Atlético
None

ATLÉTICO

Com Rogério Micale, estrelas não têm vaga assegurada no time do Atlético

Contra o Coxa, deixou atletas badalados, como Robinho e Elias, no banco

postado em 01/08/2017 11:00 / atualizado em 01/08/2017 11:58



A vinda do técnico Rogério Micale para o Atlético representou mais que uma tentativa de a diretoria dar nova injeção de ânimo no grupo, que estava desmotivado desde a demissão de Roger Machado. Com o novo treinador, há também uma nova filosofia no clube: as estrelas não têm vaga assegurada no time, e quem estiver melhor terá vez como titular. A primeira prova foi na vitória sobre o Coritiba por 2 a 0, fora de casa, a primeira de Micale no comando alvinegro. Com o aval da direção, ele colocou no banco jogadores badalados e tidos como referências do grupo, como o volante Elias e o atacante Robinho, cujos desempenhos individuais não estavam agradando à torcida.

Ao tirar os dois atletas consagrados, Micale, que consolidou sua carreira trabalhando com jovens na base, optou por duas peças que chegaram a pouco tempo: o ex-americano Gustavo Blanco e o atacante Pablo, que teve rápida passagem pelo futebol japonês. A ideia arrojada, que acabou dando certo em Curitiba, tem chance de ser mantida em outros jogos, a começar amanhã pelo duelo com o líder Corinthians, às 21h, no Mineirão.

Há uma semana no cargo, o treinador assumiu com o propósito de detectar os erros de quando Roger era o técnico e buscar soluções a curto e médio prazo, além de contribuir para que os resultados positivos voltem a aparecer com frequência. Na fase ruim, o Galo chegou a perder três vezes no Independência no Brasileiro e amargou a eliminação para o Botafogo na Copa do Brasil depois de atuação ruim na goleada sofrida por 3 a 0, no Rio.

Certamente, haverá mais cobranças aos mais badalados. Ontem, Elias ficou um tempo conversando com Micale à beira do campo. O volante até pode estar nos planos do treinador amanhã, já que conhece a equipe pela qual atou no primeiro semestre do ano passado. E Robinho participou do treino com os reservas normalmente, esperando por nova chance. Diante do Coritiba, foi a primeira vez que ele ficou no banco por opção do treinador. E não entrou.

Na visão do lateral-esquerdo Fábio Santos, as mudanças no time ajudam o treinador a ganhar o respeito de todo o grupo: “A história dos jogadores tem de ser respeitada. Toda a comissão repeita isso, mas o Micale procura encontrar uma equipe e tem opções para fazer as mudanças. Desde que ele chegou aqui, sempre jogou aberto, dizendo que iria fazer mudanças, como já tinha feito no Rio, contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, tirando o Rafael Moura e o Carioca. Agora, tirou Robinho e Elias. É bom abrir um leque de opções para ganhar mais jogadores. O incentivo daqueles que ficaram de fora é importante. Com esse espírito coletivo, esperamos chegar forte”.

Além de Gustavo Blanco e Pablo, outro que ganha crédito é o atacante Rafael Moura, substituto natural de Fred, que também vinha sendo questionado e teve lesão na panturrilha direita – só volta daqui a três semanas. Com o gol em Curitiba, Moura se isolou na condição de vice-artilheiro do time no ano, com nove, e tentará aproveitar a sequência como titular.

APROVEITAR OS ESPAÇOS Blanco foi uma das gratas surpresas de Micale contra o Coxa, tendo rendido bem na função antes feita por Elias. O jogador de 22 anos, que fez bom primeiro semestre com a camisa do América, tende a ser mantido contra o Corinthians, até para aproveitar os espaços deixados pelo time paulista.

Ele espera continuar rendendo e ajudar a dar sequência à recuperação do Atlético no Campeonato Brasileiro. “O futebol moderno necessita de volante que marca e ataca. Fiz isso no América. O professor me deu liberdade para chegar no ataque e é isso que vou fazer. Vou continuar trabalhando, demonstrando competitividade, para ser novamente escalado contra o Corinthians”.

ATLETICANAS...

Mais opções
Rogério Micale ganhou opções para o jogo contra o Corinthians. O zagueiro Felipe Santana foi liberado para os treinos, depois de se recuperar de lesão muscular na coxa direita. Livres de suspensão, o lateral-direito Alex Silva e o armador Otero voltam a ficar à disposição do treinador. O zagueiro Erazo iniciou fase de transição para a preparação física. Ele cuida de um problema crônico no joelho.

Libertadores
Na próxima semana, o Atlético deve confirmar à Conmebol a sexta mudança na lista de inscritos na segunda fase da Libertadores. O clube já oficializou as entradas de Bremer, Alex Silva, Roger Bernardo, Valdívia e Marlone. O zagueiro Matheus Mancini e o volante Gustavo Blanco disputam a última vaga, com mais chances para o segundo, que foi titular contra o Coritiba.

Tags: estrelas galo atlético micale jogadores