TROFÉU TELÊ SANTANA

Observado por grandes europeus e destaque do Atlético, Marquinhos é eleito revelação do ano no Troféu Telê Santana

Jovem atacante de 20 anos se firmou no time profissional com boas atuações em 2019

postado em 18/02/2020 22:18 / atualizado em 18/02/2020 22:18

(Foto: Superesportes)
Cria das categorias de base do Atlético, o jovem Marquinhos ganhou espaço no elenco profissional na reta final de 2019. As boas atuações do atacante de 20 anos lhe renderam o Troféu Telê Santana de relevação da última temporada, entregue na noite desta terça-feira, em cerimônia de premiação realizada no Mineirão.

"Primeiramente, agradecer. Estou muito feliz. Só Deus sabe o quanto trabalhei para isso estar acontecendo hoje. Muitos viram a minha emoção de ter feito meu primeiro gol de profissional. Para um garoto que trabalhava de ajudante de pedreiro, estar recebendo este prêmio das mãos de Dadá (Maravilha) é emocionante", disse Marquinhos, que também foi escolhido como um dos atacantes da seleção do Troféu Telê Santana. 

Natural de Cajari, interior do Maranhão, Marquinhos iniciou 2019 na equipe sub-20 do Atlético. Na categoria, destacou-se com 13 gols em 31 jogos. No segundo semestre do ano, ganhou espaço no time profissional sob o comando dos técnicos Rodrigo Santana e Vagner Mancini. Em 2020, continuou no elenco principal e é titular com Rafael Dudamel.

Em 13 jogos no profissional na última temporada, Marquinhos marcou um gol e distribuiu três assistências. As boas atuações fizeram com que o garoto passasse a ser observado por dois grandes do futebol inglês: Manchester United e Chelsea. Em meio a esse cenário, o Atlético renovou o contrato do jogador até o fim de 2023 e aumentou a multa rescisória. Anteriormente, o vínculo valia até dezembro de 2021.

Nesta temporada, Marquinhos chegou a perder a posição no time para o atacante Edinho. Porém, recuperou a titularidade após boas atuações e um belíssimo gol no empate por 1 a 1 com o Tombense, no Independência, pelo Campeonato Mineiro. Em 2020, acumula sete partidas - cinco delas como titular.

Carreira


Antes de chegar à Cidade do Galo, Marquinhos passou pelas categorias de base do Ituano e do Osasco Audax. Em 2016, começou a trajetória no Atlético, na equipe sub-17. No clube alvinegro, também disputou partidas pelo sub-20 e pelo time de transição (sub-23).

Marquinhos teve a primeira oportunidade no profissional com o técnico Roger Machado, em maio de 2017. Na ocasião, o Atlético derrotou a Chapecoense por 1 a 0, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após alternar entre a base e o profissional, Marquinhos foi emprestado justamente à Chape, em 2018. Em Santa Catarina, porém, não se firmou e fez apenas duas partidas. Na volta a Minas Gerais, foi reintegrado ao time sub-20 do Atlético. Foi quando se destacou na base e ganhou moral para se firmar no profissional.

Tags: galo marquinhos atleticomg interiormg futnacional seriea relevacao