Atlético
None

ATLÉTICO

Amigo de Giacomini e 'perfil estudioso': conheça Ricardo Resende, novo técnico do sub-20 do Galo

Ricardo Resende é o substituto de Giacomini no time júnior do Atlético

postado em 01/01/2017 08:00 / atualizado em 31/12/2016 18:05

Arquivo Pessoal
“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. O trecho da música ‘É uma Partida de Futebol’, da banda mineira Skank, passa na cabeça de quase todos os jovens do Brasil. No entanto, aqueles que conseguem, de fato, tornar-se um atleta do mundo da bola são raros. Resta, então, procurar outras alternativas para alimentar a paixão pelo esporte mais popular do país. É o caso de Ricardo Resende, o novo técnico da equipe sub-20 do Atlético.

“Como a maioria dos jovens, eu sonhei em ser jogador. Joguei no time de futsal do Atlético, cheguei a jogar futebol de campo no América e em equipes menores, mas não me firmei. Então, formei em Educação Física, sempre fui apaixonado por futebol”, afirmou Ricardo Resende.

Ricardo Resende está no Atlético desde 2007 e já passou por todas as categorias de base clube. Agora, ele terá a missão de comandar o time sub-20. O antigo treinador dos juniores, Diogo Giacomini, foi promovido e será auxiliar técnico fixo do Galo a partir de 2017.

“Diogo é um grande amigo. Ele chegou ao Atlético em 2008, a gente já se conhece há muito tempo. Depois disso, ele teve uma saída para o Palmeiras, mas retornou. Nós somos muito amigos, afinidade muito boa. Agora, essa promoção dele vai aumentar mais ainda o canal de acesso ao profissional. Já tinha essa relação com o diretor André Figueiredo. A relação é a melhor possível, o Diogo é um ótimo profissional”.

Ao Superesportes, Ricardo Resende falou sobre a carreira, planos para o futuro no Atlético, Roger Machado e talentos que o Galo têm nas categorias de base. Confira abaixo a entrevista completa.

Carreira


Arquivo pessoal
"Como a maioria dos jovens, eu sonhei em ser jogador. Joguei no time de futsal do Atlético, cheguei a jogar futebol de campo no América e em equipes menores, mas não me firmei. Então, formei em Educação Física, sempre fui apaixonado por futebol. Entrei no Atlético em 2007, no sub-13. Em 2008, fui para o sub-14  e de 2009 a 2012 comandei o sub-15. Depois, em 2011, fui para o juvenil. Estou no clube há 10 anos. Nesse tempo que estou no Atlético, ajudei a revelar Carlos, Gabriel, Dodô, Uilson. Já conquistei 13 títulos, sendo o mais importante a Copa do Brasil Sub-17, em 2014".

Sonho de ser treinador


"Sim (já queria ser treinador). Antes de entrar no Atlético, eu já trabalhei como treinador no time de futsal do Recreativo, nas categorias de base. Meu objetivo sempre foi ser treinador. Desde a época como estudante, eu já tinha essa vontade. Na faculdade, tinha as competições e em um momento eu passei a ser treinador dos times de lá".

Aperfeiçoamento


"Formei em educação física e depois fiz duas disciplinas isoladas no mestrado. Não consegui entrar ainda (no mestrado), não deu tempo, o Atlético demanda muito tempo. Fui com o intuito de estudar mais sobre tática e métodos de treinamentos.  Mas fiz cursos de especialização tática em Viçosa. Além disso, como o profissional e a base treinam juntos, isso  ajuda bastante. Já vi treinos de Luxemburgo, Marcelo Oliveira, Paulo Autuori, Levir Culpi… isso é um grande aprendizado. Eu sempre acompanhei os treinadores nesses 10 anos".

Interação com os jovens da base


"É o primeiro passo, começar com os jovens. Claro que meu objetivo é me tornar treinador do profissional. Mas é importante ter essa passagem para adquirir conhecimento, pegar bagagem".

"A gente tem nosso alojamento, onde eles (jogadores da base) moram. O Atlético tem uma estrutura muito boa. Tem todo um acompanhamento psicológico. Eles ficam longe da família, precisam de atenção. Damos muito conselhos pra eles. A gente preocupa com a formação do caráter do jogador. Pensamos no futebol, mas também queremos formar cidadãos". 

Relação com o Giacomini


Arquivo pessoal
"Diogo é um grande amigo. Ele chegou ao Atlético em 2008, a gente já se conhece há muito tempo. Depois disso, ele teve uma saída para o Palmeiras, mas retornou. Nós somos muito amigos, afinidade muito boa. Agora, essa promoção dele vai aumentar mais ainda o canal de acesso ao profissional. Já tinha essa relação com o diretor (da base) André Figueiredo. A relação é a melhor possível, o Diogo é um ótimo profissional".

Integração de jogadores da base ao grupo profissional


"O sub-20 são atletas observados para integrar ao profissional. Então, o Diogo conhece bem o grupo. Eles (jogadores) têm bastante potencial, vamos estar acompanhando. Ele (Diogo) vai estar em contato direto comigo para integrarmos esses atletas de acordo com as ideias do Roger. Temos atletas de qualidade que vão ser utilizados na hora certa".

Treinadores da base no profissional


"Vários treinadores da base hoje em dia estão no cenário nacional, no profissional de grandes clubes. Para o bom profissional, sempre terá espaço. Não podemos definir que o bom hoje tem que ser ex-jogador, por exemplo. Vemos grande treinadores oriundos da base no profissional".

Expectativa de ser promovido ao profissional


"Então, hoje eu estou feliz, neste momento, agora, de subir para o sub-20. Não tenho pressa nenhuma. Esse é um trabalho muito gratificante: trabalhar na formação, ajudar o profissional. O objetivo agora é dar apoio para o Roger.  Tenho tempo ainda, sou muito jovem, vou adquirir mais conhecimento".

Roger Machado


Divulgação/Atlético
"O Roger é um grande treinador. A escolha do presidente foi acertada. Ele monta equipes muito boas, compactadas. O Roger, que é um ex-jogador, buscou mais conhecimento, formou em educação física. Tenho certeza que ele vai fazer um grande trabalho. Vamos dar todo o suporte para que ele possa conseguir os objetivos, que são os títulos que a torcida atleticana tanto quer".

Copa São Paulo


"Já era um projeto anterior. Vamos com a equipe sub-17 para a Copa São Paulo. Claro que aumenta a dificuldade, os atletas são jovens, mas eles estão muito motivados. Essa equipe é a atual campeã mineira. Tenho certeza que mesmo com a categoria sub-17 vamos fazer um bom trabalho. Eles estão motivados, mas não podem ter esse peso que um time sub-20 teria. Os títulos da base são importantes, mas o principal objetivo é revelar jogadores".

Destaques do time para a Copa São Paulo


"Marquinhos e Lucas (atacantes) foram os dois artilheiros do Campeonato Mineiro deste ano. O renan, volante e capitão, que já teve oportunidade com o Aguirre, jogou contra o Guarani no Mineiro também é um destaque. Além do Alerrandro, que é um atleta mais novo, mas faz bastante gols. No sub-15, em uma temporada, ele fez mais de 40 gols".

Jogadores sub-20 na Florida Cup


"Alguns do sub-20 vão para a Florida Cup. O Thalis (meia-atacante), Nathan (zagueiro), Capixaba (atacante) devem ser uns dos jogadores que irão. Os diretores estão reunindo ainda para definir isso".

Tags: interiormg atlético galo Ricardo Resende