Atlético
None

WILLY GONSER

Morre, aos 80 anos, narrador Willy Gonser

'Voz do Galo' no rádio, Willy estava em tratamento de pneumonia

postado em 22/08/2017 08:40 / atualizado em 22/08/2017 12:27

Jorge Gontijo/Estado de Minas

Faleceu, nesta terça-feira, o narrador esportivo Willy Gonser, aos 80 anos.  Paranaense, ele passou grande parte da carreira no rádio de Minas Gerais e ficou marcado pelas transmissões de partidas do Atlético.

Willy Gonzer estava internado no hospital da Unimed, em Belo Horizonte, para tratamento de pneumonia.  

Filho de pai alemão e mãe paranaense, Willy Gonser começou a carreira no rádio depois de ganhar um concurso para trabalhar na área, em 1953, pela Rádio Marumby. Ele atuou com noticiários, chamadas musicais e comerciais até a primeira experiência em transmissão esportiva, dois anos mais tarde.
 
A ligação do locutor com o Atlético começou em 1979, quando iniciou trajetória na Rádio Itatiaia. Willy narrou partidas dos grandes clubes da capital, mas logo passou a ser o responsável pelas transmissões do Alvinegro. O 'mais completo do Brasil', como era apelidado, imortalizou os gritos de ‘É gol! É do Galo!’, que emocionou os torcedores por 30 anos. Em 2002, ele recebeu o Galo de Prata, maior honraria do clube.

Willy Gonser também participou de coberturas de 11 Copas do Mundo. A primeira foi em 1962, no Chile, pela Rádio Gaúcha, no bicampeonato mundial da Seleção Brasileira. Pela emissora, também trabalhou nos Mundiais de 1970 (México) e 1974 (Alemanha). De 1982 a 2006, narrou a competição pela Itatiaia.

Willy deixou a Itatiaia em 2009. Em 2015, trabalhou, por seis meses, na Rádio Inconfidência, na função de comentarista. Nos mais de 60 anos de carreira, o ‘Alemão’ também passou pelas rádios Nacional (RJ), Continental (RJ), Jovem Pan (SP),  Bandeirantes (SP) e Farroupilha (RS).

Nas redes sociais, Atlético e Cruzeiro homenagearam Willy Gonser. "O Cruzeiro Esporte Clube se solidariza com a família do "Alemão" e seus amigos de imprensa. Descanse em paz, Willy Gonser". "Nossa imensa tristeza pelo falecimento do mais completo narrador esportivo do Brasil", diz a mensagem do Atlético.

O corpo de Willy Gonser será velado a partir das 17h, no Funeral House (Av. Afonso Pena, 2158 - Funcionários). O sepultamento será nesta quarta-feira, às 10h, no Bosque da Esperança.

VÍDEO FEITO POR UM TORCEDOR EM HOMENAGEM A WILLY GONSER, DE OUTUBRO DE 2016

Tags: willy gonser atlético cruzeiroec interiormg americamg