Anunciado como reforço do Atlético pelo presidente Daniel Nepomuceno na última quarta-feira, o atacante gerou apreensão ao concluir o acerto com o clube e ser regularizado apenas na sexta-feira, a menos de duas horas do prazo limite para poder estar em campo neste domingo. O destino reservou a Fred uma estreia justamente no clássico contra o Cruzeiro, clube que defendeu entre 2004 e 2005.
Saiba mais
A participação de Fred, entretanto, foi discreta no primeiro tempo. Em suas participações iniciais, ele errou um cruzamento e falhou em tentativa de lançamento. O atacante ainda tentou evitar que Robinho fosse advertido com cartão amarelo, segurou o braço do árbitro paulista Marcelo Aparecido de Souza, mas sem sucesso.
No primeiro gol do Atlético, Fred apenas viu Rafael Carioca cobrar com força uma falta a poucos passos da grande área. A felicidade do atacante, entretanto, durou pouco. Cinco minutos depois, Alisson empatou para o Cruzeiro. Pouco acionado, Fred quase não ameaçou o gol adversário na etapa inicial. Sua primeira finalização aconteceu apenas aos 45 minutos de jogo. Depois de cruzamento de Patric, o camisa 99 cabeceou fraco, nas mãos de Fábio.

No segundo tempo, Fred vivenciou momento de herói. Depois de Riascos recolocar o Cruzeiro em vantagem, o novo atacante do Galo manteve seu bom retrospecto em estreias. Assim como havia nos quatro clubes que defendera anteriormente na carreira, Fred marcou em seu primeiro jogo pelo Atlético. Com a camisa alvinegra, ele aproveitou cruzamento de Patric e estufou as redes de Fábio. Como prometido, ele comemorou o gol marcado contra seu ex-clube. “Tem de comemorar. Com o Galo, aqui dentro, tenho que comemorar”, disse, em entrevista após o jogo.
No entanto, o gol foi um raro momento em que Fred teve para comemorar neste domingo. O zagueiro Bruno Rodrigo, de cabeça, marcou o terceiro do Cruzeiro e deixou os visitantes em festa. Fred ainda se envolveu em entrevero com o volante Henrique, em consequência de um chinelo arremessado no gramado e recebeu cartão amarelo.
No fim, mesmo com grande pressão, o centroavante não teve mais chances de gol. Ao analisar sua estreia, Fred lamentava o revés por 3 a 2. “Foram menos de 30 horas com o time. Não foi do jeito que a gente imaginava. Esperávamos ganhar o jogo, mas não deu. Dentro do possível, analisando pessoalmente, foi bom. Mas, sempre que entramos em campo, independentemente de gol, queremos ganhar”, disse.
Gols de Fred em estreias
26/01/2003 - América-MG 2 x 1 Guarani - Campeonato Mineiro - 1 gol
05/08/2004 - Cruzeiro 2 x 0 Internacional - Campeonato Brasileiro - 1 gol
10/09/2005 - Lyon 2 x 1 Monaco - Campeonato Francês - 2 gols
15/03/2009 - Fluminense 3 x 1 Macaé - Campeonato Carioca - 2 gols