Atlético
None

Reinaldo: 'Barbatana foi o melhor treinador que eu tive'

postado em 29/06/2011 14:37 / atualizado em 29/06/2011 15:57

Arquivo EM/D.A Press

A morte de João Lacerda Filho, mais conhecido como Barbatana, ex-jogador e ex-treinador do Galo, foi bastante lamentada por Reinaldo. O maior ídolo da história atleticana foi revelado por Barbatana na década de 1970.

Tudo aconteceu no município de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, quando Barbatana conheceu Reinaldo, então com 14 anos, e o trouxe para jogar nas categorias de base do Atlético, em Belo Horizonte. Para o ‘Rei’, Barbatana foi o melhor treinador de sua carreira e garante que o ex-técnico foi seu mentor no futebol.

“O Barbatana foi quem me descobriu para o futebol e me ensinou tudo. Ele foi um grande treinador. Eu tive uma boa convivência com ele, pois foi meu primeiro treinador. Me orientou dentro do futebol. Ele foi o melhor treinador que eu tive e que o Atlético já teve. Era estrategista, muito rígido, mas certamente o melhor técnico da história do Galo”, afirmou Reinaldo.

Paulo Isidoro

Outro craque da história do Galo também sentirá saudades de Barbatana. O ex-jogador Paulo Isidoro, destaque do time vice-campeão de 1977 ao lado de Reinaldo e Marcelo Oliveira, considera o ex-treinador um dos melhores de todos os tempos do Atlético.

“O Barbatana foi um grande treinador, um dos maiores da história do Atlético. Acho que um dos aspectos principais dele era a formação de jogadores. Eu comecei a minha carreira profissional com ele e aprendi tudo no futebol. Fui revelado por ele e outro exemplo é o Reinaldo, que também começou no futebol através do talento do Barbatana”, comentou.

Paulo Isidoro ainda relembrou o fatídico episódio da final de 1977 contra o São Paulo, no Mineirão, quando o Galo perdeu o campeonato nos pênaltis.

“Eu acho que o time dele de 1977 foi muito bem montado tanto é que terminou o campeonato de forma invicta. O Atlético tinha um grande time mesmo, tinha tudo para ser campeão. Acho que vale destacar sempre a obediência tática que ele pedia aos jogadores. Os mais novos, principalmente, eram muito bem orientados.”

Tags: