, ninguém me queria, e ele (Luxemburgo) me deu uma chance no Cruzeiro. Contra tudo e contra todos”, lembrou Alex naquele ano.

Histórico ano de 2003


Luisão tira sarro de Edilson Capetinha

Na final da Copa do Brasil de 2003, contra o Flamengo, Edilson Capetinha desdenhou do Cruzeiro antes da decisão, dizendo que o time de Vanderlei Luxemburgo não era o melhor do país, e sim o Santos. Depois da vitória cruzeirense por 3 a 1, no Mineirão, o zagueiro Luisão tirou sarro com o atacante rival: ‘Só olhei feio pra ele porque eu sabia que ele ia pipocar”.

Faixa de campeão ou fralda?

Antes da decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, em 2003, no Mineirão, Vanderlei Luxemburgo escalou o zagueiro Gladstone, de 18 anos, formado nas categorias de base, e lançou um desafio no vestiário: num envelope, colocou a faixa de campeão e uma fralda. Cabia ao defensor escolher: “E aí, moleque? Vai usar a faixa de campeão ou se borrar todo?”. O garoto foi bem e se sagrou campeão.

Em 2006, a polêmica fala de Gil à rádio católica


Na comemoração do título do Campeonato Mineiro de 2006, no gramado do Ipatingão, o atacante Gil teve a blusa e calção retirados por torcedores. Ao ser questionado por um repórter se pelo título valia tudo, o atacante foi direto: “Só não vale dar o c*”. O repórter da rádio católica ficou indignado com a resposta do cruzeirense.

Em 2008, Zidane fala do Cruzeiro


Em visita à favela de Heliópolis, em São Paulo, o astro francês Zinedine Zidane declarou que, no país, conhecia apenas o Cruzeiro, de Ronaldo, e o Santos, de Robinho.

“O futebol brasileiro passa muito pouco na Europa, mas eu acompanho com frequência. Conheço alguns clubes, como o Cruzeiro, de Ronaldo, e o Santos, de Robinho”.

Em 2009, Perrella ironiza rival após Cruzeiro perder a Libertadores


Depois de ver o Cruzeiro perder a Copa Libertadores para o Estudiantes, em pleno Mineirão, o presidente Zezé Perrella convocou coletiva dias depois e disse que o Atlético tinha a torcida 'camaleão':

'Torce para o amarelo e preto do Borussia, torce para o vermelho e branco do Estudiantes... Quem não tem título comemora com a torcida dos outros'. Em outro momento, comparou as grandezas dos clubes: 'Acho que se for falar de grandeza não dá, né? Títulos, números... o Cruzeiro está muito à frente do Atlético. Se a gente for falar, francamente, sobre o que é a história e sobre quem pode tirar sarro, sempre será o torcedor do Cruzeiro'. 


Em 2010, Adilson Batista explica sua birra com o Atlético


Técnico do Cruzeiro à época, Adilson Batista foi indagado acerca do seu ranço em relação ao Atlético. Ele explicou e atacou a imprensa mineira, de forma generalizada: 

“Tem uma turma que gosta de falar do outro lado e esquece a tradição, quem chega, quem ganha, quem conquista, quem é respeitado. Isso às vezes machuca um pouquinho. Então eu também tenho que dar cutucada, provocar, e é bom uma turma ouvir. Então, o Cruzeiro merece respeito. Merece ser tratado com dignidade pela história construída e ainda não tem 100 anos. Jogar com o Cruzeiro é uma coisa meu amigo, o Cruzeiro é respeitado. Então, não tem essa ganância de ganhar do time de grande parte da mídia que gosta do Atlético. Eu acho que muita gente da mídia tem raiva do Cruzeiro, tem ódio do Cruzeiro, porque o Cruzeiro incomoda muita gente. Tem muita gente da imprensa que veste a camisa e parece que o Cruzeiro é um ódio pra eles. Por que está sofrendo há muito tempo?”.

“Galo pra você”, cutuca Fabrício, em 2011


Uma entrevista do volante Fabrício, do Cruzeiro, viralizou em janeiro de 2011. Ao ser perguntado pelo jornalista Álvaro Damião, da Rádio Itatiaia, se o duelo com o Galo no Campeonato Mineiro preocupava, ele foi direto: “Galo para você, que tem bastante intimidade, para mim é Atlético Mineiro (risos)”.

Em 2012, Gilvan ironizou atraso de salários


Em 2012, o então presidente Gilvan de Pinho Tavares ironizou o atraso salarial no clube: 'Os atletas ganham muito pouco, ganham uma miséria, e atrasar três ou quatro dias faz uma falta danada. Mas até segunda estará tudo quitado'. A entrevista pegou muito mal entre os jogadores na Toca da Raposa II.

