Atlético
None

ATLÉTICO

Decisão sem Guilherme

Às vésperas do jogo que define vaga nas quartas de final com o Figueirense, armador rescinde o contrato com o Atlético para jogar na Turquia. Patric deve ser a novidade

postado em 26/08/2015 11:00 / atualizado em 26/08/2015 09:08

EM DA PRESS
No dia em que decidirá a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, o Atlético vai a campo ainda sob o efeito do adeus de um de seus maiores jogadores na atualidade: o armador Guilherme anunciou ontem rescisão contratual, depois de quatro anos e três meses no clube, e vai se transferir para o Antalyaspor, da Turquia. Em Florianópolis, agora sem aquele que foi xodó da Massa, mas que vinha vivendo má fase, o Galo terá de vencer o Figueirense por um placar simples ou empatar por pelo menos 2 a 2 para se classificar. Na semana passada, houve empate por 1 a 1 no Independência.

Aos 26 anos, Guilherme encerra um ciclo que se iniciou em maio de 2011 no alvinegro. Não haverá compensação financeira para o Atlético. No fim de junho, ele chegou a acertar sua ida para o Cruz Azul-MEX, que pagaria multa de R$ 2,3 milhões. Porém, não houve acordo contratual. A saída coincide com o fechamento da janela de transferência para o exterior. Como já atuou nove vezes no Campeonato Brasileiro, não poderia jogar por outra equipe da Série A.

O armador foi anunciado pelo então presidente Alexandre Kalil em maio de 2011, vindo do Dínamo de Kiev. Seus direitos federativos custaram 6 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões em valores atuais). Ao longo de sua passagem, teve atuações magistrais combinadas com apagões. As contusões viraram um drama para o atleta: foram 16.

Se Guilherme se despede, um jogador que estava barrado garantiu retorno ao time. Improvisado, o lateral-direito Patric deve ganhar vaga de titular contra o Figueirense hoje, às 19h30, no Orlando Scarpelli, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Ele substituirá Thiago Ribeiro, atuando avançado pela esquerda.

No primeiro duelo, no Independência, o escolhido foi o argentino Dátolo, que não rendeu bem na função. Ao lado de Giovanni Augusto, Luan e Lucas Pratto, Patric tentará romper o forte esquema defensivo do adversário, que impôs dificuldades na capital mineira e saiu com empate por 1 a 1.

Patric, que assinou pré-contrato com o Osmanlyspor, da Turquia, aceitou discutir a renovação do vínculo com o clube mineiro, que expira no fim do ano. O jogador depende de uma conversa com os turcos para definir sua permanência em Minas.

CONFIANÇA EXTRA A vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1, no fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro, devolveu a tranquilidade aos jogadores do Atlético, que agora veem boas possibilidades de ir bem nas duas competições. Assim como ocorreu na conquista da competição de mata-matas no ano passado, o grupo prevê trajetória difícil. “Gostaríamos que não fosse com muita emoção, que a gente pudesse se classificar bem. Mas, se tiver a dose de adrenalina, vai ser assim”, brinca o capitão Leonardo Silva, que volta à equipe depois de cumprir suspensão diante do Palmeiras.

Destaque do Figueirense na última temporada, o armador Giovanni Augusto sabe que o Atlético poderá levar vantagem no Orlando Scarpelli, principalmente se atacar o adversário nos primeiros minutos: “O Figueirense deve sair um pouco mais, mas nosso time vai tomar a iniciativa. Estamos conseguindo fazer bons jogos fora de casa. O segredo é imprimir ritmo forte e não deixar o adversário nos atacar muito no início”.

Na atividade de ontem, Pratto, Giovanni Augusto, Luan, Dátolo, Leonardo Silva e Dodô treinaram pênaltis e tiveram bom aproveitamento. Caso o Galo se classifique às quartas de final, aguardará o sorteio de seu adversário e os mandos de campo na segunda-feira, às 11h, na sede da CBF, no Rio.



Figueirense x Atlético

Figueirense
Alex Muralha; Leandro Silva, Bruno Alves, Saimon e Marquinhos Pedroso; Dener, Fabinho, João Vitor e Rafael Bastos; Clayton e Dudu
Técnico: René Simões

Atlético

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Giovanni Augusto; Luan, Lucas Pratto e Patric
Técnico: Levir Culpi

Estádio: Orlando Scarpelli
Horário: 19h30
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani (SP)
TV: Fox Sports