TROFÉU TELÊ SANTANA

Atlético e América dominam 20ª edição do Troféu Telê Santana

Goleiro Fábio foi único cruzeirense na seleção da temporada 2020

postado em 31/05/2021 20:58 / atualizado em 31/05/2021 21:38

(Foto: Divulgação)
Sem a tradicional noite de gala devido à pandemia da COVID-19, mas com transmissão para o mundo inteiro por meio do Youtube, a 20ª edição do Troféu Telê Santana premiou nesta segunda-feira os melhores do esporte em Minas na temporada 2020. Na live foram conhecidos os integrantes da seleção, que teve supremacia de Atlético e América, e a revelação do ano: o lateral-esquerdo Matheus Pereira, do Cruzeiro, de 20 anos.



Campeão mineiro de 2020 e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, o Atlético emplacou seis jogadores na Seleção da 20ª edição do Troféu Telê: o lateral-direito Guga, o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Jair, o meia Hyoran e o atacante Keno.

Semifinalista da Copa do Brasil e vice-campeão da Série B na temporada passada, o América esteve representado por quatro jogadores: o zagueiro Messias, o volante Juninho, o meia Alê e o atacante Ademir. Comandante do Coelho nessa campanha de destaque, Lisca já havia sido confirmado como técnico do ano em Minas.

O único jogador do Cruzeiro na Seleção foi o goleiro Fábio, de 40 anos. Recordista histórico desta premiação, com 19 troféus, ele integrou o time ideal do futebol mineiro pela 12ª vez. A Raposa teve um ano de 2020 para se esquecer: ficou fora da fase final do Mineiro, foi 11º colocado na Série B e caiu diante do CRB-AL na terceira fase da Copa do Brasil.



Para ser eleito a revelação de 2020, Matheus Pereira, do Cruzeiro, superou os atacantes Savinho, do Atlético, e Vitão, do América. Na temporada passada, o jovem lateral fez 25 apresentações com a camisa celeste e marcou um gol.

O tradicional prêmio de destaque do interior ficou com o Pouso Alegre, campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2020. Em sua volta à elite do estado, este ano, o clube do Sul de Minas fez bonito ao terminar na sexta colocação. O Pousão ainda conquistou o Troféu Inconfidência sobre a URT.

Por fim, o troféu de destaque nacional foi entregue ao time feminino de vôlei do Minas Tênis Clube, campeão da Superliga Feminina sobre o Praia Clube.

Na temporada 2020/21 do vôlei, o time minas-tenista ainda foi campeão estadual e da Copa Brasil. Com quatro títulos da Superliga, o Minas é o terceiro maior campeão da competição, atrás de Rio de Janeiro (12) e Osasco (cinco). O clube de BH levantou a taça nas temporadas 1992/93, 2001/02, 2018/19 e 2020/21. 

A live foi comandada por Isabel Guimarães e Leopoldo Siqueira, apresentadores do Alterosa Esporte, da TV Alterosa. Quatro torcedores foram sorteados com camisas oficiais de América, Atlético, Cruzeiro e Minas. Os nomes dos ganhadores serão divulgados nesta terça, na edição do programa, a partir das 11h45.

Os vencedores da 20ª edição do Troféu Telê Santana:

GOLEIRO
Fábio - Cruzeiro

LATERAL-DIREITO
Guga - Atlético 

ZAGUEIRO
Júnior Alonso - Atlético

ZAGUEIRO
Messias - América

LATERAL-ESQUERDO
Guilherme Arana - Atlético
 
VOLANTE
Jair - Atlético 

VOLANTE
Juninho - América

MEIA
Hyoran - Atlético 

MEIA
Alê - América 

ATACANTE
Keno - Atlético 

ATACANTE
Ademir - América 

REVELAÇÃO
Matheus Pereira - Cruzeiro 

DESTAQUE DO INTERIOR
Pouso Alegre - Campeão do Módulo II do Mineiro

MELHOR TÉCNICO
Lisca - América 

DESTAQUE NACIONAL
Equipe Feminina de Vôlei Minas Tênis Clube - Campeão da Superliga

Tags: serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional seriea troféu telê santana