“Mexeram com um gigante”


Em fevereiro de 2014, o Cruzeiro estreou na Copa Libertadores com derrota por 2 a 1 para o Real Garcilaso, na altitude peruana. O meu tratamento no estádio no Estádio de Huancayo e ofensas racistas dirigidas ao volante Tinga deixaram o então diretor de futebol Alexandre Mattos indignado. 

“Eu poderia falar o que eles são, mas somos educados. O que fizeram aqui hoje foi absurdo, embora eles tenham ganhado na bola. É um aprendizado, e o Cruzeiro vai muito forte na Libertadores. Estou falando para a torcida que vamos muito fortes. Mexeram com um gigante e vamos atropelar. Eles são um bando de covardes e babacas, o que fizeram com o Tinga foi uma palhaçada”.

Quarta-feira do Goulart


Depois de o Cruzeiro confirmar o bicampeonato brasileiro com vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, no Mineirão, em 23 de novembro de 2014, o atacante Ricardo Goulart soltou um “quarta-feira tem mais”, em referência à final da Copa do Brasil, contra o rival Atlético, no meio de semana. O Cruzeiro, que já havia sido batido pelo rival por 2 a 0 na partida de ida, foi derrotado por 1 a 0 no segundo duelo. Foi o estopim para provocações e memes atleticanos dirigidos ao jogador cruzeirense.

‘Você é franga, é franga, é franga’


Em 24 de abril de 2015, o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, concedeu entrevista para esclarecer desentendimento entre o funcionário do departamento de marketing do clube, Bernardo Mota, com o então presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães Neto. Durante um casamento, o funcionário teria se dirigido ao dirigente da FMF como franga. Valdir relatou o diálogo na coletiva e a gravação imediatamente viralizou nas redes sociais:

(Foto: Cruzeiro/divulgação)


“Ele (Castellar) falou: ‘então eu quero que vocês mandem o funcionário de marketing, Bernardo Mota, embora’. Isso porque, no sábado, eles se encontraram em um casamento, e o Bernardo, como é cruzeirense, o chamou de ‘franga’ por três vezes, dizendo: ‘Você é franga, é franga, é franga’. Ele (Castellar) não gostou e queria que o nosso funcionário fosse demitido”.

Como ser bicampeão


Ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella não perdeu a oportunidade de zoar o Atlético nas redes sociais após a perda da Copa do Brasil para o Grêmio, em 2016. 

Então senador da República, Perrella utilizou o Twitter para provocar a torcida rival: “Como ser bicampeão pesquisar (sic)”. Minutos depois, ele completou. “Brincar...levar na esportiva... maneira leve para levar a vida. Tenho amigos atleticanos e os amo como irmãos. Boa noite para todos!”.

‘Aldeia’ e ‘My name’s Mano’


Em sua última passagem pelo Cruzeiro, o técnico Mano Menezes colecionou frases marcantes. Após a vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil de 2017, o treinador exaltou a postura defensiva do time e elogiou o seu estilo numa frase: 'My name is Mano'

Antes, o treinador já havia criticado um jornalista que perguntou se a vitória sobre o Tricordiano, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro de 2017, tinha sido limpa. O Cruzeiro ganhou por 2 a 1, com gol de Ábila em impedimento. Mano respondeu de maneira irônica e citou a palavra 'aldeia' para insinuar um suposto apoio do jornalista ao Atlético.

"Eu já imaginava que alguém ia vestir a camisa e fazer uma pergunta deste nível, né?! A gente sabe de onde vem as coisas aqui, né?! Eu cheguei, eu sou novo, mas já tenho uma ideia da aldeia".

Salomé: ‘Cruzeiro é missão de Deus aqui na Terra pra mim’


Em 2017, a torcedora Salomé foi personagem de um vídeo do especial Belo Horizonte 120 anos, do Superesportes e do Estado de Minas. Na entrevista, ela explicou o que o Cruzeiro representava em sua vida.

(Foto: Bruno Furtado/EM/D. A Press)

 
“É a missão de Deus aqui na terra para mim o Cruzeiro. Eu não vou em outros lugares a não ser no Cruzeiro”, afirmou. “Não troco o Cruzeiro por outra coisa. É Cruzeiro na mente e no coração. E dia e noite”.

Salomé morreu em 10 de dezembro de 2019, dois dias após o rebaixamento do Cruzeiro à Série B.

O verdadeiro 9 a 2


Em 2017, quando o Cruzeiro conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil, sobre o Flamengo, no Mineirão, o então vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin, provocou o Atlético. “Agora, Minas conhece o verdadeiro 9 a 2. Nove títulos nacionais do Cruzeiro e dois do rival”. 

‘Se o Atlético acabasse, a gente iria rir de quem?’ 


