Atlético
None

RIVAIS

Atlético enfrenta times sem tradição e pode reencontrar Riascos na Libertadores

Atlético está no grupo de Zamora, Nacional-PAR e Independiente Santa Fe ou Morelia

postado em 13/12/2013 18:10 / atualizado em 13/12/2013 20:00

Thiago Madureira /Superesportes , Gustavo Andrade /Superesportes

REUTERS/Washington Alves

No Grupo 4 da Copa Libertadores de 2014, o Atlético, atual campeão, terá pela frente clubes sem tradição no torneio. Zamora-VEN, Nacional-PAR e Independiente Santa Fe-COL ou Monarcas Morelia-MEX têm poucas participações e raramente avançam até as fases decisivas da competição.

Caso os mexicanos do Morelia avancem da pré- Libertadores, o time de Cuca reencontrará o atacante Riascos. No ano passado, jogando pelo Tijuana, ele desperdiçou um pênalti no minuto final, no jogo de volta contra o Atlético, no Independência, pelas quartas de final da competição. Outro fato curioso da primeira fase é que o Galo enfrentará time do irmão do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

Apesar da impressão de facilidade, o goleiro Victor adota discurso cauteloso. “A Libertadores não tem nada fácil para ninguém. Cada time tem suas características, jogam de jeito diferente. Fora de casa é muito difícil. Tem altitude que pode interferir. Não existe vida fácil. Mas quando você passa por dificuldades, engrandece muito a conquista”, disse.

Zamora: adversário da terra de Hugo Chávez

Primeiro adversário do Atlético na disputa pelo bicampeonato, o Zamora é presidido por Adelis Chávez, irmão do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Foi sob o comando do atual mandatário que o clube atingiu seus primeiros momentos de destaque.

O título nacional na temporada 2012/2013 é o primeiro da história do Zamora, que participou da Copa Libertadores apenas uma vez. Em 2012, foi eliminado na fase de grupos. A chave contava ainda com Fluminense, Boca Juniors e Arsenal.

AFP PHOTO Norberto Duarte
Nacional: time paraguaio jamais passou da fase de grupos

Pouco conhecido fora do Paraguai, o Nacional foi campeão nacional nove vezes. A vaga na Copa Libertadores de 2014 foi alcançada pelo título do último Torneio Apertura.

Esta será a sétima participação da equipe no principal torneio de clubes do continente. O Nacional jamais passou da fase de grupos. Nas duas últimas vezes em que esteve presente, enfrentou times brasileiros: o São Paulo, em 2010, e o Corinthians, em 2012.

Embora atue em Assunção, o Nacional optou por mandar a partida contra o Corinthians em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil. A decisão foi motivada para atrair torcedores corintianos e, consequentemente, aumentar a renda da partida. Com o apoio de sua torcida, o time paulista jogou “em casa”.

Independiente Santa Fe x Monarcas Morelia: Riascos pode voltar ao Horto

A última vaga do Grupo 4 sai do confronto preliminar entre Independiente Santa Fe-COL e Monarcas Morelia-MEX.

Caso o time mexicano avance, o Atlético encontrará um jogador de boas lembranças. Riascos, ex-Tijuana, é a principal contratação do Monarcas Morelia para a disputa da Copa Libertadores. O atacante encontrou o Galo nas quartas de final da última edição da competição. Ele desperdiçou a chance de classificação dos “Xolos” no minuto final. Victor defendeu o pênalti e garantiu a vaga aos alvinegros. Nas duas partidas, Riascos marcou dois gols, um no México e outro no Brasil.

REUTERS/Pedro Vilela
O Monarcas participou apenas de duas edições da Libertadores. Em 2002, foi eliminado para o América do México, nas quartas de final. Naquele ano, o Olímpia sagrou-se campeão ao bater o São Caetano.

Por sua vez, o Independiente Santa Fe garantiu uma vaga na maior competição do continente por ser o melhor colombiano no agregado da liga local. Um aliado da equipe é a altitude de Bogotá. A capital colombiana fica a 2.650 metros acima do nível do mar. Ano passado, o Atlético encarou os 3.600 metros de La Paz. Saiu de lá com uma vitória sobre The Strongest, por 2 a 1.

Os colombianos disputaram seis edições da competição. A melhor participação foi no ano passado, quando chegou à semifinal. Nas oitavas, eliminou o Grêmio. Acabou caindo para o Olimpia, na semifinal. Um dos destaques do time é o meio-campo Omar Pérez. O experiente jogador, de 32 anos, foi um dos maestros do time na melhor campanha da história.

Em 2010, o Atlético encontrou o Independiente Santa Fe na Copa Sul-Americana. Em duelo pelas oitavas de final, o Galo levou a melhor, com uma vitória por 2 a 0, em casa, e derrota por 1 a 0, em Bogotá.

Tags: adversários atlético libertadores monarcas nacional zamora santa fe