Atlético
None

COPA DO BRASIL

Atlético faz 1 a 0, supera expulsão e segura vantagem sobre Botafogo na Copa do Brasil

Cazares marca para o Galo na partida de ida das quartas de final do torneio

postado em 29/06/2017 21:25 / atualizado em 29/06/2017 21:41

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
O atleticano que foi ao Independência viu o Atlético voltar a vencer no Horto: 1 a 0 no Botafogo, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Viu também o time viver dois momentos na partida. Com técnica, pressionou o Botafogo no primeiro tempo e marcou o gol do triunfo, com Cazares. Com raça, e com drama, depois da expulsão de Fred, logo aos nove minutos da etapa final, o Galo defendeu o placar.

A vitória por 1 a 0 garante ao Atlético o direito do empate ou da derrota por um gol de diferença, desde que marque, no jogo de volta, dia 26 de julho, no Rio de Janeiro. Antes, o Alvinegro tem mais confrontos decisivos. Neste domingo, recebe o arquirrival Cruzeiro no Horto pelo Campeonato Brasileiro. Em seguida, viaja até a Bolívia para encarar o Jorge Wilstermann pelas oitavas de final da Copa Libertadores.



Técnica para marcar

A pressão do Atlético teve uma receita quase infalível para superar defesas: aliar velocidade com trocas de passes. O Botafogo resistiu seis minutos. A dupla Robinho e Cazares assumiu o comando, com o auxílio de Elias. Em segundos, a bola saiu do meio-campo para o lado esquerdo do ataque. De lá para a área. Do pé de Cazares para as redes: 1 a 0.

Acuado, restou ao Botafogo correr atrás da bola. O Atlético teve chances. De cabeça, de frente para o gol, com pouco ângulo. Mas não aproveitou.

Aos 10 minutos, Fred, livre, cabeceou para fora. No contra-ataque, mais oportunidades desperdiçadas. No mais perigoso contragolpe, aos 24 minutos, Luan tocou para Fred. De frente para a meta, o camisa 9 pegou mal na bola e isolou.

Cinco minutos depois, Cazares recebeu na área, sem opção, finalizou em cima goleiro, já sem ângulo. Já aos 43 minutos, Cazares recebeu lançamento, cortou a marcação e bateu para fora.

O Botafogo chegou apenas uma vez. Aos 33 minutos, a bola cruzou a área e Bruno Silva chutou mal. Momento de susto, seguido de alívio para os atleticanos presentes ao Independência.

Raça para defender

Se no primeiro tempo, o Atlético perdeu chances, no segundo o time perdeu o artilheiro. Carrasco histórico do Botafogo, Fred não marcou gol. O atacante fez faltas. Em duas delas foi advertido com cartões amarelos. A expulsão de Fred, aos nove minutos da etapa final, fez o técnico Roger Machado sacar Robinho para a entrada de Rafael Moura.

Com um a menos e sem a velocidade dos 45 minutos iniciais, o Atlético apelou para a raça. Não faltou entrega para evitar o gol botafoguense aos 17 minutos. Depois do escorregão de Gabriel, Bruno Silva cortou a marcação, deixou o zagueiro no chão, mas Fábio Santos se lançou na bola para bloquear a finalização.

A bola parada foi a jogada do Atlético. Depois das cobranças diretas, por muito pouco, o Galo não ampliou aos 39 minutos em uma bola cruzada na área por Otero. Rafael Moura dominou cara a cara com Gatito Fernández. O goleiro fez uma defesa espetacular.

Já nos acréscimos, o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, bastante questionado pelo atleticanos, expulsou mais um do Galo: o técnico Roger Machado, por reclamação. No fim da partida, quem foi para cima do árbitro foi o time do Botafogo, enquanto a torcida xingava o trio de arbitragem.

ATLÉTICO 1 x 0 BOTAFOGO

Atlético
Victor; Yago, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Cazares (Danilo) e Luan (Otero); Robinho (Rafael Moura) e Fred. Técnico: Roger Machado

Botafogo
Gatito Fernández, Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso (Fernandes), Bruno Silva, João Paulo e Camilo (Guilherme); Rodrigo Pimpão e Roger (Vinicius). Técnico: Jair Ventura

Gols: Cazares, 6min 1ºT
Cartão amarelo: Rafael Moura, Otero (ATL); Emerson Silva (BOT)
Cartão vermelho: Fred (ATL)

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data:  29 de junho de 2017

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)

Público: 19.871
Renda: R$ 533.386,00

Tags: interiormg horto copadobrasil botafogorj galo atlético