Atlético
None

COPA LIBERTADORES

PM alerta que todos os torcedores com máscaras no estádio serão cadastrados

Torcida do Atlético planeja utilização das máscaras do "Pânico" contra o Tijuana

postado em 28/05/2013 17:05 / atualizado em 28/05/2013 17:33

Reprodução Facebook

Em um movimento organizado nas redes sociais, os torcedores atleticanos planejam utilizar máscaras do “pânico” no jogo contra o Tijuana-MEX, nesta quinta-feira, às 22h, no Independência, pela Copa Libertadores. Entretanto, a Polícia Militar alerta que o uso do adereço poderá retardar a entrada dos torcedores no estádio.

Segundo o comandante do policiamento especializado da PM, coronel Carvalho, as máscaras não serão vetadas no Independência, mas exigirão cadastro de todos os torcedores. A medida visa inibir que atos de violência sejam feitos por pessoas mascaradas.

“Vão ser cadastrados os torcedores com máscaras, um por um. Qualquer evento que seja registrado com uma pessoa mascarada, todos que estiveram cadastrados serão chamados”, explicou coronel Carvalho.

Nem mesmo a expectativa de que milhares de pessoas usem máscaras no jogo desta quinta-feira impedirá o cadastro, garante o comandante da PM. “Se a pessoa fez opção de usar máscara, ela terá de aguardar pelo horário necessário para o cadastro e entrada no estádio”, afirmou.

O cadastro já é adotado com as pessoas que levam máscaras ao estádio ou utilizam bandeiras com mastros. “As máscaras entram mediante cadastro com nome, endereço da pessoa e CPF. O mesmo procedimento é feito para identificar pessoas com bandeiras com mastro”, acrescentou.

Há o temor da PM de que o sistema de segurança e utilização de câmeras no estádio seja prejudicado pelo alto número de torcedores com os rostos cobertos. Dessa forma, o policiamento não teria como identificar aqueles que praticarem atos de vandalismo próximo ao estádio e também dentro do Independência.

“Se houver um contingente muito grande de torcedores com máscaras, há dificuldade para identificação dessas pessoas. O torcedor tem de entender que, se passa a usar máscara, ele passa a burlar todo sistema de segurança. Pode ser por inocência, por esquecer que do outro lado pode não ter gente de bem. É necessário entender que toda a legislação, com a utilização de câmeras, foi feita para aumentar a segurança dentro e fora do estádio. Se tivermos 5 mil com máscara, são, literalmente, 5 mil pessoas mascaradas. Se não houver intervenção da Polícia, é um risco que pessoas de bem estão correndo”, destacou o comandante do policiamento especializado da PM.

A máscara do 'pânico' é um complemento ao famoso bordão "Caiu no Horto, tá morto", que vem sendo gritado pela torcida do Atlético nos jogos da equipe. Desde a reinauguração do Independência, o time não perdeu no estádio.