Em janeiro de 2018, o ex-presidente Zezé Perrella declarou, ao jornal Hoje em Dia, que jamais pensou em destruir o Atlético. “Eu nunca pensei em destruir o Atlético. Até porque eu o achava tão insignificante. Ganharam três Campeonatos Mineiros no período em que eu fui presidente. Nunca nos incomodaram. Apenas no campo da rivalidade. A gente tinha que rir de alguém; se o Atlético acabasse, a gente iria rir de quem? (risos)”.

‘Um comemora jogo e o outro comemora título’


Ao conquistar o Campeonato Mineiro de 2018, o atacante Rafael Sobis, do Cruzeiro, tirou sarro com o Atlético. Segundo ele, o rival já achava que tinha conquistado o Estadual depois de vencer o primeiro jogo da decisão por 3 a 1. Mas o time celeste, dono da vantagem, venceu a volta por 2 a 0 e levantou a taça. Na celebração, Sobis afirmou:

“A gente só botou ordem na casa. Por isso que a traseira do nosso ônibus é cheia de título, cheia de troféu, e a traseira de outro ônibus tem dois, três. Porque um comemora jogo e o outro comemora título”.

Memórias do 6 a 1


Em março de  2018, no quadro Jogos para Sempre, do SporTV, Roger declarou sobre a vitória de 6 a 1 do Cruzeiro sobre o Atlético, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, em Sete Lagoas. 

(Foto: EM/D. A Press)


“Pra história tem jogos que são mais importantes que títulos. Naquele dia tudo culminou para que a gente fizesse um jogo perfeito”.

"Torcedores do Atlético poderão votar mesmo sem título"

 
Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, o senador da República Zezé Perrella provocou o Atlético em suas redes sociais. Às vésperas da eleição presidencial no Brasil, marcada para 7 de outubro, ele escreveu:

 “Senhores, saiu um informe do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) dizendo que os torcedores do Atlético poderão votar mesmo sem título. Achei importante compartilhar”, cutucou.

Falas de Itair Machado


São muitas as declarações polêmicas de Itair Machado em sua curta passagem pelo Cruzeiro (2018-2019). Em uma entrevista em maio de 2019 sobre a investigação da Polícia Civil na gestão do clube, o ex-dirigente ameaçou um jornalista com a seguinte frase: 'Você vai ver. Eu tenho muita coisa sua e vou começar a falar'. 

(Foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)


Itair ficou conhecido por ser fanfarrão em alguns momentos, como quando recebeu uma proposta parcelada do Flamengo por Arrascaeta: 'Cruzeiro não é Casas Bahia e para aliciar jogador, tem que ter dinheiro pra pagar à vista', disse ele. 

Em entrevista à Fox Sports, em 2019, Itair chegou a dizer que Marquinhos Gabriel seria mais produtivo que Arrascaeta. A declaração virou um meme: 'Eu até acho que em termos de produtividade o Marquinhos Gabriel vai render mais que o Arrascaeta, que vivia sumindo dos jogos, depois aparecia com alguns momentos de craque'

O MP ofereceu denúncia contra Itair por uma série de crimes à frente do Cruzeiro. 

Bruno Vicintin ataca Serginho Nonato em áudio


Em 2019, Bruno Vicintin detonou o ex-diretor geral Sérgio Nonato em um áudio que se tornou público. Serginho, como é conhecido o ex-integrante da TV Alterosa, disse a Vicintin que estava sofrendo com toda essa situação do clube, rebaixado pela primeira vez na história para a Série B do Campeonato Brasileiro e em crise financeira. A resposta foi dura. Vicintin afirmou que Serginho é um 'safado' líder de 'quadrilha' que 'tomou de assalto o Cruzeiro'. Apoiador de Wagner Pires de Sá na eleição de 2017, Bruno fez um mea-culpa dizendo que esse foi o grande erro dele. 

Com Wagner no poder, Serginho e Itair Machado deram as cartas no clube. O empresário também criticou Zezé Perrella e disse que eram duas 'corjas' lutando pelo poder.

'Sabe qual foi meu erro? Foi ter votado em uma corja como vocês porque eu lutava contra a corja do Perrella. E consegui eleger uma corja muito pior. Esse foi meu grande erro. Meu grande erro não foi contratação. Então, comigo você não vai ter dó. Busque a dó, como diria capitão Nascimento, seu lugar não é para andar comigo não. Seu lugar é para andar com puta, cafetão, seu lugar é para andar com Zezé Perrella, Itair Machado e Wagner Pires. Seu lugar não é para andar comigo não. Seu lugar não é para andar comigo não, porque comigo você não anda nunca mais. Safado , fdp', disse Vicintin.

