Atlético
None

Dorival aposta em trabalho de readaptação para Dudu Cearense brilhar no Atlético

postado em 12/07/2011 18:01 / atualizado em 12/07/2011 18:33

MARTIN BERNETTI; AFP PHOTO / YURI KADOBNOV; REUTERS/Dylan Martinez; Euler Júnior/EM/D.A. Press
A expectativa do torcedor atleticano com o potencial de Dudu Cearense vingar no meio-campo alvinegro é grande. Mas Dorival Júnior usa a paciência e a tranquilidade para que o volante retome a forma que o levou até para a Seleção Brasileira. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Santos, ele tem chances de voltar à equipe na vaga de Richarlyson, que está  suspenso. No treino desta terça-feira, Dudu figurou entre os prováveis titulares.

O treinador do Galo explica a fase de readaptação de Dudu Cearense ao futebol brasileiro e o motivo de ele ter ficado fora até do banco de reservas contra o América, no domingo. “É apenas um momento dele. É um trabalho de recuperação, primeiro. Ele ficou um bom tempo afastado de jogos e ainda um tempo maior fora do país. A adaptação é difícil e demorada. Grande parte dos jogadores que voltam sofrem complicações físicas e sofrem lesões, porque não conseguem uma preparação adequada para que voltem dentro do seu melhor. O que queremos fazer é que ele tenha esse tipo de situação positiva”, afirmou Dorival ao Superesportes.

Aos 28 anos, Dudu Cearense chegou na Cidade do Galo com um currículo de respeito que justifica a expectativa da torcida. Revelado pelo Vitória, já teve destaque desde novo e foi vendido para o Kashiwa Reysol, do Japão. Depois jogou no Rennes, da França e também como titular em dois clubes de médio porte europeu, CSKA Moscou, da Rússia, e Olympiakos, da Grécia. Em 2004, foi campeão da Copa América com o Brasil de Parreira. Chegou a ser convocado também por Dunga no início do trabalho do treinador.

Para Dorival, é questão de tempo para que Dudu se firme no Galo. “Estamos colocando o Dudu aos poucos e espero que ele nos dê uma resposta e nós sintamos uma melhora, com certeza, pelas qualidades que possui, ele vai brigar por uma vaga dentro da equipe” disse.

Trajetória no Galo

Dudu chegou ao Atlético no dia 8 de abril deste ano, após deixar o futebol grego. O volante teve 75% dos direitos econômicos comprados por 1,1 milhão de euros e fez um contrato de 38 meses, até o meio de 2014.

A estreia do jogador foi na derrota para o São Paulo, na terceira rodada do Brasileiro. Ele entrou no intervalo, quando Toró saiu do time. Contra o Bahia e o Atlético-GO, Dudu também foi utilizado no decorrer das partidas. O primeiro jogo como titular foi contra o Flamengo e ele continuou no time contra o Internacional.

Contra o Ceará, Dudu foi sacado e Gilberto entrou no seu lugar. Na rodada passada, ante o América, nem no banco o volante ficou.

Tags: