2

América visita o lanterna Fortaleza para se afastar do Z4 do Brasileiro

Em 14º lugar, Coelho vem de três jogos sem vitória na Série A, mas encara o Leão do Pici em crise, com afastamento de atleta e ataque da torcida

19/06/2022 04:00 / atualizado em 18/06/2022 21:17
compartilhe
América quer retomar o caminho das vitórias contra o Fortaleza
foto: João Zebral / América

América quer retomar o caminho das vitórias contra o Fortaleza


O América visita o lanterna Fortaleza em jogo decisivo da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coelho busca se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o Leão do Pici tenta se recuperar na competição. O confronto está marcado para às 18h deste domingo (19), no Castelão, em Fortaleza-CE. 




Contra o Tricolor Carioca, o América jogou com um a menos desde os 11 minutos do primeiro tempo, quando Alê foi expulso. Mesmo com a adversidade, a equipe criou oportunidades e suportou bem a pressão do adversário.

Os resultados negativos, no entanto, fizeram com que o clube caísse para a 14ª colocação e se aproximasse do Z4. No momento, o América está a apenas dois pontos do 17º colocado e pode até mesmo encerrar a rodada na zona da 'degola'.

Por outro lado, uma vitória deixaria o time muito próximo do G6. O sexto colocado é o Atlético, com 18 pontos.

O desempenho recente foi ressaltado pelo zagueiro Éder. Em entrevista coletiva, o defensor de 27 anos afirmou que o Coelho está merecendo um resultado positivo.

"Independente do adversário, vamos buscar fazer mais um bom jogo fora de casa e vencer. O Fortaleza já tem suas próprias preocupações, nós temos as nossas. É cada um procurar fazer o seu melhor e nós, como equipe, procurarmos vencer fora de casa, porque estamos desempenhando bem, mostrando essa vontade de vencer. Está na hora de buscar essa vitória, porque estamos merecendo e fazendo um bom trabalho", afirmou. 

Dúvidas na escalação americana


O América tem dúvidas em três setores da escalação. Patric e Raúl Cáceres disputam uma vaga na lateral direita, e Everaldo é dúvida para o confronto. Com dores no tornozelo, o atacante pode ficar de fora da partida e, neste caso, deve ser substituído por Pedrinho. 

O técnico Vagner Mancini também precisará definir quem entrará no lugar do meia Alê, que está suspenso. A tendência é que Gustavinho seja acionado, mas o zagueiro Luan Patrick, o meia Rodriguinho e o atacante Wellington Paulista correm por fora na disputa. 

No departamento médico, estão o goleiro Matheus Cavichioli e o zagueiro Iago Maidana. O meia Matheusinho e o atacante Paulinho Boia estão em fase final de recuperação e podem ser novidades entre os relacionados. 

Um retorno certo é o do meia Índio Ramírez. O colombiano publicou nas redes sociais que viajou com a delegação americana para Fortaleza. No entanto, mesmo que sejam relacionados, nenhum desses três jogadores deve ter condições de iniciar a partida. 

Crise no rival

 
O Fortaleza não vive um bom momento na temporada. O clube priorizou a Copa Libertadores neste ano - se classificando para as oitavas de final da competição - mas amarga a última posição no Brasileiro, com sete pontos em 12 partidas. São quatro empates, sete derrotas e apenas uma vitória.

Na rodada passada, o Leão perdeu por 3 a 2 para o Avaí, na quinta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Na sexta-feira, o atacante Robson foi agredido por um torcedor na chegada da delegação tricolor ao Ceará. Veja o vídeo: 



Após o ocorrido, o clube afirmou que "está dando todo suporte ao atleta e analisando o fato para verificar a necessidade de eventual adoção de medidas legais."

Neste sábado, mais um fator extra-campo negativo ocorreu envolvendo um jogador do time cearense. O meia Lucas Crispim foi afastado por ter feito uma festa em uma casa de praia nessa sexta-feira, um dia após a derrota para o Avaí.

O Fortaleza divulgou o afastamento com uma nota oficial e explicou o motivo. "Os atletas, obviamente, têm direito ao lazer. No entanto, devem saber que há momentos e formas adequadas para isso", diz a nota.

Baixas e retorno importante no Leão

 
O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda tem cinco desfalques para encarar o América. O zagueiro Tinga, o ala Depietri, o meia Matheus Vargas e atacante Romarinho seguem se recuperando de lesão. 

Suspenso, o atacante Robson também está fora do jogo. Seu provável substituto é o experiente centroavante Silvio Romero. O argentino de 33 anos tem 10 gols em 33 partidas nesta temporada. 

Por outro lado, o Fortaleza terá o retorno de um dos seus principais jogadores: Yago Pikachu. O meia retorna após cumprir suspensão na derrota para o Avaí. Ele tem 14 gols e oito assistências em 36 jogos.
 

 
FORTALEZA X AMÉRICA

 
Fortaleza
Marcelo Boeck; Landázuri, Benevenuto e Titi; Juninho Capixaba, Zé Welison, Hércules, Yago Pikachu e Lucas Lima; Moisés e Silvio Romero
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
 
América
Jailson; Raúl Cáceres (Patric), Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Gustavinho (Rodriguinho, Luan Patrick, Wellington Paulista); Everaldo (Pedrinho), Felipe Azevedo e Aloísio
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data e horário: domingo, 19 de junho de 2022, às 18h00
 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Transmissão: Premiere

Compartilhe