"O Cruzeiro pode virar um Vasco, uma Portuguesa"


Em 2019, quando o clube estava sendo administrado por Wagner Pires de Sá, Itair e Serginho Nonato, Perrella alertou que o futuro do Cruzeiro estava em risco e chegou a dizer que o clube poderia virar 'um Vasco da Gama, uma Portuguesa'.

'Eu deixei o Cruzeiro equilibrado financeiramente, construí Toca da Raposa II, construí prédio administrativo sem tomar um real emprestado, além dos 23 títulos. E a torcida ficava ainda perturbando, chamando a gente de mercantilista, mas eu fazia tudo isso para não deixar salário atrasado, para deixar o clube equilibrado. Uma empresa que gasta mais do que recebe está fadada à bancarrota. O Cruzeiro está caminhando a passos largos para virar, com todo respeito, para virar um Vasco da Gama, uma Portuguesa e por aí vai. Porque está faltando responsabilidade'.
 

Rogério Ceni: ‘É o Cruzeiro’


Quando foi apresentado ao Cruzeiro em agosto de 2019, Rogério Ceni tratou de exaltar a história do clube: "É uma honra, orgulho muito grande. É um clube que enfrentei muitas vezes, me tirou títulos aqui (risos)", discursou. O treinador disse que saiu do Fortaleza porque "é o Cruzeiro". A frase ganhou as redes sociais e empolgou os torcedores. Em setembro daquele ano, o treinador foi demitido. 

Fala, Zezé! Bom dia, cara!


Antes do jogo contra o CSA, em 28 de novembro, pelo Campeonato Brasileiro, o meia Thiago Neves mandou mensagem para o gestor do futebol Zezé Perrella e cobrou o pagamento de 60% dos salários que estavam pendentes. 

Na gravação, o meia diz que o acerto motivaria o elenco e dispensaria até mesmo o pagamento de ‘bicho’ para vencer o duelo. O Cruzeiro foi derrotado no Mineirão, Thiago Neves perdeu um pênalti e o áudio vazou, gerando memes na internet.

"Fala, Zezé! Bom dia, cara. Deixa eu te falar uma coisa. Eu estou pensando aqui, sei que está difícil para vocês aí arrumarem recursos, sei que está correndo atrás, mas estou falando por mim, não falei com ninguém tá, do time. Vê se você não consegue pelo menos pagar esses outros 60% antes do jogo de quinta-feira, que aí não precisa nem ter bicho, entendeu, para ganhar jogo. É uma motivação a mais para a gente cara, acertar o salário aí. Aí você não precisa arrumar uma premiação para ganhar o jogo, porque a obrigação nossa é ganhar esse jogo. Tá louco! Se a gente não ganhar do CSA, pelo amor de Deus. Pô, faz esse esforço para a gente aí, até quinta-feira, tentar acertar esses 60% que estão atrasados do salário”.
 

Adilson Batista após o rebaixamento do Cruzeiro em 2019


Técnico do Cruzeiro nas três rodadas finais de 2019, que selaram o rebaixamento inédito, Adilson Batista lamentou:

 "Eu quero fazer parte dessa reconstrução. Dar apoio, trabalhar, mostrar, explicar, ajudar essa geração mais nova, porque é ali que está o futuro do Cruzeiro. Quero dar minha contribuição, vou me entregar de corpo e alma, me dedicar, para a gente começar uma nova etapa. O torcedor está chateado, magoado, mas precisa entender que é o momento de ele ajudar. Ele precisa colaborar, ajudar, incentivar essa geração que vem 2020, para que a gente tenha um centenário com perspectiva de reagir".

“Time intragável na Série B”


Antes de iniciar a disputa da Série B, o técnico Enderson Moreira se reuniu com o grupo na Toca da Raposa II e disse que o Cruzeiro deveria ter uma postura agressiva nos jogos. Em vídeo vazado pela TV oficial do clube, ele declarou no início de julho:

‘Vamos montar um time intragável. Quem nos enfrentar, vai sentir na pele. Vamos fazer o campo virar para eles. Vamos dar uma inclinada. Eles vão olhar daqui para lá e vão ver uma subida. (Eles vão pensar) Tá foda jogar contra esses caras”, disse o treinador. O vídeo da reunião com os atletas (assista abaixo) foi divulgado pelos canais oficiais do Cruzeiro”.

Acesso antes do centenário


Em 9 de julho, o deputado estadual Leo Portela, então superintendente de relações institucionais e governamentais do Cruzeiro, cravou o acesso do clube à Série A anres do centenário.

(Foto: Divulgação)


“Quando o Cruzeiro comemorar o centenário (2 de janeiro), já estaremos garantidos na Série A. Favoritem”, escreveu o político

Tags: cruzeiro serieb cruzeiroec seriea cruzeiro100anos