Atlético
None

ATLÉTICO

Há quatro anos, ele estreava no Galo: Luan fala da era vitoriosa, lesão e volta ao time

Ídolo do clube, atacante se prepara para retornar aos treinos nos próximos dias

postado em 16/02/2017 06:30 / atualizado em 16/02/2017 10:24

Bruno Cantini/ Atlético

Há quatro anos
, mais precisamente em 13 de fevereiro de 2013, contra o São Paulo, no Independência, pela Copa Libertadores, a torcida do Atlético conhecia Luan. O atacante, contratado da Ponte Preta, chegou ao clube sem muita badalação e com uma contusão no púbis que atrasou sua estreia. Passados 166 jogos com a camisa alvinegra, ele se tornou referência no clube. Não faltaram garra e gols para conquistar a confiança do torcedor. Mas nos últimos meses, Luan passou a enfrentar outro adversário: uma grave lesão no menisco e na cartilagem do joelho direito.

Em entrevista ao Superesportes, o atacante falou da era vitoriosa no clube, da grave lesão e da expectativa para voltar ao time.

Período de títulos e prêmios


Bruno Cantini/ Atlético

Inicialmente, Luan ganhou status de talismã. O gol do empate por 2 a 2 com o Tijuana, no México, pela Libertadores de 2013, foi fundamental para a classificação às semifinais, confirmada no dramático empate por 1 a 1 no Independência graças ao “milagre” do goleiro Victor. Na Copa do Brasil de 2014, o “amuleto” atleticano virou jogador decisivo. Fez gol em todas as fases do torneio que viria a ser conquistado em cima do arquirrival Cruzeiro.

Foi campeão ainda do Campeonato Mineiro (2013 e 2015) e da Recopa Sul-Americana (2014). Recebeu premiações individuais, como a do Troféu Telê Santana de melhor atacante do futebol mineiro na temporada passada.

“Fico feliz por ter sido premiado novamente. Vou trabalhar enquanto eu tiver contrato com o Galo e saúde para jogar futebol. Quero estar sempre sendo reconhecido pelo que faço. O mais importante é ajudar o Galo a continuar vitorioso e a conquistar mais títulos.”

Grave lesão


Bruno Cantini/ Atlético

Em abril de 2016, Luan recebeu uma má notícia. O atacante sofreu lesões no menisco e na cartilagem do joelho direito. Ele passou por cirurgia e ficou três meses parado. Passou a conviver com tratamentos. Por causa de dores, foi vetado na partida de ida da decisão da Copa do Brasil do ano passado, contra o Grêmio. O Atlético perdeu, em pleno Mineirão, por 3 a 1, e viu a taça ficar nas mãos dos gaúchos.

“Tive uma lesão complicada. Nenhum jogador fica satisfeito, porque perde espaço, jogos importantes e até títulos. Voltei a sentir a lesão no primeiro jogo da Copa do Brasil, quando não podia machucar. Talvez poderia ter sido diferente. Fiquei chateado por não ter ajudado a equipe.”

Este ano, novamente Luan sentiu dores no joelho direito. Ainda não atuou em 2017. Dedicou as últimas semanas a trabalhos específicos de fortalecimento na região. “Estou bem, foi mais um reforço, uma manutenção para não me lesionar no restante da temporada. Não estou com o joelho ruim, está bom, com a musculatura ficando do jeito que o fisioterapeuta e o preparador físico querem e eu quero também para ajudar o Galo a conquistar títulos este ano.”

Na próxima semana, Luan deve ser liberado para treinar com o grupo. Ele revela que já vem fazendo atividades. “Em campo eu já estou treinando, ninguém sabe, mas já estou escondido. Com o grupo, talvez nos próximos dias, vai depender do Lasmar (Rodrigo, médico do Atlético) e dos fisioterapeutas”, diz. “Quero voltar antes da estreia na Libertadores para pegar ritmo”, acrescenta.

Volta ao time


Bruno Cantini/ Atlético

Assim que entrar nos planos, Luan sabe que vai precisar esperar o momento para ganhar uma nova chance. Mas deixa um aviso aos companheiros: vai brigar por vaga na equipe.

“Tenho que respeitar os companheiros que estão jogando, e bem. Mas eles também precisam entender que tem jogador qualificado chegando. Isso é bom porque eles vão se doar um pouco a mais com a concorrência. É uma disputa saudável. Meu objetivo é voltar, jogar, dar alegria ao torcedor. Sei que eles estão com saudade também, pois encontro nas ruas, nas redes sociais. Tem uns que me xingam, no bom sentido, querendo que eu volte a jogar. Tenho que retribuir isso em campo.”

Com a palavra, o médico do Galo, Rodrigo Lasmar


Euler Junior/EM/D.A Press

“O Luan vem evoluindo bem, fazendo trabalho de fortalecimento na fisioterapia. Ele apresenta uma melhora da condição muscular, que é fundamental para ele jogar bem. Essa condição muscular é que vai sustentar a sequência de jogos que ele vai ter assim que voltar a atuar. Acredito que a partir da semana que vem, é grande a chance de ele ser entregue ao grupo. Ele precisa de cuidados, de trabalho específico de fortalecimento. Estamos tendo bastante cuidado com o Luan para que volte a jogar, renda e tenha uma sequência. Situações como essa serão, em alguns momentos, importantes, para que ele tenha tempo de se recuperar, de fortalecer.”

Relembre o gol de Luan contra o Flamengo na Copa do Brasil 2014


Tags: joelho direito atlético luan galo lesao