Atlético
None

COPA DO BRASIL

Veja o ranking dos clubes com mais finais de Copa do Brasil

Atlético, Athletico-PR e Flamengo estão entre os times que já disputaram a decisão do torneio mata-mata. E querem mais uma!

postado em 19/10/2021 06:00 / atualizado em 19/10/2021 10:37

(Foto: Divulgação/Atlético)
Enfim, os finalistas da Copa do Brasil de 2021 estão próximos de ser conhecidos. Nesta quarta-feira (20), a partir das 21h30, Atlético e Fortaleza se enfrentam no Mineirão, em Belo Horizonte. No outro confronto dos jogos de ida da competição, o Athletico-PR recebe o Flamengo na Arena da Baixada, em Curitiba, no mesmo dia e horário. As partidas de volta estão agendadas para o dia 27, às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza; e no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Se avançar, o Galo chegará à terceira final de sua história, enquanto Leão do Pici, Furacão e o rubro-negro carioca miram a primeira, terceira e sétima decisão, respectivamente.
 
O Grêmio é a equipe que mais vezes chegou à decisão da Copa do Brasil – nove vezes. Conquistou cinco taças. Já o Cruzeiro é o time com mais títulos (seis), em oito finais. Confira, no fim desta matéria, o ranking dos clubes que já foram finalistas da Copa do Brasil e o ranking de campeões do torneio.
 
Na galeria de fotos abaixo, mais detalhes sobre as finais do torneio:



 
Veja como é a trajetória dos semifinalistas desta edição na reta final da Copa do Brasil.  

Atlético

 
Sob o comando do técnico Levir Culpi, o Atlético conquistou a Copa do Brasil de forma inédita em 2014. Por ter conseguido uma vaga direta à Libertadores daquele ano, o time mineiro iniciou a competição nacional já nas oitavas de final. Com grande campanha, o Galo eliminou Palmeiras, Corinthians, Flamengo e levantou o troféu diante do rival Cruzeiro no Mineirão.

O atacante Luan foi o principal artilheiro do alvinegro na campanha do título. Na ocasião, o jogador balançou as redes em cinco oportunidades, seguido pelos meio-campistas Jesús Dátolo e Guilherme, que marcaram dois tentos cada.
 
Na edição de 2016, o Atlético chegou à final mais uma vez, mas ficou apenas com o vice-campeonato. O time que até então era dirigido por Marcelo Oliveira decidiu o título com o Grêmio em dois confrontos.
 
No jogo de ida, no Mineirão, em 23 de novembro, o adversário sobrou em campo e construiu uma boa vantagem ao vencer por 3 a 1. Já na Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS, em 29 de novembro, o confronto teve mais equilíbrio: 1 a 1. Com o resultado, o Galo amargou o segundo lugar do pódio.
 

Fortaleza

 
Por sua vez, o Fortaleza busca chegar a sua primeira decisão de Copa do Brasil. Em 102 anos de existência, o Tricolor nunca havia conseguido vaga às semifinais. Vaga esta que foi garantida após eliminar o São Paulo, na Arena Castelão, após grande atuação e vitória por 3 a 1. No jogo de ida, no Morumbi, as equipes empataram por 2 a 2.   
 
O feito inédito superou a campanha realizada em 2001, quando o Leão do Pici chegou às quartas de final e foi eliminado pela Ponte Preta. A marca da atual temporada tem dimensão ainda maior considerando que o time cearense é o único semifinalista que está participando desde a primeira fase. O Fortaleza deixou pelo caminho Caxias-RS, Ypiranga-RS, Ceará, CRB e São Paulo.
 

Athletico-PR

 
Com um título (2019) e um vice (2013) na bagagem, o Athletico Paranaense soma duas participações em finais. Na primeira vez que conseguiu avançar até a última etapa, protagonizou dois jogos duríssimos contra o Flamengo, mas não conseguiu vencer nenhum dos encontros. Na partida disputada na Arena da Baixada, em Curitiba, ficou tudo igual: 1 a 1. No duelo de volta, no Maracanã, o time carioca triunfou por 2 a 0.
 
