Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Técnico de Copa, ex-Real Madrid e estreia no exterior: conheça o Sport Boys, rival do Galo

Time boliviano será adversário do Atlético nesta quinta, pela Libertadores

postado em 11/04/2017 12:00 / atualizado em 11/04/2017 14:37

AFP /  AIZAR RALDES


O deslocamento a Belo Horizonte será a primeira viagem internacional do Sport Boys por uma competição oficial. O clube boliviano estreia como visitantes em torneios da Conmebol contra o Atlético, nesta quinta-feira, às 19h30, no Independência, pela segunda rodada da Copa Libertadores.

Chama atenção o Sport Boys ter um ex-jogador do Real Madrid no elenco, o meio-campista José Luis Sánchez Capdevila, de 36 anos. Ele chegou ao time espanhol no início dos anos 2000 e passou pela equipe B. Nunca chegou a figurar entre os galáticos.

Quem comanda o time boliviano é Xabier Azkargorta. O técnico é experiente e já dirigiu equipes de grande e médio porte da Espanha, como Sevilha, Espanyol, Valladolid e Tenerife. Também levou a Bolívia à Copa do Mundo de 1994.

O Sport Boys tenta ser o grande azarão do Grupo 6 da Copa Libertadores. Na primeira partida, empatou em casa com o Libertad (3 a 3). Outro ponto, desta vez fora de casa, é visto com bons olhos, sobretudo contra um rival do tamanho do Galo.

AFP / AIZAR RALDES
“O treinador espanhol Xabier Azkargorta, referência na Bolívia por levar a seleção ao Mundial de 1994, antecipa que usará um esquema defensivo e cauteloso, porque é consciente das diferenças técnicas entre as equipes”, disse o repórter Rafael Sempértegui, do jornal La Razón.

Os resultados na temporada, até agora, não animam os torcedores. O Sport Boys está em oitavo no Campeonato Boliviano, com 13 pontos em 10 jogos. Apesar do início irregular, a diretoria acredita que o time possa avançar na Libertadores.

“A ideia inicial era ficar entre os classificados, mas tem uma série complicada. O Atlético é o grande favorito, pelo que representam as equipes do Brasil e pelo poder de investimento. Os dirigentes estão confiantes apesar dos resultados ruins na liga local”, afirmou o repórter Fidel Montalvo, da rádio La Plata, de Sucre.

Jogos do Sport Boys em 2017


29/1 - Blooming 1 x 3 Sport Boys
5/2 - Sport Boys 1 x 1 Guabira
12/2 - J. Wilstermann 3 x 1 Sport Boys
17/2 - Sport Boys 1 x 3 Nacional Potosi
23/2 - Sport Boys 3 x 2 Bolivar
3/3 - Sport Boys 3 x 4 Oriente Petrolero
8/3 - Sport Boys 3 x 3 Libertad
11/3 - San Jose 3 x 1 Sport Boys
16/3 - Sport Boys 2 x 1 Petrolero de Yacuiba
2/4 - Real Potosi 2 x 3 Sport Boys
8/4 - Sport Boys 0 x 1 The Strongest

Jornalistas falam sobre o Sport Boys:


RAFAEL SEMPÉRTEGUI, do jornal La Razón, de La Paz

Quem é o Sport Boys?
Sport Boys, o time mais jovem da Bolívia na Copa Libertadores. Não chega bem ao compromisso de quinta-feira contra o Atlético no Brasil porque vive mau momento futebolístico. As coisas não estão bem nem em relação ao grupo nem individualmente. Ante o Atlético Mineiro jogará sua primeira partida internacional da história fora da Bolívia e é esperado que essa estreia internacional não seja catastrófica.

O Sport Boys é uma equipe modesta da Bolívia. Logrou um feito histórico ao vencer o título nacional, que lhe permitiu disputar a Copa Libertadores. Os dirigentes reforçaram muito bem a equipe, com excelentes jogadores de experiência, como o equatoriano Carlos Tenório, e jovens, como o argentino Alexis Messiodoro. Também contratou muitos jogadores locais, como Jair Torrico e José Luis Sánchez Capdevila. Mas os resultados não acompanharam o investimento financeiro.

Como está na liga local?
É o oitavo da liga boliviana com 13 pontos. Em 10 partidas, ganhou quatro, empatou uma e perdeu cinco. Tem uma campanha irregular. Na Libertadores, empatou em sua estreia (3 x 3) contra o Libertad, e a conclusão foi a mesma, muitas dúvidas em relação ao rendimento.

Como deve vir a Belo Horizonte?
O treinador espanhol Xabier Azkargorta, referência na Bolívia por levar a seleção ao Mundial de 1994, antecipa que usará um esquema defensivo e cauteloso, porque é consciente das diferenças técnicas entre as equipes.

A equipe tem uma coluna vertebral com Carlos Arias no gol, um arqueiro bastante veterano, um jovem defensor como Christian Coímbra, um lateral como Jair Torrico e outro como José Sánchez Capdevilla; no meio está o volante Alejandro Meleán, e um jogador de criação (Alexis Messidoro), enquanto no ataque está o equatoriano Carlos Tenorio.

FIDEL MONTALVO, da rádio La Plata, de Sucre  

Qual o objetivo do Sport Boys em Belo Horizonte?
Muito complicado que possa conseguir uma vitória em Belo Horizonte. Um empate vai ser bem encarado psicologicamente. A equipe no torneio local demonstra grande irregularidade, com mais derrotas do que vitórias. Na última partida, perdeu para o Strongest.

A diretoria acredita na classificação?
A ideia inicial era ficar entre os classificados, mas tem uma série complicada. O Atlético é o grande favorito, pelo que representam as equipes do Brasil e pelo poder de investimento. Os dirigentes estão confiantes apesar dos resultados ruins na temporada. Fizeram um grande investimento, com a contatação de vários jogadores, e têm um treinador com grande história no futebol boliviano.

Quem são os destaques?
O time fez muitas contratações, podemos destacar Carlos Arias, goleiro que defendeu os principais clubes da Bolívia e que defendeu a Seleção Boliviana, José Capdevila, atleta experiente que já passou por times da Espanha e, entre outros, o armador Alexis Messiodoro, atleta formado nas divisões de base do Boca Juniors e que está crescendo o futebol. O Tenório também passou pelo futebol brasileiro e é um dos nomes importantes. Estava fora, mas pode voltar contra o Atlético.

Tags: Sport Boys Real Madrid llibertadores2017 galo