Atlético
None

ATLÉTICO

Após temporada marcada por lesões, meia Dátolo não deve ter contrato renovado pelo Atlético

Argentino chegou ao Galo em 2013 e conquistou três títulos com a camisa alvinegra

postado em 08/07/2016 15:30 / atualizado em 08/07/2016 19:35

Bruno Cantini/Atlético

Os dias de Dátolo no Atlético podem estar chegando ao fim. O meia de 32 anos, que chegou ao Galo em 2013, não deve ter seu vínculo – que se encerra em dezembro - renovado pela diretoria alvinegra. O jogador argentino se reuniu na sede do clube com dirigentes nessa quinta-feira e pode se desligar do clube amigavelmente antes do fim do contrato, já que é pretendido pelo Fluminense.

Apesar de a diretoria não se interessar pela renovação, a torcida atleticana é a favor da permanência de Dátolo. Em enquete realizada pelo Superesportes durante esta semana, 76% dos 2.766 torcedores votaram para que a diretoria procure o jogador argentino para a renovação de seu contrato com o Galo.

Fora de combate por causa de uma lesão muscular, o meia tem o nome falado nos bastidores do mercado do futebol brasileiro. Ele tem contrato com o Galo até o fim do ano, mas ainda não foi procurado para renovar. Segundo regras da Fifa, já pode assinar um pré-contrato com outro clube. O Fluminense planeja fazer uma proposta ao argentino, que foi indicado pelo técnico Levir Culpi. Se acertar a rescisão com o Atlético, o armador pode acertar imediatamente com os cariocas.

Dátolo vive um ano marcado por lesões. O meia jogou apenas 17 partidas das 43 disputadas pelo Galo na temporada. Desde agosto de 2013, quando chegou ao Atlético, realizou 123 partidas, com 18 gols marcados. Foram três títulos com a camisa alvinegra: Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro. Além dos troféus, ganhou a confiança dos atleticanos.

A saída é difícil para o jogador, que criou grande identificação com o clube nestes quase três anos. No início, aceitou jogar fora da posição até encontrar o seu espaço. Nos primeiros meses de 2014, o argentino chegou, inclusive, a atuar de lateral-esquerdo. E conseguiu desempenho satisfatório, sendo eleito o melhor na posição do Campeonato Mineiro.

Com Levir, ele atingiu o seu apogeu. Dátolo foi um dos protagonistas da conquista da Copa do Brasil de 2014. Marcou um gol no jogo contra o Flamengo, pela semifinal da competição. Ele fez o terceiro da goleada por 4 a 1, em um belo chute de fora da área. O Galo acabou campeão da competição, com gol do argentino na decisão contra o Cruzeiro.

Dátolo, aliás, sempre demonstrou categoria ao balançar as redes. Já havia marcado outros belos gols com a camisa alvinegra. Contra a Portuguesa, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, Dátolo acertou um belo chute de primeira, após cruzamento de Jô, no fim da partida. Contra o Vasco, no fim do ano passado, o meia-atacante acertou um belo chute de canhota de fora da área, sem chances para o goleiro.

As lesões, contudo, atormentam a continuidade no Atlético. A diretoria analisa o momento do jogador, que é o pior desde que chegou ao clube. Isso porque ele não consegue jogar. No dia 10 de março, o armador se contundiu em partida contra o Colo Colo pela Copa Libertadores. Ele voltou nas oitavas de final contra o Racing, mas voltou a sentir incômodo na coxa. Ficou fora das finais do Campeonato Mineiro. Entrou em apenas alguns minutos das quartas de final da Libertadores contra o São Paulo. Na última partida do Galo no Brasileiro, contra o Figueirense, o armador reclamou de desconforto muscular e, pelo histórico de lesões, foi poupado pela comissão técnica do Atlético.

Estatísticas de Dátolo no Atlético:
2016

17 jogos – 1 gol

2015
42 jogos – 9 gols

2014
49 jogos – 7 gols

2013
11 jogos – 1 gol

Resultado da enquete realizada pelo Superesportes


Tags: atlético galo dátolo contrato