Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Galo perde invencibilidade na Libertadores, cai diante do Del Valle, mas segue na liderança

Atlético perdeu por 3 a 2 no Equador, mas continua em primeiro no Grupo 5

postado em 06/04/2016 23:36 / atualizado em 06/04/2016 23:49

AFP / RODRIGO BUENDIA

O Atlético perdeu sua invencibilidade na Copa Libertadores. Jogando no péssimo gramado do Estádio Rumiñahui, em Sangolquí, no Equador, o Galo teve muitas dificuldades e acabou derrotado por 3 a 2 pelo Independiente Del Valle, em jogo válido pelo Grupo 5 da competição continental.

O gramado prejudicou muito o toque de bola do Atlético. O time não conseguiu criar e foi envolvido pela velocidade do ataque equatoriano. O Del Valle atacou muito no primeiro tempo, principalmente pelo lado esquerdo, e foi premiado com três gols. Na etapa final, o Galo diminiu o prejuízo e buscou o empate, mas faltou força ofensiva.

Mesmo com a derrota, o Atlético segue na liderança do Grupo 5 da Libertadores. O time alvinegro soma dez pontos junto com o Del Valle, mas com um gol a mais de saldo que os equatorianos. O revés compromete a briga pela primeira posição geral da fase de grupos, mas o Galo precisa ainda de apenas um empate para avançar às oitavas de final.

O Atlético agora entra em campo pelo Campeonato Mineiro. No domingo, às 16h, recebe o Tricordiano no Independência. Pela Libertadores, encerra sua participação na fase de grupos contra o peruano Melgar, na quinta-feira da próxima semana, às 19h30, no Mineirão. No mesmo dia e horário, o Del Valle visita o Colo Colo em jogo que pode decidir a sua classificação para as oitavas de final.

Falhas defensivas e derrota parcial


O Atlético começou o jogo contra os equatorianos no ataque, trocando passes e tentando chegar pelas laterais. Mas, na primeira vez que teve a bola, os donos da casa abriram o placar. Aos cinco minutos, em troca de passes que começou do lado esquerdo, Cabezas recebeu livre e tentou cruzar, a bola desviou em Marcos Rocha e encobriu Uilson: 1 a 0. O mesmo Cabezas quase ampliou, mas acertou o travessão. Passado o susto, o Galo chegou ao empate aos nove minutos. Triangulação pelo lado direito, Marcos Rocha tocou para Cazares que deixou Júnior Urso livre. O volante ajeitou e finalizou para balançar as redes: 1 a 1.

O campo, bastante castigado, prejudicava, principalmente, o lado esquerdo defensivo do Atlético. E de lá eram criadas as principais jogadas do Del Valle. Com vários erros de marcação, o time de Diego Aguirre acabou levando o segundo gol de bola parada. Aos 20 minutos, Sornoza cobrou falta no canto do goleiro Uilson, que estava se deslocando para o outro lado e acabou falhando: 2 a 1.

Ao ver a insegurança do goleiro alvinegro, os equatorianos passaram a apostar em faltas cobradas para a área. Também de bola parada, Cazares quase empatou o jogo mais uma vez, mas a bola passou raspando a trave. Aos 38 minutos, em contra-ataque rápido, Julio Angulo, pesadelo da defesa atleticana no primeiro tempo, passou rapidamente por Erazo, levou no fundo e cruzou. Leo Silva cortou com o braço e o árbitro Dario Herrera marcou pênalti. Na cobrança, Sornoza deslocou Uilson e fez o terceiro: 3 a 1.

Galo aperta, mas não consegue empatar

O Atlético voltou para a etapa final e logo encontrou o segundo gol. Aos três minutos, Marcos Rocha cobrou lateral para a área e Pratto foi puxado. O árbitro marcou pênalti, cobrado com muita eficiência pelo argentino: 3 a 2. Após o gol, o time alvinegro até exerceu uma certa pressão, mas não conseguia ser eficiente. Do outro lado, o Del Valle apostava nos contra-ataques para tentar matar o jogo. Aos nove, o time equatoriano trocou passes perto da área atleticana, Sornoza recebeu livre na marca do pênalti, mas parou em boa defesa de Uilson.

Sem nenhuma alternativa ofensiva no banco de reservas, Aguirre tentou mudar o jogo colocando Carlos César no lugar de Robinho, que foi muito marcado e pouco apareceu na partida. O time alvinegro até tentou chegar em bolas cruzadas e chutes de longe, mas não conseguiu buscar o empate. Nos segundos finais, Marcos Rocha cobrou escanteio e Erazo cabeceou mal, desperdiçando a última chance atleticana na partida.

INDEPENDIENTE DEL VALLE 3 X 2 ATLÉTICO
 
Del Valle

Azcona; Nuñez, Arturo Mina, Luis Caicedo e Ayala; Rizotto, Orejuela, Julio Angulo (Tellechea)e Cabezas; Sornoza (Uchuari) e Jackson Pita (José Angulo). Técnico: Pablo Repetto
 
Atlético
Uilson; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos (Lucas Cândido); Júnior Urso, Rafael Carioca e Cazares (Leandro Donizete); Luan, Lucas Pratto e Robinho (Carlos César). Técnico: Diego Aguirre
 
Gols: Cabezas, aos 5, Júnior Urso, aos 9, Sornoza, aos 20 e aos 39 do primeiro tempo; Lucas Pratto, aos 3 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Erazo, Robinho, Leonardo Silva (ATL)

Motivo: 5ª rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores
Estádio: Rumiñahui, em Sangolquí, no Equador
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Belatti (ARG)

Tags: liderança equador invencibilidade derrota galo libertadores atlético del valle