A glória veio, enfim, seis anos depois sob o comando de Tiago Nunes. O Athletico iniciou a disputa direto nas oitavas de final e deixou para trás Fortaleza, Flamengo e Grêmio. Na decisão, bateu o Internacional dentro (1 a 0) e fora de casa (2 a 1).
 
O caminho para o título teve oito jogos. Neles, o Furacão conquistou quatro vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota. Marcou oito gols e sofreu cinco. Os atacantes Marco Ruben e Rony foram os artilheiros do time, com dois gols cada. Rony foi o líder em assistências, com dois passes para gol.
 

Flamengo

 
O Flamengo conquistou seu primeiro título da competição logo em sua segunda edição (1990). Depois de bater o Bahia nas quartas e o Náutico na semifinal, a equipe dirigida por Jair Pereira enfrentou o Goiás na decisão. O time carioca venceu o jogo da ida, em Juiz de Fora, por 1 a 0. Na partida decisiva, em Goiânia, segurou o empate por 0 a 0 que garantiu a conquista invicta - foram 6 vitórias e 4 empates.
 
Em 2006, pela primeira vez a Copa do brasil foi decidida por dois clubes do mesmo estado. O Rubro-Negro precisou eliminar o Atlético nas quartas e o Ipatinga nas semis para chegar à decisão com o Vasco. Assim, o Rio de Janeiro parou para assistir aos dois clássicos que valeram o título. E o bicampeonato flamenguista foi encaminhado na primeira partida com uma boa vitória por 2 a 0. No jogo de volta, também no Maracanã, novo triunfo (1 a 0).
 
O tricampeonato marcou o reencontro da torcida do Flamengo com o Maracanã. Após alguns anos fechado para a preparação para a Copa do Mundo de 2014, o estádio reabriu suas portas e viu o Flamengo tornar-se o primeiro campeão em sua nova fase, em 2013.
 
O Flamengo também acumulou outros quatro vice-campeonatos ao longo de sua trajetória na história da Copa do Brasil. Foram eles: em 1997, para o Grêmio; em 2003, para o Cruzeiro; em 2004, para o Santo André; e o mais recente em 2017, novamente para a Raposa.
 
Além de Atlético, Athletico-PR e Flamengo, outros 21 clubes conseguiram o feito de disputar uma final de Copa do Brasil. Relembre no ranking abaixo:

Ranking dos clubes com mais finais de Copa do Brasil

 
  • 1º - Grêmio (5 títulos) – 9 finais
  • 2º - Cruzeiro (6 títulos) – 8 finais
  • 3º - Flamengo (3 títulos) – 7 finais
  • 4º - Corinthians (3 títulos) – 6 finais
  • 5º - Palmeiras (4 títulos) – 5 finais
  • 6º - Internacional (1 título) e Fluminense (1 título ) – 3 finais
  • 7º - Atlético (1 título), Santos (1 título),  Athletico-PR (1 título), Sport (1 título), Vasco (1 título) e Coritiba – 2 finais
  • 8º - Criciúma (1 título), Juventude (1 título), Santo André (1 título), Paulista (1 título), Goiás , Ceará , Botafogo , São Paulo , Brasiliense , Figueirense , Vitória – 1 final
 

Ranking dos clubes com mais títulos da Copa do Brasil

 
  • 1º - Cruzeiro (6 títulos, 8 finais)
  • 2º - Grêmio (5 títulos, 9 finais)
  • 3º - Palmeiras (4 títulos, 5 finais)
  • 4º - Corinthians (3 títulos, 6 finais) e Flamengo (3 títulos, 7 finais)
  • 5º - Criciúma (1 título, 1 final), Juventude (1 título, 1 final), Santo André (1 título, 1 final), Paulista (1 título, 1 final), Atlético (1 título, 2 finais), Santos (1 título, 2 finais),  Athletico-PR (1 título, 2 finais), Sport (1 título, 2 finais), Vasco (1 título, 2 finais), Internacional (1 título, 3 finais) e Fluminense (1 título, 3 finais)

Tags: copadobrasil atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional atleticopr flamengorj corinthianssp palmeirassp gremiors santossp fortalezace internacionalr