Atlético
None

ATLÉTICO

Bicampeonato da Copa Conmebol do Atlético sobre Lanús completa 19 anos neste sábado

Galo levou taça em 1997 de forma invicta; final ficou marcada por pancadaria

postado em 17/12/2016 16:45 / atualizado em 17/12/2016 17:50

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

O bicampeonato do Atlético da Copa Conmebol completa 19 anos neste sábado. O Galo desbancou o Lanús na decisão, marcada por uma verdadeira batalha campal no primeiro jogo, na Argentina. A partida de volta foi realizada em 17 de dezembro de 1997, no Mineirão.

O Atlético foi ao estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, para o jogo de ida da final e venceu o ‘Granate’ por 4 a 1, com gols de Bruno, Serrizuela (contra), Hernani e Valdir Bigode. No entanto, depois da partida, os jogadores argentinos cercaram a delegação e começaram uma pancadaria generalizada.  

Encurralados no alambrado, os jogadores e a comissão técnica do Galo foram agredidos pelos jogadores do Lanús. O treinador Emerson Leão sofreu bastante com a violência dos argentinos e teve que passar por uma cirurgia, sendo necessário colocar um enxerto no rosto para reparar as lesões.

No jogo da volta, no Mineirão, o Atlético empatou com por 1 a 1 com os argentinos e garantiu o bicampeonato da Conmebol de forma invicta. A primeira conquista do Galo do extinto torneio foi em 1992, sobre o Olimpia. Galo e Lanús se reencontraram reencontraram na Recopa de 2014, credenciados pelos títulos da Libertadores e da Sul-Americana, respectivamente. O time alvinegro voltou a levar a melhor e faturou a taça sobre os argentinos, com vitórias por 1 a 0, fora de casa, e 4 a 3, no Mineirão.

No título de 1997, o grande destaque do Atlético foi Valdir Bigode. O atacante terminou o torneio como o artilheiro, com sete gols marcados. A equipe atleticana ainda contava com Taffarel, Bruno, Dedê, Doriva, Jorginho e o ídolo Marques, entre outros.

Tags: 1997 bicampeonato lanus atlético copa conmebol